Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Planejamento de longo prazo agora é obrigação do Governo do Estado

A PEC torna permanente o processo de planejamento estratégico de longo prazo para o Estado

Avatar

Publicado

O Governo do Estado institucionalizou o planejamento estratégico de longo prazo, nesta quinta-feira (29), ao enviar para a Assembleia Legislativa uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que transforma o Pernambuco 2035 em um documento de execução obrigatória assim com as Leis Orçamentárias Anuais, as Leis de Diretrizes Orçamentárias e os Planos Plurianuais (PPA). O evento, realizado no Palácio do Campo das Princesas, foi conduzido pelo secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, e contou com a presença do governador Paulo Câmara, do prefeito do Recife, Geraldo Julio, o presidente do conselho superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau, entre outras autoridades.   

 A PEC torna permanente o processo de planejamento estratégico de longo prazo para o Estado e institui, no arcabouço dos instrumentos formais de planejamento estatal, o Plano Estratégico de Longo Prazo de Pernambuco, atribuindo ao Chefe do Executivo o dever de encaminhar à Assembleia e à sociedade, sempre no primeiro ano de seu mandato, uma revisão desse Plano.

 O Pernambuco 2035, operacionalizado pelo Consórcio Pernambuco do Amanhã, formado pelas empresas Ceplan, TGI e Macroplan, contratadas pelo MBC, é uma iniciativa conjunta do Governo do Estado e do MBC e visa à formulação de um Plano Estratégico de Desenvolvimento de Longo Prazo que prepare o Estado para os desafios do futuro, envolvendo a sociedade no projeto de construção de um Estado próspero, inclusivo e sustentável. A coordenação do trabalho é feita pela Secretaria de Planejamento e Gestão.

Ao discursas, Jorge Gerdau destacou que, para um homem público, mais importante que fazer algo, é deixar boas ações e iniciativas institucionalizadas. “Fico muito feliz em viver este momento aqui em Pernambuco. Este Estado foi o que melhor deu respostas no uso de tecnologias de gestão. O ex-governador Eduardo Campos soube aliar a boa gestão à governança e teve capacidade de definir rumos para o Estado. É gratificante ver que este trabalho está sendo mantido e ampliado pela atual gestão”, disse o empresário.

 Paulo Câmara e Danilo Cabral também destacaram a importância do legado que a PEC trará para o Estado. “O caminho de apostar na gestão pública se mostrou correto. Por isso, estamos ampliando esta aposta, pensando para além desta geração”, afirmou o governador. “Estamos levando o planejamento estratégico para o nível constitucional. Pernambuco é o primeiro Estado a tornar obrigatório o planejamento a longo prazo. E a mudança é na constituição, para que ninguém tenha dúvida de que esta é uma política de Estado, e não de Governo”, garantiu o secretário.  

 Durante a cerimônia, Danilo Cabral realizou uma apresentação onde destrinchou todas as etapas já realizadas pelo PE 2035 e as novas fases do projeto. A solenidade também marcou o encerramento de mais uma etapa do Pernambuco 2035, ao entregar à sociedade pernambucana uma carteira de 34 projetos de interesse da iniciativa privada, que criam um ambiente favorável aos investimentos produtivos. Esses projetos, complementares àqueles cuja responsabilidade de implantação é do Poder Público, contribuirão decisivamente para alcançar a visão de futuro proposta pelo projeto. 

 Danilo ressaltou que a carteira de 47 projetos voltados para o poder público, já foram inseridas no PPA 2016-2019. “Estes projetos do PE 2035, se transformaram em 425 subações no atual PPA. Destas, 56% já estão sendo tocadas em 2016, enquanto o resto será realizado até 2019”.

 Na ocasião, também foi assinado um novo Protocolo de intenções entre Governo do Estado e MBC, que marcou o início de uma nova fase do Pernambuco 2035, cuja conclusão está prevista para junho de 2017. Essa nova fase será dividida em quatro ações distintas: revisão dos documentos do PE2035 à luz do novo cenário econômico e político, identificação de fontes de financiamento para a realização das ações governamentais e privadas, criação de um Modelo de Governança para o projeto e de um comitê de acompanhamento das ações, e integração dos municípios à estratégia de desenvolvimento de longo prazo. 

Por fim, na cerimônia, também foi assinado um convênio entre o Poder Legislativo e o Pode Executivo visando à construção do Plano Estratégico da Assembleia Legislativa de Pernambuco para o período 2016/2019. Através essa parceria, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão, aportará no Poder Legislativo a metodologia utilizada pelo Modelo de Gestão Todos por Pernambuco para o processo de planejamento estratégico organizacional, possibilitando o alinhamento estratégico entre os Poderes. Segundo o primeiro-secretário da Assembleia, deputado Diogo Moraes, o planejamento deve ser concluído em fevereiro do próximo ano.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Motorista fica preso às ferragens após acidente entre carro e caminhão, em Água Preta

Trecho chegou a ficar com uma das faixas interditadas.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/Whatsapp)

Um acidente entre um veículo de passeio e um caminhão deixou uma pessoa ferida nesta quarta-feira (14), em Água Preta, na Mata Sul de Pernambuco.

Um caminhão carregado com madeira colidiu de frente com um veículo modelo Fiat que vinha sentido contrario. O acidente aconteceu próximo a uma curva, na PE-096.

Um motorista do carro chegou a ficar preso às ferragens, mas foi resgatado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para uma unidade de saúde próxima. O motorista do caminhão não se feriu. Uma das pistas foi interditada para atendimento da ocorrência.

*Mais informações em instantes

(Foto: Reprodução)

Continuar Lendo

Cotidiano

Pernambuco anuncia ampliação da vacinação para idosos acima de 60 anos de idade em todo o Estado

Governador Paulo Câmara divulgou a flexibilização do rodízio de abastecimento de água nas áreas críticas da RMR, com a elevação do nível de armazenamento dos reservatórios provocada pelas chuvas

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Aluísio Moreira/SEI)

Em pronunciamento nesta quarta-feira (14.04), o governador Paulo Câmara anunciou a chegada de mais 255 mil doses de vacina contra a Covid-19 ao Estado, prevista para amanhã (15.04). Com o novo lote, será possível avançar em todos os municípios pernambucanos na imunização de idosos acima de 60 anos de idade. Além disso, Paulo Câmara também divulgou a flexibilização no rodízio do abastecimento de água nas áreas mais críticas da Região Metropolitana do Recife.

“É um passo importante na proteção da população idosa, que já vem registrando resultados positivos nas faixas etárias cuja imunização já foi concluída. Nosso esquema de logística está pronto e a distribuição dessas novas doses será concluída até a próxima sexta-feira”, ressaltou Paulo Câmara.

ÁGUA – Ainda de acordo com o governador, o volume de chuvas registrado nos últimos cinco dias elevou o nível de armazenamento dos principais reservatórios da Região Metropolitana do Recife. Com isso, será possível flexibilizar o rodízio do abastecimento de água nas áreas mais críticas da RMR. “O novo calendário será divulgado pela Compesa, e vai permitir uma oferta maior para atender às demandas da nossa população. Com mais água, temos mais condições de intensificar a higienização das mãos e dos ambientes”, reforçou Paulo Câmara.

Continuar Lendo

Cotidiano

Vídeo: Volta a chover forte e ruas já começam a ficar alagadas em Catende

Pontos de alagamento já foram registrados na Cohab e na Avenida Bela Aurora.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução)

Voltou a chover forte em Catende, na Mata Sul de Pernambuco na manhã desta quarta-feira (14) e vários pontos de alagamentos já foram registrados. De acordo com informações repassadas ao PortalPE10, há pontos de alagamentos na avenida Bela Aurora que dá acesso a entrada da cidade e também algumas ruas ficaram alagadas no bairro da Cohab.

Alguns dos veículos que tentam atravessar a avenida principal estão tendo dificuldades.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) o previsão é de tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade moderada.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10. Todos os direitos reservados.