Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Pernambuco chegou aos 200.524 pacientes recuperados da Covid-19

O boletim epidemiológico de quarta também computa 1.803 novos casos da Covid-19.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Juan Mabromata/AFP)

(Foto: Juan Mabromata/AFP)

Na quarta-feira (13/01), Pernambuco chegou aos 200.524 pacientes recuperados da Covid-19. O quantitativo representa 85% dos mais de 236 mil casos confirmados. Entre os recuperados, 18.651 foram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 182.196 foram casos leves.

O boletim epidemiológico de quarta também computa 1.803 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados, 93 (5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.710 (95%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 236.041 casos confirmados da doença, sendo 30.017 graves e 206.024 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Também foram confirmados laboratorialmente 30 novos óbitos (12 masculinos e 18 femininos), registrados entre os dias 1º/12/2020 e 12/01/2021. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Alagoinha (1), Cabo de Santo Agostinho (1), Carnaíba (1), Caruaru (4), Exu (1), Garanhuns (3), Parnamirim (1), Pesqueira (1), Recife (14), Surubim (1) e Venturosa (2). Com isso, o Estado totaliza 9.919 mortes pela doença.

Os pacientes tinham idades entre 35 e 95 anos. As faixas etárias são: 30 a 39 (1), 40 a 49 (3), 50 a 59 (4), 60 a 69 (7), 70 a 79 (7) e 80 ou mais (8). Do total, 25 tinham doenças pré-existentes: doença cardiovascular (16), diabetes (14), hipertensão (6), obesidade (5), tabagismo (3), Alzheimer (2), doença respiratória (2), câncer (1), doença hepática (1), doença renal (1), imunossupressão (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Um não tinha comorbidade e os demais estão em investigação.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 24.761 casos foram confirmados e 44.336 descartados. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Governo de Pernambuco foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar e afastar os profissionais da área da saúde com sintomas gripais. O boletim de hoje também traz, em sua parte final, o detalhamento da testagem destes profissionais.

Pernambuco

Dois suspeitos de envolvimento na morte de PM de Alagoas são mortos após troca de tiros com o BOPE

Redação PortalPE10

Publicado

 


Dois suspeitos foram mortos a tiros por policiais militares de Pernambuco na cidade de Ipojuca, nesta terça (19). A dupla foi identificada como José Pedro Santos de Souza Moreira, de 19 anos, e Hilquias Antonieta da Silva, 35, e teriam sido feridos em troca de tiros com policiais do Bope, chegaram a ser socorridos, mas não resistiram à gravidade dos ferimentos. O Moreira, conhecido como ‘Oreia’, teria sido o autor do disparo contra o soldado alagoano.

De acordo com a PM pernambucana, no veículo onde os suspeitos estavam -Prisma de placa PDW 4488 – foram encontradas duas pistolas .40, mochilas, drogas e munições. É também da Polícia Militar a informação de que os suspeitos mortos em confronto teriam participação da morte de PM de Alagoas Johnson Bulhões da Rosa Silva, de 27 anos, assassinado em novembro de 2020, quando fazia turismo em Porto de Galinhas, balneário localizado em Ipojuca. RELEMBRE AQUI.   

Vídeo mostrou o momento em que PM de AL foi morto em Porto de Galinhas

Johnson estava caminhando pelo calçadão da orla da cidade pernambucana ao lado de familiares, quando dois suspeitos de aproximaram e perguntaram se o mesmo estaria armado. O policial alagoano reagiu à tentativa de assalto e foi atingido por disparos de arma de fogo na cabeça.

Os dois suspeitos chegaram a ser presos, mas foram posteriormente liberados.

soldado da Polícia Militar de Alagoas Johnson Bulhões da Rosa Silva, de 27 anos, morreu após ser baleado durante um assalto em Porto de Galinhas, Litoral Sul de Pernambuco.

soldado da Polícia Militar de Alagoas Johnson Bulhões da Rosa Silva, de 27 anos, morreu após ser baleado durante um assalto em Porto de Galinhas, Litoral Sul de Pernambuco.

Continuar Lendo

Cotidiano

Em Sirinhaém, tem início a campanha de vacinação contra COVID-19

A primeira pessoa vacinada foi a parteira Ednecis Pascoal dos Santos, 79 anos, que se dedica há mais de 50 anos à atividade de parteira no município.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Divulgação)

No início da tarde, a Prefeitura de Sirinhaém deu início à sua campanha de imunização contra o novo coronavírus no Hospital Municipal Olímpio Machado Gouveia Lins. Sirinhaém foi o segundo município da Mata Sul a receber as doses de vacina.

As 654 doses, que foram enviadas com urgência a pedido da prefeita Camila Machado (PP), serão direcionadas à imunização dos profissionais de saúde que estão na linha de frente contra a COVID-19. Na próxima fase, será imunizada a população idosa.

A primeira pessoa vacinada foi a parteira Ednecis Pascoal dos Santos, 79 anos, que se dedica há mais de 50 anos à atividade de parteira no município. A vacina foi ministrada pela enfermeira Andreza Couto, que também é coordenadora do Programa Nacional de Imunizações em Sirinhaém.

Segundo a prefeita Camila Machado (PP), foi histórico e emocionante participar desse grande momento da saúde pública de Sirinhaém. Ainda segundo a prefeita, o plano municipal de vacinação já está desenhado para garantir a imunização gradual de toda a população conforme a prioridade estabelecida.

*Com informações Blog da Folha.

Continuar Lendo

Cotidiano

Pernambuco tem mais dois casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica

Novos pacientes são meninos de 2 anos que moram em Paulista, no Grande Recife, e em Sertânia, no Sertão do estado.

PortalPE10 com informações G1

Publicado

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Pernambuco notificou, nesta terça-feira (19), mais dois casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), doença rara associada à Covid-19. Com os novos registros, o estado totaliza 28 ocorrências. Os pacientes são duas crianças de 2 anos, moradoras de Paulista, no Grande Recife, e Sertânia, no Sertão.

A criança moradora de Paulista, do sexo masculino, começou a ter sintomas semelhantes aos da Covid-19 no dia 21 de dezembro de 2020. Ele teve teste rápido positivo para o coronavírus e, no dia 4 de janeiro, teve alta hospitalar, sem sequelas.

O outro paciente, também um menino, apresentou sintomas suspeitos para Covid-19 no dia 28 de dezembro de 2020 e também teve teste rápido positivo para a doença. Ele teve alta hospitalar no dia 5 de janeiro, sem sequelas.

Do total de 28 pacientes com SIM-P em Pernambuco, 26 ficaram curados e dois morreram. Ao todo, 27 deles tiveram resultado positivo para a Covid-19 e um teve contato comprovado com pessoas que tiveram a doença. Foram, até o último balanço, 16 meninos e 12 meninas, com idades entre 1 e 14 anos.

Dos 28 casos, 25 são de Pernambuco e dois são de Alagoas e Piauí, que procuraram atendimento médico no estado.

As cidades pernambucanas com registros são: Recife (7, entre eles os 2 óbitos), Caruaru (2), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararapes (3), Goiana (1), Sirinhaém (1), Joaquim Nabuco (1), Limoeiro (1), Timbaúba (1), Flores (1), Santa Cruz do Capibaribe (1), Vitória de Santo Antão (1), Serra Talhada (1), Sertânia (1) e Paulista (2) e Petrolina (1).

A SIM-P se apresenta com sintomas como febre insistente, dores abdominais, manchas na pele, irritação dos olhos, entre outros sinais. A notificação foi instituída no início de agosto e os serviços de saúde começaram a fazer um resgate dos casos que podem se enquadrar com a doença.

A notificação da síndrome foi instituída no início de agosto de 2020 e os serviços de saúde, além de atentos para ocorrência de casos novos, estão resgatando ocorrências desde o começo da pandemia.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.