Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Prefeito e deputado estadual são investigados por lavagem de dinheiro em casas lotéricas, diz Justiça Federal

PortalPE10 com informações G1

Publicado

A Justiça Federal em Pernambuco (JFPE) confirmou, nesta quinta (11), nomes de políticos investigados pela Polícia Federal pelo uso de casas lotéricas para lavar dinheiro de cofres públicos e de corrupção. São eles: o prefeito de Itamaracá (Grande Recife), Mosar Tato (PSB), e o deputado estadual Guilherme Uchôa Júnior (PSC), filho do ex-presidente da Assembleia Legislativa (Alepe) Guilherme Uchôa, que morreu em 2018.

Os dois foram alvo da Operação Mapa da Mina, deflagrada na quarta (11), pela Polícia Federal, em várias cidades do estado. As informações sobre o envolvimentos dos políticos estão contidas em oito documentos com decisões da JFPE, divulgadas nesta quinta.

Além dos políticos, segundo a JFPE, foram alvo de mandados de busca e apreensão a viúva de Guilherme Uchôa, Eva Lúcia Goes Uchôa Cavalcanti Barbosa, e a filha do ex-deputado e esposa do prefeito de Itamaracá, Giovana Maria Góes Uchôa Cavalcanti Barbosa.

A Justiça Federal também confirmou o envolvimento do policial Pércio Araújo Ferraz e de Renato Correia de Lima, apontados como líderes da quadrilha. Pelo menos R$ 30 milhões teriam sido desviados pelo grupo.

As lotéricas investigadas são as seguintes:

Loteria RioMar LTDA: pertence a Mosar Tato, Giovana Uchôa, e ao o filho deles, Mosar de Melo Uchôa Cavalcanti Barbosa, e à viúva de Guilherme Uchôa, Eva Uchôa
Loteria Sonho Meu LTDA: pertence a Eva Uchôa e a Guilherme Uchôa Júnior
Sonho Certo Loteria LTDA: pertence a Eva Uchôa e a Mosar Tato
Show Loterias LTDA: pertence a Eva Uchôa, Mosar Tato e a Guilherme Uchôa
Mapa da Mina Loteria LTDA: pertence a Eva Uchôa e Guilherme Uchôa Júnior

Pernambuco

Prefeito do município de Itaquitinga, morre após sofrer acidente de carro

Redação PortalPE10

Publicado

Morreu na noite deste sábado (09), o prefeito do município de Itaquitinga, Pablo José de Oliveira Moraes (PSD), de 38 anos.

De acordo com as primeiras informações, o gestor de Itaquitinga teria se envolvido em um acidente na PE-52, via que liga os municípios de Itaquitinga a Nazaré da Mata e após tentar livrar um motoqueiro, o veiculo onde Pablo estava teria capotado.

Ainda de acordo com informações, após ser socorrido para um Hospital local, o gestor sofreu uma parada cardíaca e mesmo na tentativa de reanimá-lo, o mesmo veio a óbito momentos depois.

Matéria em atualização

Continuar Lendo

Mata Sul

Presidente da Câmara Municipal assumirá a Prefeitura de Joaquim Nabuco,PE

Redação PortalPE10

Publicado

Por unanimidade de votos, o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) manteve a decisão do juiz da 38ª Zona Eleitoral de Pernambuco, Rodrigo Ramos Melgaço, que cassou os registros dos candidatos eleitos a prefeito e vice-prefeito de Joaquim Nabuco, Antônio Raimundo Barreto Neto e Eraldo de Melo Veloso. O julgamento, realizado via videoconferência, aconteceu na manhã desta sexta-feira (7).

Com a decisão, prefeito e vice-prefeito, que foram diplomados e tomaram posse por força de uma tutela antecipada, serão afastados do cargo assim que o acórdão referente ao julgamento da Corte Eleitoral for publicado.

O presidente da Câmara Municipal assumirá a Prefeitura. Os dois poderão recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Se o TSE mantiver a cassação, a Justiça Eleitoral realizará novas eleições diretas no município, que fica na Zona da Mata pernambucana.

Os gestores foram condenados por captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico. Clique aqui e leia a sentença do juiz Rodrigo Ramos Melgaço. Além da cassação, ficam mantidas as declarações de inelegibilidade e multa de R$ 20 mil para cada um. O julgamento desta sexta-feira teve como relator o desembargador eleitoral Rodrigo Cahu Beltrão, cujo voto foi acompanhado por todos os outros membros da Corte.

Durante o julgamento, a Corte Eleitoral decidiu, também por unanimidade, dar provimento ao recurso de Wilson Raphael Monteiro da Silva (tesoureiro da campanha), afastando a condenação a ele imposta na decisão de primeiro grau.

*Do TRE-PE

Continuar Lendo

Mata Sul

Jovem é executado com tiros na cabeça, peito e abdômen em Palmares,PE

Redação PortalPE10

Publicado

A Polícia Militar (PM) registrou o homicídio de um jovem de 22 anos em Palmares, na manha desse sábado (8). Os suspeitos do crime fugiram e são procurados.

Segundo as primeiras informações, o assassinato foi por volta das 11h, no Bairro Santo Onofre. Após receber denúncia sobre disparos de arma de fogo, equipes foram até o local e encontraram o jovem, 22 anos, com tiros na cabeça e sem sinais vitais.

A Polícia Civil foi acionada, assim como a perícia. O corpo do jovem foi levado para passar por exame necroscópico e o caso está sendo investigado como homicídio.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10. Todos os direitos reservados.