Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

PE-103 é liberada depois de protesto; manifestantes acampam em empresa

Polícia Militar está no local para tentar controlar a manifestação.

Avatar

Publicado

Construção de um desvio seria outra reivindicação. (Foto: Helder Quaresma/ TV Asa Branca)A PE-103 foi liberada próximo à comunidade rural Serro Azul, no município de Palmares, na Mata Sul pernambucana. Moradores do lugar realizaram protesto nesta sexta-feira (7) e interditaram a rodovia, ateando fogo a pneus e pedaços de madeira, em frente ao canteiro de obras da barragem. No entanto, eles continuam a manifestação em frente à empresa responsável pelos serviços.

De acordo com o técnico de enfermagem Elson Silva, um dos manifestantes, o motivo do protesto seria o não pagamento das indenizações referentes às obras da Barragem de Serro Azul. “Quase 300 famílias não receberam as indenizações. Outras sequer tiveram as casas vistoriadas”, diz.

Outra reivindicação seria a construção de um desvio para facilitar o acesso dos moradores à sede do município. “Com as obras da barragem a PE-103 foi interditada. Com isso, as comunidades do distrito ficaram isoladas”, afirma Elson Silva.

Ainda segundo o técnico de enfermagem, as famílias que moravam nas áreas em que a barragem está sendo construída teriam que deixar as casas e receberiam indenização. A Polícia Militar está no local para tentar controlar a manifestação.

Em pré campanha pelo estado Eduardo Campos esteve neste sábado(8) em Palmares.Acompanhado de sua comitiva, entre eles o candidato ao Governo de Pernambuco Paulo Câmara.O encontro aconteceu as 9h, no receptivo Emília Bezerra, ao lado do Hotel Poeta dos Palmares.

Uma nota da secretaria de Infraestrutura estadual, responsável pela negociação com os moradores foi divulgada na manhã desta sexta-feira.

De acordo com nota enviada pela assessoria de imprensa da Secretaria de Infraestrutura de Pernambuco, noventa e cinco por cento das desapropriações da área próxima à Barragem de Serro Azul foram pagas. As demais estão em fase de identificação para que os pagamentos sejam efetuados. Com relação ao reassentamento, a assessoria informou que o Instituto de Terras de Pernambuco (ITERPE) e o Instituto Tecnológico de Pernambuco (ITEP) mantém equipes no local em permanente diálogo com as pessoas que serão reassentadas.

Ainda segundo a assessoria, sobre a obra de restauração da PE-103, a Ordem de Serviço será assinada até o fim da próxima semana.  Os serviços terão investimento de R$ 19,9 milhões e estão previsto para começar até o final de março.

Barragem de Serro Azul
A barragem é destinada a evitar enchentes como as que aconteceram em 2010 e 2011 na região. No total, foram destinados mais de R$ 500 milhões para a construção de cinco barragens. Os recursos são oriundos dos governos Federal e Estadual.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Profissionais do Hospital Regional de Palmares recebem primeira dose da vacina contra Covid-19

Unidade de Saúde é a maior da região e recebe pessoas de todo o estado.

Redação PortalPE10

Publicado

Os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de combate à covid-19 no Hospital Regional de Palmares (HRP) começaram a receber na tarde desta quinta-feira (21) as primeiras doses da Coronavac, vacina com uso emergencial aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a primeira a receber a dose do imunizante foi a enfermeira Elidiane Luiza, que falou sobre o sentimento de estar vivenciando esse momento.(veja o vídeo acima)

Nesta etapa que envolve a primeira dose da Coronavac, profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes operacionais, entre outros, receberam a vacina.

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

André Akel diretor médico do Hospital Regional de Palmares foi o responsável por aplicar as primeiras doses da vacina, ele falou do sentimento de gratidão e destacou também quais os profissionais que iram tomar a vacina nesse primeiro momento. Ele também destacou o trabalho do Hospital Regional frente ao combate ao novo coronavírus

Ao todo serão 90 profissionais da unidade que vão receber a primeira e segunda dose da vacina.

Continuar Lendo

Cotidiano

Catende inicia vacinação contra Covid-19 em profissionais da saúde e idosos

Primeira pessoa a ser imunizada foi uma técnica de enfermagem de 59 anos que trabalha na área há 29 anos. Cidade recebeu 504 doses da vacina.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Catende, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, começou a vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (21). A cidade foi uma das últimas da região a fazer a imunização contra o novo coronavírus.

A primeira pessoa a ser imunizada foi uma técnica de enfermagem de 59 anos que trabalha na área há 29 anos Zuleide Soares da Silva recebeu a primeira dose da Coronavac. A técnica de enfermagem Fabiane Maria Monteiro de Carvalho, 41 anos, também recebeu a primeira dose da vacina e a primeira moradora do abrigo Santo Antônio a ser vacinada foi Dona Rita de 104 anos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o município de Catende recebeu cerca de 504 doses da vacina, ao qual serão imunizados os profissionais da saúde, que atuam no Hospital Municipal e os idosos institucionalizados do abrigo Santo Antônio.

Ate esta quinta-feira (21) de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Catende, a cidade tem 659 casos confirmados, desses 616 não apresentam mais sintomas da doença e são considerados recuperados do vírus e o total de óbitos em decorrência de complicações causadas pelo novo coronavírus é de 41.

Continuar Lendo

Cotidiano

Corpo de homem é enterrado por outra família após ser trocado em hospital de Garanhuns

Caso aconteceu entre duas famílias de Saloá e Angelim.

PortalPE10 com informações G1

Publicado

(Foto: Reprodução)

Os corpos de dois homens foram trocados no Hospital Dom Moura, em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, nesta quinta-feira (21). O caso aconteceu entre duas famílias de Saloá e Angelim.

Segundo a família de Gilberto Antônio da Silva, de 59 anos, ele estava com sintomas gripais desde o início de janeiro, e estava internado em um hospital de Saloá, onde morava. No último sábado (16), ele foi transferido para o Hospital Dom Moura, em Garanhuns, e morreu nesta unidade de saúde. Ainda de acordo com os parentes, a família não foi autorizada a reconhecer o corpo porque os sintomas eram de Covid-19. Quando a funerária foi ao hospital, os funcionários informaram que não encontraram o corpo de Gilberto. Só depois foram avisados de que ele teria sido entregue para outra família e já tinha sido enterrado em Angelim.

Na cidade de Angelim, a família de José Sátiro, de 76 anos, também não reconheceu o corpo, pois ele estava com sintomas do novo coronavírus. Ele foi internado em um hospital de Garanhuns. A filha do idoso disse que desconfiou de que o corpo não era o do pai pelo peso do caixão, mas deu continuidade ao sepultamento. Depois da cerimônia, os parentes receberam a notícia de que o corpo estava ainda no necrotério.

O corpo de Gilberto Antônio será exumado após uma autorização da justiça. Já José Sátiro só será enterrado após o jazido ser desocupado. Um boletim de ocorrência será registrado na Delegacia de Polícia Civil de Garanhuns.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.