Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Pernambuco prorroga estado de calamidade pública por causa da Covid-19 até junho de 2021

Com o estado de calamidade pública, o governo pode adotar medidas de combate à Covid-19 com mais celeridade e menos burocracia, diante do contexto de urgência da pandemia.

Redação PortalPE10

Publicado

Governador Paulo Câmara (Foto: Hélia Shepa/Divulgação)

Governador Paulo Câmara (Foto: Hélia Shepa/Divulgação)

O Governo de Pernambuco publicou, na edição desta quinta-feira (17) do Diário Oficial do Estado, um decreto que prorroga o estado de calamidade pública em razão da pandemia de Covid-19 até o dia 30 de junho de 2021. A validade do novo decreto é de 180 dias e começa a valer em 1º de janeiro de 2021.

O texto do decreto, assinado pelo governador Paulo Câmara, alega como uma das justificativas para a prorrogação a “inexistência de um cronograma definido de início e de conclusão do processo de imunização da população brasileira contra o coronavírus”.

Com o estado de calamidade pública, o governo pode adotar medidas de combate à Covid-19 com mais celeridade e menos burocracia, diante do contexto de urgência da pandemia.

Em 20 de março, oito dias após as primeiras confirmações de casos da doença causada pelo novo coronavírus no Estado, o governo havia publicado decreto com a implantação da calamidade pública.

O texto tinha prazo de 180 dias e expirou em 16 de setembro. Em 17 de setembro, um novo decreto foi publicado com a extensão por mais 180 dias.

O decreto ressalta que órgãos e entidades da Administração Pública devem continuar a adotar as medidas necessárias ao enfrentamento da doença trazidas pelo Plano de Convivência com a Covid-19, protocolos do governo para a reabertura das atividades econômicas e sociais.

Coronavírus em Pernambuco

Segundo o último balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), divulgado na quarta-feira (16), Pernambuco contabiliza 201.851 casos confirmados da Covid-19 – sendo 2.071 no último informe, a terceira maior marca em 24 horas desde o início da pandemia.

O Estado soma ainda 9.339 mortes, das quais 15 confirmadas na quarta.

Pernambuco ainda ultrapassou a marca dos 175 mil pacientes infectados pela Covid-19 e recuperados clinicamente. São ao todo 175.215 curados, com 1.885 contabilizados na quarta.

Entretenimento

Gil do Vigor ecebe homenagem do Governo de PE por incentivar e defender a educação no BBB21

Redação PortalPE10

Publicado

O pernambucano Gilberto Nogueira recebeu, na tarde desta segunda-feira (10), uma homenagem do Governo de Pernambuco por usar a sua visibilidade durante a após o Big Brother Brasil 21 para defender a educação pública e de qualidade social. Ao lado da mãe, o economista foi recebido pelo governador Paulo Câmara, ao lado da primeira-dama, Ana Luiza, no Palácio Campo das Princesas. “Eu sempre falo da importância da educação pois é algo que eu tive que batalhar muito e sei que sem educação temos cada vez menos oportunidades de vencer na vida. Educação para todos!”, disse Gilberto.

A placa da homenagem afirma: “Reconhecimento pela defesa da educação pública de qualidade social, sempre mostrando, inclusive pelo seu próprio exemplo, que esta é a saída para um futuro mais justo, humano, igualitário e fraterno para todos”.

“É muita honra receber esse pernambucano que fez tão bonito no BBB. Gil contou um pouco da sua trajetória, que hoje o Brasil já conhece, mas que tem um foco muito grande na educação pública”, afirmou Paulo Câmara. “Ele teve um apoio importante, que nos relatou aqui, da Facepe. Enquanto o Brasil diminuiu o número de bolsas, Pernambuco, mesmo com toda a crise, manteve a ajuda a muitos mestrandos e doutorandos. Isso faz a diferença no futuro que a gente quer para o nosso Estado”.

Gilberto estudou na Escola Nestor Gomes de Moura (Jaboatão dos Guararapes) e na Escola Luiz Delgado (Recife), onde cursou, de 2008 a 2010, o 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. Em setembro, ele segue para a cidade de Davis, na Califórnia (EUA), onde fará pós-doutorado em economia na University of California. Ele é graduado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também faz doutorado desde 2019.

“Gilberto é um exemplo de como a educação transforma a vida do cidadão. A nossa missão é seguir buscando projetos e ações que garantam uma educação pública de qualidade social, para que muitos outros exemplos como esse ganhem força em todo o País”, afirmou o secretário de Educação de Pernambuco, Marcelo Barros. Também estavam presentes os secretários estaduais Alexandre Gabriel (Chefe da Assessoria Especial do Governador); Gilberto Freyre Neto (Cultura); José Neto (Casa Civil); e o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha.
Continuar Lendo

Pernambuco

Paulo Câmara sanciona lei que torna igrejas serviços essenciais em Pernambuco durante a pandemia

Redação PortalPE10

Publicado

O governador Paulo Câmara sancionou, nesta segunda-feira (10.05), a lei que garante a realização de atividades religiosas durante a situação de calamidade pública instalada no Estado, em razão do novo coronavírus. A lei prevê a observação dos protocolos sanitários estabelecidos. A assinatura aconteceu durante solenidade realizada, por meio de vídeoconferência, com a presença de parlamentares da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Desde o dia 23 de abril, está permitida a realização de celebrações religiosas presenciais, sem aglomeração, em igrejas, templos e demais locais de culto, das 5h às 20h de segunda à sexta-feira, e das 5h às 18h nos finais de semana e feriados, com 30% da capacidade de ocupação e limite máximo de 100 pessoas. De acordo com a publicação, em situações excepcionais, o poder Executivo poderá determinar restrições quanto à realização presencial das atividades.

Continuar Lendo

Pernambuco

Posto de atendimento da Caixa em Betânia, no Sertão, é alvo de explosão

Redação PortalPE10

Publicado

O posto de atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF) em Betânia, no Sertão do Pajeú de Pernambuco, foi explodido no fim da noite desse domingo (9).

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, o crime foi registrado às 23h56. Toda a estrutura física do posto ficou comprometida.

A Caixa não informou a quantia roubada. O número de criminosos envolvidos na ação também não foi divulgado.

Nesta segunda-feira (10), a Polícia Federal (PF) confirmou a ocorrência e disse que as investigações ficarão a cargo da Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro.

Uma equipe de policiais federais foi enviada na manhã desta segunda-feira ao posto. Uma perícia será realizada no local. A PF ainda afirmou que não iria se pronunciar.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10. Todos os direitos reservados.