Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Por unanimidade, TRF-4 mantém condenação e aumenta pena de Lula

Dos três desembargadores federais do TRF4, dois mantiveram a condenação do ex-presidente Lula.

Avatar

Publicado


Foto: Reprodução
Em julgamento nesta quarta-feira (24) no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) a maioria da 8ª Turma manteve a condenação do ex-presidente Lula (PT) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato no caso do Tríplex do Guarujá.

Os dois desembargadores, José Pedro Gedran Neto e Leandro Paulsen, votaram pela ampliação da sentença de prisão para 12 anos e 1 mês do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. O desembargador federal Victor dos Santos Laus vota neste momento.

Caso seja condenado por unanimidade, Lula só poderá entrar com embargos de declaração, quando pede esclarecimentos ao tribunal. No caso do voto de Victor Laus inocentar o ex-presidente poderá pedir a prevalência do voto mais favorável, chamado de embargos infringentes.

Condenação certa

O ex-presidente Lula não será preso nesta quarta-feira (24), mesmo com a condenação já certa, porque o pedido de prisão só pode ocorrer quando se esgotarem todas as possibilidades de recursos na Corte.

A defesa de Lula ainda pode entrar com recurso especial no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e com recurso extraordinário ao Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-presidente ainda pode ingressar com pedido de habeas corpus e efeito suspensivo nas duas cortes.

Julgamento

A 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, julga recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (24). Lula foi condenado, em julho do ano passado, a nove anos e seis meses pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Na sentença em primeira instância, o juiz federal Sérgio Moro afirmou que ficou provado nos autos que o ex-presidente e a ex-primeira dama Marisa Letícia eram de fato os proprietários do tríplex no Guarujá (SP) e que as reformas feitas no imóvel pela empresa OAS provam que o apartamento era destinado a Lula.

No recurso, a defesa alega que a análise de Moro foi “parcial e facciosa” e “descoberta de qualquer elemento probatório idôneo”. Os advogados afirmam que um conjunto de equívocos justifica a nulidade da condenação. Para a defesa, o juiz teria falhado ao definir a pena com base apenas na “narrativa isolada” do ex-presidente da OAS sobre o que os advogados consideram “um fantasioso caixa geral de propinas” e a suposta compra e reforma do imóvel.

Acompanhe AO VIVO:


Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Ana Maria Braga se confunde e diz que Campos do Jordão é eleito no Recife

A apresentadora confundiu também a sigla partidária de João Campos.

PortalPE10 com informações UOL

Publicado

(Foto: Reprodução)

Ana Maria Braga voltou a virar meme nas redes sociais durante a edição desta segunda (30/11) do programa “Mais Você”. A apresentadora se confundiu ao mostrar imagens do Recife, capital de Pernambuco. Ao falar que estava calor na cidade, Ana emendou a informação sobre o resultado das urnas de ontem.

João Campos (PSB) venceu a prima Marília Arraes (PT) com 56,27% dos votos. Só que Ana se atrapalhou.

“Campos do Jordão, o PSDB foi eleito o novo prefeito da capital… Ah, está fazendo calor em Campos do Jordão, não é isso?”, disse ela para a produção.

Campos do Jordão é uma cidade de São Paulo, cuja temperaturas geralmente são frias. E o PSDB não disputou o segundo turno no Recife.

Enquanto as imagens continuavam mostrando a cidade do Recife, Ana se corrigiu.

“Foi eleito o novo prefeito da capital pernambucana. João Campos que ele chama, é isso? Pronto, acertei tudo agora”, comemorou ela, já chamando o intervalo.

Continuar Lendo

Cotidiano

Falsa grávida é presa com drogas escondidas em melancia presa na barriga

Para não levantar suspeitas, ela havia amarrado fruta ao corpo e escondido os entorpecentes dentro.

PortalPE10 com informações G1

Publicado

Falsa grávida é presa com drogas escondidas em melancia presa na barriga em Guaratinguetá. (Foto: PM/Divulgação)

Uma mulher de 38 anos foi presa com 2 kg de pasta base de cocaína escondidos em uma barriga falsa em Guaratinguetá (SP). Segundo a polícia, a mulher usou uma melancia para forjar a barriga de grávida e escondia os entorpecentes dentro da fruta. O flagrante foi neste domingo (29).

Segundo a PM, a mulher estava em um ônibus de turismo que seguia para o Rio de Janeiro quando passageiros suspeitaram e chamaram a polícia.

Durante a abordagem, a polícia percebeu que ela estava com uma barriga falsa e encontrou a droga.

Continuar Lendo

Cotidiano

Governo argentino diz que nova nuvem de gafanhotos está próxima da divisa com Brasil

Técnicos dizem que inseto é de um tipo diferente do que se aproximou em agosto.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/Twitter)

O governo da Argentina alertou que uma nova nuvem de gafanhotos está próxima do Rio Grande do Sul, no Brasil. O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) disse, na sexta-feira (27), que percebeu os insetos nas cidades Campo Viera e Itacaruaré, na província de Misiones, próximas às cidades brasileiras Rincão Vermelho e Porto Xavier.

Os técnicos disseram que o gafanhoto é de um tipo diferente do que ficou próximo ao Brasil em agosto. O animal foi visto em três fazendas em Campo Vieira e uma em Itacaruaré.

Insetos estão sendo monitorados

O deslocamentos desses insetos está sendo monitorado.

*Com informações NE10

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.