Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Peixes-robôs’ substituem mergulhadores em obra na Itália

pequenos submarinos serão usados em obra que promete acabar com inundações em Veneza

Avatar

Publicado

Pesquisador com "peixe-robô" na Itália (Foto: Divulgação/Enea)

Pesquisadores italianos vão liberar no mar um “cardume” de “peixes-robôs” criados para estudar o ambiente marinho e informar, em tempo real, as condições de estruturas subaquáticas.

A tecnologia foi apresentada na Expo Veneza, que termina nesta quinta-feira, e já tem um desafio real em vista: ajudar na manutenção da infraestrutura submersa, composta por barreiras metálicas e caixas de concreto, que irá compor o MOSE, uma megaobra que promete acabar com as frequentes inundações na cidade italiana a partir de 2017.

A ideia é que esses pequenos submarinos sejam usados para vários propósitos, como na inspeção de plataformas e tubulações, em pesquisas de arqueologia subaquática e na vigilância de portos e bases navais.

Seus criadores vêm ainda a possibilidade de atuação em estudos sobre o comportamento de espécies marinhas, aumentando a eficiência da indústria pesqueira.

Chamado de Venus Swarm, o programa robótico foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores do Enea (sigla em italiano da agência nacional para novas tecnologias, energia e desenvolvimento econômico sustentável) e da Universidade de Roma Tor Vergata.

No caso da obra em Veneza, por exemplo, os peixes-robôs atuarão no lugar de mergulhadores.

“O nosso AUV (veículo subaquático autônomo, na sigla em inglês) substitui o homem até onde é possível trabalhar sem o uso das mãos”, afirmou à BBC Brasil Claudio Moriconi, diretor do laboratório de robótica de Enea.

Segundo ele, a equipe agora trabalha para dobrar a velocidade dos robôs para que, já na atuação no MOSE, eles trafeguem a 7,5 quilômetros por hora.

Cada peixe-robô tem corpo cilíndrico em alumínio, 1,5 metro de comprimento, 18 centímetros de diâmetro e pesa 40 quilos. Em vez de barbatanas e nadadeiras, paletas e uma hélice. E, no lugar de olhos, duas câmeras de alta definição.

Há ainda vários sensores acústicos, um modem de altíssima frequência e um radar. Cada aparelho possui uma bateria que dura até oito horas.

Uma frota pode ser composta por dezenas de robôs, cada um navegando a poucos metros do outro – a maioria dos projetos similares, afirma Moriconi, prevê distâncias variando entre dezenas e centenas de metros.

Ele explica que a opção pela proximidade visa uma varredura mais ampla e eficiente, aplicando o “conceito de inteligência de grupo”, ou seja, fazendo os pequenos submarinos atuarem em conjunto nas tarefas.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Palmares inicia processo de municipalização do trânsito

Agora Palmares dá início ao processo de Integração ao Sistema de Trânsito e Estruturação do Sistema de Mobilidade Urbana de Palmares.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

O Prefeito de Palmares, Junior de Beto (PP) recebeu nesta sexta-feira o presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Walker Barbosa. Agora Palmares dá início ao processo de Integração ao Sistema de Trânsito e Estruturação do Sistema de Mobilidade Urbana de Palmares.

O momento contou com a presença de vereadores, Secretários Municipais, representantes do Comércio, Agentes de Trânsito e demais autoridades que participaram do pontapé inicial de um dos maiores projetos de mobilidade da cidade.

De acordo com presidente do Conselho Estadual de Trânsito, a municipalização do trânsito significa que a Prefeitura passa a tomar conta dos diversos aspectos, como a fiscalização, educação e engenharia.

O próximo passo é a criação do Sistema Municipal de Trânsito e Transportes e da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), além de instituir o conselho, a diretoria e o fundo que vão administrar, em conjunto, os recursos destinados à área.

Para o prefeito de Palmares, a municipalização também garantirá mais recursos, que serão investidos no trânsito. O processo de municipalização delega os poderes de controle do trânsito ao município, cabendo o mesmo a função de controle, gerenciamento e fiscalização.

Neste primeiro momento será realizado, atividades educacionais com a comunidade civil, incentivando a implantação de uma nova cultura e promovendo o respeito e cumprimento das leis de trânsito; regulamentação de todas as modalidades de transporte, onde será dialogado com os taxistas, mototaxistas e empresas de transportes coletivos, as demandas e necessidades de cada categoria para que se adequem ao novo sistema de trânsito do município; capacitação dos Agentes de Trânsito para que apliquem e façam cumprir a lei com responsabilidade.

Continuar Lendo

Cotidiano

Bebê morre eletrocutado ao morder fio de carregador na tomada em Pernambuco

Caso está sendo investigado pela polícia.

Redação PortalPE10

Publicado

Foto ilustrativa de bebê – (Foto: Pexels)

Um bebê de 8 meses morreu eletrocutado nessa quinta-feira (15) após morder o fio de um carregador de celular que estava na tomada em Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife.

Caso está sendo investigado

De acordo com a Delegacia de Araçoiaba, a criança estava com a mãe em casa quando sofreu o choque. O caso está sendo investigado pela polícia. O Conselho Tutelar também foi acionado. As informações são do NE10.

O corpo do bebê foi encaminhado para ser periciado no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife. O pai do menino foi ao local para reconhecer o corpo.

Continuar Lendo

Cotidiano

Adolescente de 16 anos tenta fugir, mas acaba morto a tiros em bairro de Ribeirão

Crime ocorreu na Rua José Bonifácio, em Ribeirão. Corpo de adolescente foi encaminhado para o IML.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/Internet)

(Foto: Reprodução/Internet)

Um adolescente de 16 anos foi morto a tiros na Rua José Bonifácio, bairro Alto da Cadeia, em Ribeirão, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, na noite de quinta-feira (15).

De acordo com a Polícia Militar, equipes foram acionadas para atender a ocorrência e encontraram a vítima caída com ferimentos causados por disparos de arma de fogo. A vítima identificada por Maurício José Medeiros Barbosa, foi alvejado diversas vezes.

No local do crime, moradores informaram que a vítima teria envolvimento com o tráfico de drogas na região. O corpo de Maurício José foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). O caso será investigado pela Polícia Civil da Delegacia de Ribeirão.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10. Todos os direitos reservados.