Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Polícia Federal vai assumir investigação do caso do Promotor Thiago Faria

Decisão foi tomada em conjunto entre a SDS, o Ministério Público e a Procuradoria Geral da República

Avatar

Publicado

A investigação da morte do promotor de Justiça Thiago Faria Soares, 36 anos, será de responsabilidade da Polícia Federal (PF). A decisão foi tomada em conjunto entre a Procuradoria Geral da República (PGR), a Secretaria de Defesa Social (SDS), e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Para os agentes federais iniciarem as investigações, resta apenas que o governo do estado encaminhe um ofício ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) afirmando que abre mão do direito de continuar apurando as circunstâncias do crime que teve repercussão nacional. Na próxima segunda-feira, o assassinato do promotor completa seis meses. Para a Polícia Civil, que esteve à frente do caso por quatro meses, o que restava saber era quem foi a pessoa responsável pelos tiros que mataram o promotor no dia 14 de outubro do ano passado, na rodovia PE-300.


O pedido de federalização do caso foi feito pelos promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPPE no mês de fevereiro, sob a alegação de que os delegados que estavam à frente das investigações não estariam fazendo um bom trabalho, o que causou um mal-estar entre a PC e o MPPE. Agora, o inquérito que estava em poder do MPPE há quase dois meses será encaminhado para um delegado da Polícia Federal. Também passarão a acompanhar o inquérito, a partir de agora, o Ministério Público Federal (MPF) e a Justiça Federal. Quatro promotores do MPPE que estavam acompanhando as investigações tiveram os nomes publicados no Diário Oficial da quarta-feira, determinando que os mesmos voltassem às suas promotorias titulares e deixassem a 35ª Promotoria Criminal da Capital.
 
Com isso, os promotores Guilherme Vieira Castro (Sertânia), Tathiana Barros Gomes (Cabo de Santo Agostinho) e Epaminondas Ribeiro Tavares (Abreu e Lima) pediram para deixar de fazer parte do Gaeco. Além disso, Marcelo Grenhalgh de Cerqueira Lima e Moraes (São José da Coroa Grande), que estava em Itaíba desde a morte de Thiago, também foi dispensado do cargo. Nos corredores do MPPE e da cúpula de segurança pública, a informação que circula é a de que as transferências ocorreram para afastar os mesmos das investigações.
 
Desde o início da apuração, apenas um homem foi preso, por suspeita de ser o executor do promotor. Edmacy Cruz Ubirajara passou 60 dias no Cotel e foi solto por falta de provas. O cunhado dele, o fazendeiro José Maria Pedro Rosendo, apontado pela polícia como o mandante do assassinato, está com a prisão decretada e segue foragido apesar do Disque-Denúncia estar oferecendo recompensa de R$ 10 mil por informações que levem à sua captura.
 
Cronologia

14 de outubro de 2013
O promotor de Itaíba, Thiago Faria, 36 anos, é assassinado com quatro tiros de arma calibre 12 enquanto segue de carro para a cidade de Itaíba, Agreste, pela rodovia PE-300, junto com a noiva Mysheva Martins, e o tio dela. Um carro se aproximou e um dos passageiros fez os disparos

15 de outubro de 2013 
A Polícia Civil faz buscas na casa do agricultor Edmacy Cruz Ubirajara, suspeito de atirar no promotor, mas não encontra ninguém. À tarde, Edmacy se apresenta na Delegacia de Águas Belas, presta depoimento e recebe voz de prisão, em cumprimento a um mandado expedido pela Justiça de Pernambuco

16 de outubro de 2013 
A polícia anuncia que o mandante do crime é José Maria Pedro Rosendo Barbosa, antigo dono da fazenda arrematada pela noiva da vítima, em Águas Belas. Segundo as investigações, a morte foi causada por disputas de terra. Ele continua foragido

17 de outubro de 2013  
O MPPE cria uma força-tarefa de promotores para agilizar o andamento dos processos parados na 5ª Circunscrição Ministerial, com sede em Garanhuns, e que abrange 22 municípios, e tornar o trabalho dos promotores mais impessoal, reduzindo assim riscos de atentados ou homicídios

18 de dezembro de 2013 
O suspeito de matar o promotor, Edmacy Cruz, é liberado do Centro de Triagem de Abreu e Lima (Cotel). Ele já tinha cumprido os 30 dias de prisão determinados pela Justiça pernambucana, mas continuava preso por ordem do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), por um outro crime, cometido naquele estado. O TJSE concedeu liberdade provisória

23 de dezembro de 2013 
Uma reprodução simulada do assassinato do promotor é feita em Itaíba. A ideia é reproduzir o mais fielmente possível todas as circunstâncias do crime para esclarecer dúvidas da investigação. Participam da ação a Polícia Civil e o MPPE

14 de fevereiro de 2014 
Os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPPE pedem o inquérito que estava sendo investigado pelos delegados Alfredo Jorge e Josineide Confessor e não devolveu mais

6 de março de 2014
O Diario publicou matéria informando que os promotores do Gaeco do MPPE enviaram um pedido de federalização ao Ministério da Justiça para que o caso passe a ser investigado por um delegado da Polícia Federal.  

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Homem é assassinado a tiros e mulher é baleada em Sirinhaém

Ninguém foi preso até o momento desta publicação. A motivação do crime ainda não foi identificada. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/Whatsapp)

Um homem foi assassinado a tiros e uma mulher foi baleada na noite de terça-feira (19) no bairro Ibiratinga, em Sirinhaém, no Litoral Sul de Pernambuco. De acordo com a informações, o homem identificado por José Welington da Silva, de 21 anos estava próximo a sua residência, quando elementos armados se aproximaram e efetuaram vários disparos contra ele que não resistiu e veio a óbito.

Ainda segundo informações, uma mulher que seria companheira da vítima acabou sendo baleada e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para um hospital local.

Ninguém foi preso até o momento desta publicação. O corpo de José Welington foi encaminhado para o IML. A motivação do crime ainda não foi identificada. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continuar Lendo

Cotidiano

Homem é detido suspeito de manter mulher em cárcere privado em Xexéu

De acordo com informações da polícia, a vítima relatou que era mantida presa em casa há vários dias.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Um homem de foi detido na tarde de terça-feira (19) no Alto da Capela, em Xexéu, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, suspeito de manter a mulher em cárcere privado por vários dias.

De acordo com a polícia, por volta de 13h20, uma equipe do 10° BPM, seguiu até um endereço, para verificar um possível cárcere privado, ao chegar no local a PM foi informada pela vítima que há dias seu companheiro vinha mantendo a mesma em cárcere privado, ela ainda relatou que o homem teria quebrado o chip do seu celular para que ela não tivesse contato com ninguém.

.:: Leia também: Operação Policia Militar: Cinco pessoas são presas pelo crime de tráfico de drogas em Xexéu e Belém de Maria

.:: Leia também: Colisão na BR-101 entre carro e moto deixa jovens gravemente feridos em Xexéu

Diante dos fatos os envolvidos foram encaminhados até a Delegacia de Polícia para serem tomadas as medidas cabíveis. Foi aberto um inquérito através de portaria, e foi solicitada medida protetiva.

 

Continuar Lendo

Cotidiano

Vacinação contra a covid-19 já começa em cidades da Mata Sul

Na terça-feira (19) várias cidades da região deram início à vacinação.

Redação PortalPE10

Publicado

Cidades da Mata Sul de Pernambuco já começaram a vacinação contra o novo coronavírus ainda na terça-feira (19) quando foram entregues pelo Governo do Estado mais de 7mil doses da vacina, o material foi entregue na sede da III Geres.

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

Em Palmares, o início ocorreu durante a tarde e teve a técnica de enfermagem Maria do Socorro de 61 anos, como a primeira pessoa a receber a dose da Coronavac. Em seguida, o jovem Wilams Felipe também foi vacinado e o senhor Antônio Juvêncio de 91 anos também recebeu a primeira dose da vacina.

.:: Leia também: Saiba quantas vacinas da Covid-19 são destinadas a cada município da Mata Sul

A cidade recebeu 1314 doses da Coronavac na manhã de terça.

Gameleira

(Foto: Divulgação)

Em Gameleira a técnica de enfermagem Adenice Maria Nascimento, de64 anos, foi a primeira pessoa vacinada contra o Coronavírus no município. Ela atua na área da saúde há 28 anos.

Nesta primeira fase, 162 profissionais da saúde serão contemplados com duas doses da vacina, totalizando 324 doses disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Saúde. O município recebeu 324 vacinas.

Ribeirão

(Foto: Divulgação)

Em Ribeirão, a primeira pessoa a receber a dose da Coronavac foi Amara Lúcia que trabalha como técnica de enfermagem. O município recebeu 466 vacinas

Xexéu

Xexéu também deu início a vacinação no município, o Prefeito Thiago de Miel esteve durante a manhã de terça fazendo a retirada das doses na sede da III Geres em Palmares e durante a tarde foi realizada a vacinação. O município recebeu 196 vacinas.

Água Preta

(Foto: Divulgação)

No município da Água Preta, o prefeito Noé Magalhães participou da cerimônia de vacinação, onde a enfermeira Ana Maria recebeu a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.

Nesse primeiro momento serão vacinados os profissionais da saúde, que estão na linha de frente no combate do novo coronavírus. O município recebeu 318 vacinas.

Barreiros

(Foto: Divulgação)

Em Barreiros também foi dado início a vacinação, a profissional da saúde Isabella Nayman de 29 anos foi a escolhida para receber a primeira dose da vacina. O município recebeu 268 doses para serem administradas nos profissionais de saúde que estão na linha de frente nas urgências e emergências no combate a COVID-19.

Essa está sendo a primeira fase de vacinação, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

Participaram do ato o prefeito Carlinhos da Pedreira, o vice-prefeito, João Marreca Filho, a secretária de Saúde Marlene Couto além de profissionais da área da saúde.

Rio Formoso

(Foto: Divulgação)

A Prefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker também esteve na sede da III Geres para fazer a retirada de 256 vacinas, e deu início a vacinação. A primeira pessoa a ser vacinada no município foi a técnica de enfermagem Jovelina Maria Chagas, que trabalha há 30 anos na Unidade de Atendimento do Hospital Maria José Monteiro.

 

 

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.