Política
Pré-candidato ao governo de Pernambuco,Armando Monteiro realiza encontro em Palmares
Em Palmares o pré-candidato tem o apoio do ex-candidato a Prefeito do Município Zé Otávio do (PHS)
O pré-candidato ao governo de Pernambuco, senador Armando Monteiro (PTB), estará com agenda lotada neste final de semana.
Armando cumprirá uma agenda ampla, que inclui entrevistas a rádios, a realização de novas plenárias do projeto “Pernambuco 14”, encontros com lideranças políticas e reunião com pequenos e microempresários. Na maior parte da agenda, estará acompanhado do pré-candidato ao senado, deputado federal João Paulo (PT).
Nesta sexta-feira(23), Armando concede entrevista ao comunicador Aldo Vilela, na JC News, entre 10h e 11h. À tarde, segue para Garanhuns com João Paulo, para encontro com pequenos e microempresários do município, às 18h. Em seguida, ainda em Garanhuns, Armando e João participam do encerramento da plenária do Pernambuco 14, no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia, às 20h30. Já a manhã do sábado (24) está reservada a reuniões internas.
No domingo (25), Armando e João Paulo estarão em Palmares na Mata Sul. Em Palmares o pré-candidato tem o apoio do ex-candidato a Prefeito do Município Zé Otavio do (PHS)
A Rádio Cultura como já é de costume sai na frente nas eleições 2014.No domingo terá a estreia do programa “Mesa Redonda Eleições 2014” das 9h até ás 10h30 que contara com a presença do pré-candidato Armando Monteiro (PTB) e do pré-candidato ao senado, deputado federal João Paulo (PT).
Após a sabatina os candidatos participam com o ex-candidato a Prefeito de Palmares Zé Otavio da plenária do “Pernambuco 14” no Hotel Poeta dos Palmares.Na segunda-feira (26), mais um encontro do Pernambuco 14, desta vez em Nazaré da Mata, na zona da mata norte do Estado, às 20h30.
Cotidiano
Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos
Kamala Harris fez o juramento e é a nova vice-presidente do país
O democrata Joe Biden tomou posse, nesta quarta-feira (20), como 46º presidente dos Estados Unidos, em cerimônia marcada pela pandemia e ausência de seu antecessor Donald Trump, que deixou Washington poucas horas antes para a Flórida.
Biden, de 78 anos, prestou juramento às 11h50 (hora de Washington; 13h50 em Brasília) perante o presidente da Suprema Corte, John Roberts, em cerimônia solene diante do Capitólio.
O ato foi marcado pela pandemia e pelas fortes medidas de segurança após a tomada do prédio do Congresso no último dia 6 de janeiro.
“Hoje é um dia de história e esperança. Hoje é o dia dos Estados Unidos. A democracia prevaleceu”, disse Biden em seu discurso de posse, no qual pediu a “unidade” do país e prometeu ser o presidente de todos os americanos.
No discurso, o democrata ainda afirmou que irá defender a constituição, a democraria e os Estados Unidos. “Darei a vocês tudo o que posso a serviço do povo. Juntos, construiremos uma história de luz e não de sombras, de decência, de dignidade e de amor”, disse Biden.
Os Estados Unidos enfrentam “a ascensão do extremismo político, a supremacia branca, o terrorismo doméstico, que é algo que devemos enfrentar e que vamos derrotar”, disse Biden
Pouco antes do juramento de Biden, Kamala Harris foi empossada como a primeira vice-presidente dos Estados Unidos, tornando-se também a primeira pessoa negra de origem indiana a ocupar o cargo.
Harris, de 56 anos, prestou juramento com uma mão na Bíblia perante a progressista juíza da Suprema Corte Gloria Sotomayor, que foi a primeira latina a ser eleita magistrada do tribunal superior.

Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos (Foto: Saul Loeb/AFP)
Entre os juramentos, houve a apresentação das cantoras Lady Gaga, que cantou o hino dos Estados Unidos, e Jennifer Lopez.
*Com informações AFP
Política
Eleitor que não votou no primeiro turno tem até quinta-feira para justificar voto
Justificativa para não votar deve ser feita pelo aplicativo e-Título. Para quem faltou no segundo turno, prazo vence em 28 de janeiro.
Os eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições 2020 têm até 14 de janeiro para justificar a ausência para a Justiça Eleitoral.
Neste ano, por conta da pandemia, a justificativa deve ser feita pelo aplicativo e-Título ou por meio do Sistema Justifica. No caso de ausência no segundo turno, o prazo expira em 28 de janeiro.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso o eleitor não tenha smartphone ou acesso à internet, o processo pode ser feito, excepcionalmente, em qualquer seção eleitoral.
É possível justificar ausência em qualquer local de votação do país no dia da eleição e em postos da Justiça Eleitoral até 60 dias após cada turno. Caso o eleitor esteja fora do país, o cidadão tem até 30 dias contados da data de retorno ao Brasil.
A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu. Assim, se ele deixou de votar no 1º e no 2º turno, terá que justificar a ausência em ambos, separadamente.
Prazos para justificativa
1º turno: 14 de janeiro.
2º turno: 28 de janeiro.
Download do e-Título
Android
iOS
Multa e consequências
O eleitor que não justificar a ausência dentro do prazo estipulado pelo TSE terá que pagar multa para regularizar a situação. A multa é de R$ 3,50 por turno.
Enquanto estiver em débito com a Justiça Eleitoral, ele não pode, por exemplo, tirar ou renovar passaporte, receber salário ou proventos de função em emprego público, prestar concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo – entre outras consequências.
Aquele eleitor que não votar por três eleições seguidas, não justificar nem quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada. A regra não vale para eleitores que não são obrigados a votar, como analfabetos, maiores de 16 e menores de 18, e maiores de 70 anos.
Entretenimento
Carlos Villagrán, o “Kiko” de Chaves, se candidata a governador no México
No próximo dia 6 de junho de 2021, o México realiza eleições que definiram uma série de cargos de nível federal e local.
O ator Carlos Villagrán, mais conhecido como o Kiko, do seriado Chaves, anunciou sua tentativa de entrar no mundo da política, tornando-se pré-candidato a governador e também à prefeitura em Querétaro, no México.
No próximo dia 6 de junho de 2021, o México realiza eleições que definiram uma série de cargos de nível federal e local, variando de quantidade de acordo com cada estado. O Partido Querétaro Independiente, ao qual Villagrán se filiou, deve decidir os candidatos finais até o próximo dia 8 de fevereiro.
“Depois de 50 anos fazendo as pessoas rirem, me encontro em outra plataforma, que me traz uma tremenda honra”, afirmou o ator durante coletiva de imprensa, segundo edição local da Forbes.
Em entrevista ao site ADN Informativo no último dia 8 de janeiro Connie Herrera Martínez, presidente do partido, comentou a candidatura de Kiko.
“Alguns tem lhe criticado muito por ser um ator, porém o homem é um extraordinário estudioso, comprometido, e sua profissão não implica que não tenha um conhecimento sólido a respeito das necessidades”, avaliou.
Recentemente, no último mês de abril, Carlos Villagrán chamou atenção por um discurso conspiracionista dado em entrevista à TV mexicana, em que chegou a alegar que “a covid-19 não existe”.
*Com informações Exame.
-
Cotidianoem 22/01/2021 11:37
Acidente na BR-101 proxímo a Joaquim Nabuco deixa 5 mortos
-
Cotidianoem 22/01/2021 15:56
Vítimas de acidente na BR-101 em Joaquim Nabuco começam a ser identificadas
-
Mata Sulem 22/01/2021 16:20
ASSISTA: PRF fala sobre acidente que deixou 5 mortos na BR-101 proximo a Joaquim Nabuco
-
Cotidianoem 22/01/2021 15:12
Criança de 3 anos não resiste e morre, após acidente na BR-101, em Joaquim Nabuco
-
Mata Sulem 22/01/2021 18:25
Sobe para 6 o número de mortos no grave acidente na BR-101 em Joaquim Nabuco
-
Cotidianoem 21/01/2021 08:23
Cupira, Ribeirão e São José da Coroa Grande voltam a registrar mortes por coronavírus
-
Brasilem 21/01/2021 10:58
Mulher recebe comanda que a identifica como ‘moça do peitão’ em bar
-
Mata Sulem 21/01/2021 18:46
Delegado dá detalhes sobre a operação que prendeu suspeitos de tráfico de drogas em Palmares e Xexéu