Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Pernambuco inicia construção do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar

A programação envolveu uma reunião técnica com o grupo de trabalho criado para a construção do programa

Avatar

Publicado

Pernambuco iniciou no mês de junho a construção do seu Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF/PE), de forma participativa e integrada com os municípios. A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) recepcionou, entre os dias 31/08 e 2/09, o consultor do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Marcelo Almeida, que realizou visita ao estado para apoiar gestores e técnicos na elaboração do documento. A programação envolveu uma reunião técnica com o grupo de trabalho criado para a construção do programa, além de oficinas, como estratégia para receber colaborações dos municípios.

As oficinas participativas aconteceram nos municípios de Rio Formoso, Zona da Mata Sul, e São Vicente Férrer, no Agreste e representaram momentos únicos de integração e conhecimento da realidade vivenciada pelos produtores rurais.

Na oficina de Rio Formoso, realizada na sede do sindicato dos trabalhadores rurais, no centro da cidade, houve a apresentação do Programa Nacional de Educação Ambiental e Agricultura Familiar pelo consultor Marcelo Almeida, seguida de exposição dos conceitos e práticas da educação ambiental, pela assessora de articulação e sustentabilidade da Semas, Genilse Gonçalves. As propostas frente aos desafios apontados pelos agricultores, a partir das discussões em grupos de trabalho, foram de capacitação em agroecologia e sistema orgânico de produção; formação em educação ambiental; assistência técnica voltada para a produção de orgânicos e o apoio dos governos federal e estadual para a aquisição e transporte dos alimentos produzidos com sustentabilidade econômica e ambiental.

Experiências locais
O depoimento dos agricultores Moisés Silva e Antônio Santos (foto abaixo), de um assentamento rural da região de Rio Formoso, serviu como estímulo a todos os participantes da oficina. Segundo eles, após cinco anos de investimentos, um grupo de quatro amigos está conseguindo produzir alimentos orgânicos durante todo o ano, garantindo o sustento de cada família. Cada agricultor é responsável por um cultivo diferente: coentro, inhame, macaxeira. Dessa forma, diversificando as culturas, eles agora podem se dedicar apenas à produção dos orgânicos. Antes, precisavam conciliar a produção de alimentos com o trabalho nas usinas da região, durante a safra da cana-de-açúcar, para complementar a renda.

No município de São Vicente Férrer a oficina foi realizada no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e teve grande participação. Cerca de 30 pessoas, entre elas gestores das secretarias municipais de educação, juventude, obras e assistência social, além de representantes de cooperativas e associações de agricultores familiares destacaram como temas prioritários a educação ambiental e capacitação técnica a serem desenvolvidos pelo PEAAF/PE.  Para o presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável do município, Senaqueribe Souza, “o conhecimento e a prática da educação ambiental na agricultura orgânica é fundamental para a atuação dos agricultores familiares da região”, destacou.

Falando da sua expectativa sobre a construção do PEAAF em Pernambuco, o consultor do MMA destacou a importância da estratégia de se iniciar os trabalhos a partir da realidade dos territórios ou municípios-polo. Para ele, “fazer oficinas nas regiões, é uma oportunidade de identificar os desafios e potencialidades locais, para incorporá-los ao programa a ser desenvolvido para os agricultores familiares”, enfatizou Almeida.

As ações registradas durante as oficinas de Rio Formoso e São Vicente Férrer serão sistematizadas pelo GT, que tem a coordenação da Semas. Para setembro e outubro já estão previstos novos encontros em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata e em Floresta, no Sertão do Pajeú, além de outro município-polo na região Metropolitana. “A ideia é validar as ações propostas em cada oficina e definir as estratégias de implantação do programa em um seminário estadual, que deve acontecer até o final deste ano”, revelou Clécio Silva, gerente geral de articulação da secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Palmares inicia processo de municipalização do trânsito

Agora Palmares dá início ao processo de Integração ao Sistema de Trânsito e Estruturação do Sistema de Mobilidade Urbana de Palmares.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

O Prefeito de Palmares, Junior de Beto (PP) recebeu nesta sexta-feira o presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Walker Barbosa. Agora Palmares dá início ao processo de Integração ao Sistema de Trânsito e Estruturação do Sistema de Mobilidade Urbana de Palmares.

O momento contou com a presença de vereadores, Secretários Municipais, representantes do Comércio, Agentes de Trânsito e demais autoridades que participaram do pontapé inicial de um dos maiores projetos de mobilidade da cidade.

De acordo com presidente do Conselho Estadual de Trânsito, a municipalização do trânsito significa que a Prefeitura passa a tomar conta dos diversos aspectos, como a fiscalização, educação e engenharia.

O próximo passo é a criação do Sistema Municipal de Trânsito e Transportes e da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), além de instituir o conselho, a diretoria e o fundo que vão administrar, em conjunto, os recursos destinados à área.

Para o prefeito de Palmares, a municipalização também garantirá mais recursos, que serão investidos no trânsito. O processo de municipalização delega os poderes de controle do trânsito ao município, cabendo o mesmo a função de controle, gerenciamento e fiscalização.

Neste primeiro momento será realizado, atividades educacionais com a comunidade civil, incentivando a implantação de uma nova cultura e promovendo o respeito e cumprimento das leis de trânsito; regulamentação de todas as modalidades de transporte, onde será dialogado com os taxistas, mototaxistas e empresas de transportes coletivos, as demandas e necessidades de cada categoria para que se adequem ao novo sistema de trânsito do município; capacitação dos Agentes de Trânsito para que apliquem e façam cumprir a lei com responsabilidade.

Continuar Lendo

Cotidiano

Bebê morre eletrocutado ao morder fio de carregador na tomada em Pernambuco

Caso está sendo investigado pela polícia.

Redação PortalPE10

Publicado

Foto ilustrativa de bebê – (Foto: Pexels)

Um bebê de 8 meses morreu eletrocutado nessa quinta-feira (15) após morder o fio de um carregador de celular que estava na tomada em Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife.

Caso está sendo investigado

De acordo com a Delegacia de Araçoiaba, a criança estava com a mãe em casa quando sofreu o choque. O caso está sendo investigado pela polícia. O Conselho Tutelar também foi acionado. As informações são do NE10.

O corpo do bebê foi encaminhado para ser periciado no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife. O pai do menino foi ao local para reconhecer o corpo.

Continuar Lendo

Cotidiano

Adolescente de 16 anos tenta fugir, mas acaba morto a tiros em bairro de Ribeirão

Crime ocorreu na Rua José Bonifácio, em Ribeirão. Corpo de adolescente foi encaminhado para o IML.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/Internet)

(Foto: Reprodução/Internet)

Um adolescente de 16 anos foi morto a tiros na Rua José Bonifácio, bairro Alto da Cadeia, em Ribeirão, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, na noite de quinta-feira (15).

De acordo com a Polícia Militar, equipes foram acionadas para atender a ocorrência e encontraram a vítima caída com ferimentos causados por disparos de arma de fogo. A vítima identificada por Maurício José Medeiros Barbosa, foi alvejado diversas vezes.

No local do crime, moradores informaram que a vítima teria envolvimento com o tráfico de drogas na região. O corpo de Maurício José foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). O caso será investigado pela Polícia Civil da Delegacia de Ribeirão.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10. Todos os direitos reservados.