Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Praia do Paiva tem plano de ordenamento da orla apresentado

Intuito é zelar pelo cuidado ambiental e aumentar o lazer dos frequentadores do local.

Avatar

Publicado

Moradores e veranistas que aproveitam as belezas naturais da Praia do Paiva, no litoral Sul do Estado, terão que se ajustar à aplicação de regras de ordenamento definidas para a área de 8,6 quilômetros de extensão que compreende a orla. A ação realiza pela Associação Geral da Reserva do Paiva (AGRP) e a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho visa estabelecer um maior cuidado com a preservação ambiental, garantindo mais qualidade de vida para os frequentadores e respeito à natureza no trecho que segue da Ilha do Amor até o limite com a Praia de Itapuama.

Tendo a iniciativa privada a frente das intervenções, a orla do bairro planejado da Reserva do Paiva foi dividida em três setores Enseada, Península e Corais, cada um com particularidades e normas em comum. Placas informativas e de sinalização estão na fase final de instalação. Elas orientam os usuários da praia sobre as proibições e e permissões em cada ponto. A proibição de jogar lixo na praia, praticar pesca predatória, ouvir som acima do volume permitido, manipular alimentos com fogões e churrasqueiras, e levar animais, exceto no caso de acompanhando pessoa com deficiência visual, são algumas das regras em comum para todos os trechos da orla.

“Não estamos privatizando a orla. São espaços públicos, assim como todas as ruas de acesso a praia. A ação visa ordenar a orla, com base nas leis municipais para proteger a natureza”, destacou o coordenador de operações da Associação Geral, Gabriel Belmont. As leis são as 2513/09 e 2602/10, respectivamente publicadas em 2009 e 2010, mas segundo o representante, a medida só está acontecendo agora por conta do aumento do número de visitantes. “Com a natural ampliação dos empreendimentos do bairro há uma maior presença de pessoas na praia”.

Além das placas, serão instaladas bandeiras a cada 100 metros da praia informando o setor onde o usuário está. A fiscalização das medidas só será feita a partir da segunda quinzena de setembro, com a chegada do verão. Nesse momento entrará em atividade fiscais da Prefeitura do Cabo, que possuem o poder de autuar. As ações devem acontecer nos finais de semana e feriados. 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Artista palmarense Genésio Cavalcanti morre por complicações da Covid-19

Genésio Cavalcanti estava internado na UTI do Hospital Regional de Palmares (HRP), onde teve o estado de saúde agravado neste domingo (24).

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Divulgação)

O poeta, escritor e empresário palmarense, Genésio Cavalcanti, morreu por complicações da Covid-19, a informação foi divulgada neste domingo (24).

Genésio estava internado havia alguns dias no Hospital Regional de Palmares (HRP), mas de acordo com o boletim médico, ao longo da internação, seu estado de saúde teria se agravado e ele precisou ficar internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

No sábado segundo o boletim seu estado de saúde era estável com “pressão arterial normal, função renal normal. Porém, sedado, entubado e sob ventilação mecânica total. Sem febre ou outras anormalidades.”, informou o boletim.

Neste domingo (24) o quadro teria se agravado e o empresário acabou não resistindo.

Genésio é autor de várias obras como Noites Ensolaradas, Poéticas de Amor, Alma de Poeta e Tempo de Amar. Ele também era integrante da Academia Palmarense de Letra (APLE) e empresário.

Nas redes sociais amigos e familiares desejavam melhoras ao artista e realizavam orações pela recuperação.

Genésio Cavalcanti deixa esposa e dois filhos.

Continuar Lendo

Cotidiano

Acidente deixa criança e quatro adultos feridos em Gameleira

Condutor teria perdido o controle e veículo desceu um barranco na PE-073.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

Cinco pessoas entre elas uma criança ficaram feridas em um acidente na PE-073, em Gameleira, na Zona da Mata Sul na manhã deste domingo (24).

De acordo com informações o condutor teria perdido o controle do carro onde todos os ocupantes estavam, na altura do Engenho Bom Sucesso, zona rural de Gameleira. Ainda segundo informações não houve ferimentos graves entre as vítimas.

O acidente aconteceu na manhã deste domingo e o veículo desceu um barranco na lateral da rodovia. Várias  ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para socorrer as vítimas.

Quatro adultos sendo dois homens e duas mulheres teriam sido socorridos e encaminhados para o Hospital de Pequeno Porte Argemira S. R. Barros, em Gameleira, já a criança teria sido encaminhada para a emergência do Hospital Regional de Palmares (HRP). O estado de saúde das vítimas não foi divulgado.

Continuar Lendo

Cotidiano

Corpos das três jovens que morreram em acidente são liberados do IML e seguem para São Domingos

Carro em que elas estavam bateu em uma uma van de transporte alternativo. Elas moravam em São Domingos.

Redação PortalPE10

Publicado

Foto: Reprodução PortalPE10

Os corpos das três jovens que morreram em um acidente na PE-126, em Catende, na Mata Sul, foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) no início da tarde deste domingo (24).

As vítimas moravam em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, onde serão sepultadas.

.:: Leia também: ‘Foi um acidente, uma fatalidade’, diz motorista de Corolla após acidente na PE-126 em Catende

O acidente foi na manhã de sábado (23) e o carro onde as jovens viajava invadiu a faixa contraria e colidiu com uma van. Os ocupantes do carro ficaram feridos, sendo que as três acabaram morrendo no local. Ocorrência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu.

Os passageiros da van tiveram ferimentos leves e foram liberados.

(Foto: Reprodução)

As três jovens foram identificadas por Cybelle Teodozio Dos Santos de 19 anos ,Isabela Giovana Leite de 18 anos e Vitoria Queiroz Honorato de 21 anos. Todas eram moradoras do Distrito de São Domingos que pertence à cidade de Brejo da Madre de Deus.

As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.