Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Pernambuco registra 672 novos casos e 27 óbitos nas últimas 24h

Pernambuco registra 672 novos casos e 27 óbitos nas últimas 24h

Marcelo Passos

Publicado

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, neste sábado (26.09), 672 novos casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 24 (3,6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e os outros 648 (96,4%) são leves, ou seja, pacientes que não demandaram internamento hospitalar. Agora, Pernambuco totaliza 144.940 casos confirmados, sendo 26.198 graves e 118.742 leves.

Também foram confirmados 27 óbitos, ocorridos desde o dia 14 de abril. Do total de mortes do informe de hoje, apenas 10 (37%) foram registradas neste mês de setembro, Os outros 17 registros (63%) ocorreram entre os dias 14/04 e 23/08. Com isso, o Estado totaliza 8.156 óbitos pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Pernambuco

Outro colégio particular do Recife suspende aulas após caso de Covid-19

Estudantes do segundo ano do ensino médio do Colégio Grande Passo, em Boa Viagem, ficarão em observação por 14 dias

Marcelo Passos

Publicado

Amostra é coletada para teste da Covid-19 — Foto: Agência Pará/Divulgação

O Colégio Grande Passo, em Boa Viagem, suspendeu as atividades presenciais para uma turma do segundo ano do ensino médio após a confirmação de Covid-19 em uma aluna da sala.

As aulas foram suspensas nessa segunda-feira (19) e seguem até o dia 3 de novembro, quando se completam 14 dias – tempo estimado de incubação do novo coronavírus.

A interrupção de aulas presenciais no Grande Passo após a volta dos alunos às escolas é a segunda divulgada no Recife. Nesta quarta, o Colégio Damas, localizado no bairro das Graças, no Recife, anunciou a suspensão de aulas presenciais por causa do resultado positivo do teste de Covid-19 de estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

O Colégio Grande Passo havia retomado as aulas no último dia 13 de outubro, logo após o feriado de Nossa Senhora Aparecida. No dia 16, a família da estudante ligou para o colégio informando que a aluna estava com sintomas suspeitos da Covid-19, que veio a ser confirmada nessa terça-feira (20).

 

Continuar Lendo

Brasil

Médico preso por abuso sexual de pacientes em São Paulo é investigado por mais cinco estupros em Pernambuco

José Adagmar Pereira de Moraes tem processos nos dois estados, pelo mesmo tipo de crime. Segundo as denúncias, abusos eram cometidos durante consultas.

PortalPE10 com informações G1

Publicado

Médico ginecologista José Adagmar Pereira de Moraes preso em Suzano por suspeita de estupro — Foto: Reprodução/TV Diário

O médico preso por abuso sexual em Suzano, em São Paulo, responde por pelo menos outros cinco estupros, em Pernambuco. De acordo com a Polícia Civil, no Recife, há quatro inquéritos contra José Adagmar Pereira de Moraes, de 41 anos. Esses procedimentos são referentes a cinco mulheres que, em 2018, denunciaram ter sido vítimas do mesmo homem

O ginecologista e obstetra José Adagmar foi preso no dia 5 de outubro, em Suzano. Denúncias apontam que ele cometia os crimes dentro do consultório.

Na capital pernambucana, ele chegou a atuar no Serviço de Apoio à Mulher Vítima de Violência Wilma Lessa, no Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Zona Norte, onde ocorreram alguns dos abusos.

Segundo a polícia pernambucana, os inquéritos foram remetidos à Justiça em 2018. Na época, os casos estavam com a delegada Ana Elisa Sobreira. Ela atuava como delegada na 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, em Santo Amaro, no Centro da cidade.

Nos procedimentos citados, o homem foi indiciado por violação sexual mediante fraude. Esse tipo de crime ocorre quando alguém pratica um ato libidinoso com alguém por algum meio que impeça ou dificulte a livre manifestação de vontade da vítima. Nos casos citados, isso ocorria devido à condição de médico do acusado, que utilizava a profissão para cometer os abusos.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco afirmou que um dos processos contra José Adagmar Pereira de Moraes tramita na 12ª Vara Criminal da Capital, mas não soube informar o andamento dele nem dos outros que correm no Judiciário.

O tribunal informou, também, que é possível que as outras ações judiciais corram em segredo de justiça, o que impede a divulgação de dados. A reportagem também pediu informações sobre o processo ao Ministério Público de Pernambuco, que não respondeu até a última atualização desta reportagem.

Histórico

De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), José Adagmar passou em um concurso público para a rede estadual e foi lotado no Hospital Agamenon Magalhães em agosto de 2015, atuando como obstetra na maternidade. Numa seleção interna, ele foi transferido para o Serviço de Apoio à Mulher Vítima de Violência Wilma Lessa, vinculado à unidade, em 2017.

Sem dar qualquer explicação à direção do hospital, o médico, já denunciado pelas cinco mulheres na capital pernambucana, deixou de comparecer ao serviço em janeiro de 2019. Foi instaurado, então, um processo administrativo contra o servidor, por abandono de cargo. Esse processo segue em andamento.

Depois disso, o médico viajou para São Paulo, onde fez um novo cadastro no Conselho Regional de Medicina (CRM), entrou para a lista de conveniados de um plano de saúde, e seguiu atendendo pacientes em Suzano e na capital paulista.

Continuar Lendo

Pernambuco

Outro colégio particular do Recife suspende aulas após caso de Covid-19

Estudantes do segundo ano do ensino médio do Colégio Grande Passo, em Boa Viagem, ficarão em observação por 14 dias

Lucas Passos

Publicado

Colégio Grande Passo – Foto: Reprodução / Google Maps

O Colégio Grande Passo, em Boa Viagem, suspendeu as atividades presenciais para uma turma do segundo ano do ensino médio após a confirmação de Covid-19 em uma aluna da sala.

As aulas foram suspensas nessa segunda-feira (19) e seguem até o dia 3 de novembro, quando se completam  14 dias – tempo estimado de incubação do novo coronavírus.

A interrupção de aulas presenciais no Grande Passo após a volta dos alunos às escolas é a segunda divulgada no Recife. Nesta quarta, o Colégio Damas, localizado no bairro das Graças, no Recife, anunciou a suspensão de aulas presenciais por causa do resultado positivo do teste de Covid-19 de estudantes do 3º ano do Ensino Médio.

O Colégio Grande Passo havia retomado as aulas no último dia 13 de outubro, logo após o feriado de Nossa Senhora Aparecida. No dia 16, a família da estudante ligou para o colégio informando que a aluna estava com sintomas suspeitos da Covid-19, que veio a ser confirmada nessa terça-feira (20).

As aulas foram suspensas já na segunda-feira (19) para a turma da aluna que confirmou contágio pelo novo coronavírus. De acordo com a escola, não foi necessária a suspensão de aulas de todas as turmas, pois os grupos não entram em contato entre si.

“Suspendemos as aulas apenas da turma da aluna confirmada, pois os estudantes não chegam a frequentar o mesmo andar, visto que cada ano do ensino médio fica em um andar do colégio. Fora isso, os intervalos das turmas acontecem em espaços de tempo diferentes, então as turmas não entram em contato entre si”, confirmou a diretora do colégio, Karolina Mota.

De acordo com a diretora, a estudante só frequentou a escola na terça-feira após o feriado, dia 13. Na ocasião, outros 11 alunos estavam na sala. “Todas as famílias foram comunicadas, e a gente pediu que eles deixassem os alunos em observação. Mas até agora a notícia que a gente teve das famílias é que nenhum aluno apresentou sintoma de Covid-19”, relatou.

Fonte: FolhaPE

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.