Cotidiano
Policial militar morre após ser atingido por tiros no Agreste
Testemunhas informaram à polícia que uma pessoa se aproximou e atirou

Um policial militar lotado no 9º Batalhão da Polícia Militar em Garanhuns, no Agreste de Pernambuco, morreu após ser atingido por disparos de arma de fogo no distrito de Negras, emItaíba, também no Agreste, na noite da quarta-feira (13).
[veja_tambem]De acordo com a PM, o profissional estava de folga e participava de uma festa em uma praça do distrito. Testemunhas informaram à polícia que uma pessoa se aproximou dele e atirou.
Ainda segundo a Polícia Militar, a vítima, que não teve a idade confirmada, foi socorrida para um hospital de Arcoverde, no Sertão, em seguida foi transferida para o Hospital da Restauração (HR), no Recife, mas não resistiu. A Polícia Civil vai investigar o caso. Até o momento ninguém foi preso.
Cotidiano
Em Sirinhaém, tem início a campanha de vacinação contra COVID-19
A primeira pessoa vacinada foi a parteira Ednecis Pascoal dos Santos, 79 anos, que se dedica há mais de 50 anos à atividade de parteira no município.
No início da tarde, a Prefeitura de Sirinhaém deu início à sua campanha de imunização contra o novo coronavírus no Hospital Municipal Olímpio Machado Gouveia Lins. Sirinhaém foi o segundo município da Mata Sul a receber as doses de vacina.
As 654 doses, que foram enviadas com urgência a pedido da prefeita Camila Machado (PP), serão direcionadas à imunização dos profissionais de saúde que estão na linha de frente contra a COVID-19. Na próxima fase, será imunizada a população idosa.
A primeira pessoa vacinada foi a parteira Ednecis Pascoal dos Santos, 79 anos, que se dedica há mais de 50 anos à atividade de parteira no município. A vacina foi ministrada pela enfermeira Andreza Couto, que também é coordenadora do Programa Nacional de Imunizações em Sirinhaém.
Segundo a prefeita Camila Machado (PP), foi histórico e emocionante participar desse grande momento da saúde pública de Sirinhaém. Ainda segundo a prefeita, o plano municipal de vacinação já está desenhado para garantir a imunização gradual de toda a população conforme a prioridade estabelecida.
*Com informações Blog da Folha.
Brasil
Caminhões com oxigênio venezuelano chegam a Manaus
Doação acontece apesar do governo do presidente Jair Bolsonaro não reconhecer o do venezuelano Nicolás Maduro

Cinco caminhões com oxigênio na noite desta terça-feira (19) para abastecer a demanda em Manaus, atingida por uma grave crise sanitária – (Foto: Marcio James/AFP)
Cinco caminhões com oxigênio doado pela Venezuela chegaram na noite desta terça-feira (19) para abastecer a demanda em Manaus, atingida por uma grave crise sanitária durante a segunda onda de contaminação da pandemia.
Oriundo do estado de Bolívar, no sul da Venezuela, o comboio carregando 107.000 m³ de oxigênio partiu no fim de semana e percorreu pouco mais de 1.500 km rumo à capital do Amazonas.
A carga deve ajudar a aliviar a grave situação na região, que atravessa um aumento exponencial de casos de Covid-19 em um momento em que o sistema de saúde está colapsado.
Desde da última quinta-feira, dezenas de pessoas morreram asfixiadas devido à falta de oxigênio em centros de saúde, uma situação que levou a população local ao desespero.
Centenas de cidadãos na capital amazonense peregrinaram em busca de oxigênio para tratar os familiares em casa diante da situação calamitosa dos hospitais, alguns dos quais pararam de receber novos pacientes.
A demanda diária do Amazonas atualmente gira em torno de 76.000 m³ de oxigênio, enquanto que as empresas provedoras não conseguem produzir mais de 28.200 m³ por dia.
A doação de oxigênio acontece apesar do governo do presidente Jair Bolsonaro não reconhecer o do venezuelano Nicolás Maduro, a quem chama de “ditador”.
Maduro disse no domingo que a situação em Manaus era um “escândalo” e que “a Venezuela estendeu sua mão solidária ao povo amazonense”.
Bolsonaro ironizou o envio de oxigênio, mas não rejeitou a ajuda.
“Se o Maduro quiser fornecer oxigênio para nós, vamos receber sem problema nenhum. Agora, ele poderia dar auxílio emergencial para o seu povo também. O salário mínimo lá não compra meio quilo de arroz”, disse o presidente a apoiadores em Brasília na segunda-feira.
A Venezuela enfrenta a pior crise econômica de sua história contemporânea, com hiperinflação e sete anos de recessão, o que afetou seu próprio sistema de saúde, atingido pela escassez de suprimentos médicos e material de proteção para Covid-19.
*Com informações AFP
Cotidiano
Pernambuco tem mais dois casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica
Novos pacientes são meninos de 2 anos que moram em Paulista, no Grande Recife, e em Sertânia, no Sertão do estado.
Pernambuco notificou, nesta terça-feira (19), mais dois casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), doença rara associada à Covid-19. Com os novos registros, o estado totaliza 28 ocorrências. Os pacientes são duas crianças de 2 anos, moradoras de Paulista, no Grande Recife, e Sertânia, no Sertão.
A criança moradora de Paulista, do sexo masculino, começou a ter sintomas semelhantes aos da Covid-19 no dia 21 de dezembro de 2020. Ele teve teste rápido positivo para o coronavírus e, no dia 4 de janeiro, teve alta hospitalar, sem sequelas.
O outro paciente, também um menino, apresentou sintomas suspeitos para Covid-19 no dia 28 de dezembro de 2020 e também teve teste rápido positivo para a doença. Ele teve alta hospitalar no dia 5 de janeiro, sem sequelas.
Do total de 28 pacientes com SIM-P em Pernambuco, 26 ficaram curados e dois morreram. Ao todo, 27 deles tiveram resultado positivo para a Covid-19 e um teve contato comprovado com pessoas que tiveram a doença. Foram, até o último balanço, 16 meninos e 12 meninas, com idades entre 1 e 14 anos.
Dos 28 casos, 25 são de Pernambuco e dois são de Alagoas e Piauí, que procuraram atendimento médico no estado.
As cidades pernambucanas com registros são: Recife (7, entre eles os 2 óbitos), Caruaru (2), Ipojuca (1), Jaboatão dos Guararapes (3), Goiana (1), Sirinhaém (1), Joaquim Nabuco (1), Limoeiro (1), Timbaúba (1), Flores (1), Santa Cruz do Capibaribe (1), Vitória de Santo Antão (1), Serra Talhada (1), Sertânia (1) e Paulista (2) e Petrolina (1).
A SIM-P se apresenta com sintomas como febre insistente, dores abdominais, manchas na pele, irritação dos olhos, entre outros sinais. A notificação foi instituída no início de agosto e os serviços de saúde começaram a fazer um resgate dos casos que podem se enquadrar com a doença.
A notificação da síndrome foi instituída no início de agosto de 2020 e os serviços de saúde, além de atentos para ocorrência de casos novos, estão resgatando ocorrências desde o começo da pandemia.
-
Cotidianoem 19/01/2021 14:10
Jovem que foi assassinado próximo a Sulanca em Palmares é identificado
-
Cotidianoem 19/01/2021 11:34
FOTOS: Veja como foi a chegada das vacinas contra Covid-19 em Palmares
-
Cotidianoem 19/01/2021 09:10
Motorista perde controle de carreta e veículo sai da pista na BR-101, próximo a Joaquim Nabuco
-
Mata Sulem 19/01/2021 17:15
Técnica de enfermagem de 61 anos é a primeira vacinada contra a Covid-19 em Palmares; ‘‘Sensação de gratidão”
-
Cotidianoem 19/01/2021 14:17
Governo de Pernambuco inicia vacinação no Hospital de Referência à Covid-19 Unidade Boa Viagem
-
Mata Sulem 19/01/2021 16:34
Saiba quantas vacinas da Covid-19 são destinadas a cada município da Mata Sul
-
Palmaresem 19/01/2021 08:54
Vacinas contra a Covid-19 chega em Palmares nesta terça-feira(19)
-
Palmaresem 19/01/2021 12:15
Vídeo: Vacinas contra o covid chegam a Palmares, Assista