Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Prefeitura de Petrolina divulga plano para vacinação contra o coronavírus

Redação PortalPE10

Publicado


A vacinação contra o novo coronavírus está próxima de se tornar realidade em todo o Brasil. Por isso, a Prefeitura de Petrolina divulgou, nesta quinta-feira (14), o ‘Plano Municipal para a Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19’. O documento foi publicado na íntegra e tem o objetivo de apresentar a estrutura do município para o recebimento das vacinas, bem como, identificar o planejamento de todas as fases do processo de imunização, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

De acordo com a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque, tudo foi pensado para garantir que a população receba a vacina de forma organizada. “Esse é mais um desafio que estamos iniciando. Entendemos que é um momento histórico, em que todos nós estamos ansiosos, porque é uma vacina que salva vidas, e é exatamente por isso, que o processo precisa ser conduzido com muita cautela, cuidado e planejamento. O plano foi pensado para definir nossas estratégias e garantir a qualificação das ações durante todo o processo de imunização, porém, é importante destacar que ele pode ser alterado de acordo com a evolução do processo”, frisou.

Além das atividades que serão adotadas após a chegada da vacina, o plano também apresenta dados sobre a situação epidemiológica do município, mostrando o trabalho feito pela gestão desde o início da pandemia, como a aquisição de testes rápidos para testagem em massa e equipes de monitoramento em feiras e aeroporto da cidade, que resultou em uma incidência e letalidade abaixo da média do país e do estado.

Pernambuco

PE autoriza aulas presenciais para Fundamental e Infantil na rede pública a partir de 18 de março

Decisão vale para rede pública e municípios terão autonomia para estabelecerem seus calendários.

PortalPE10 Com informações FolhaPE

Publicado

Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

As aulas presenciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil poderão voltar a partir de 18 de março em Pernambuco em toda a rede pública. A autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (2).

De acordo com a Secretaria de Educação e Esportes, como a maioria das escolas desses níveis de ensino são das redes municipais, caberá a cada cidade estabelecer seu cronograma de retorno.

Com a decisão, divulgada um dia após o anúncio de restrições mais severas no enfrentamento à Covid-19 no Estado, as aulas presenciais poderão retornar após mais de um ano suspensas – desde 16 de março de 2020 não há atividades nas escolas públicas para Fundamental e Infantil. As informações são do Portal Folha de Pernambuco.

As aulas na rede particular seguem calendário diferente e retornaram em outubro do ano passado.

Segundo o texto do Diário Oficial, as escolas deverão seguir os protocolos sanitários, os cronogramas de retorno às atividades e demais determinações da Secretaria de Educação e Esportes.

O calendário inicial previa o retorno em 1º de março, mas esse foi adiado por causa do aumento da ocupação de leitos dedicados à Covid-19 no Estado.

Outros níveis de ensino

A autorização de retorno às atividades presenciais se estende à Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As aulas de iniciação em modalidade esportiva coletiva para praticantes com idade igual ou inferior a 12 anos, bem como as práticas esportivas em modalidades coletivas voltadas ao lazer, seguem proibidas.

Continuar Lendo

Pernambuco

Arquidiocese de Olinda e Recife suspende missas presenciais nos finais de semana

Ainda segundo a nota, de segunda a sexta as celebrações eucarísticas, sacramentos e demais atividades pastorais serão realizados no horário das 5h às 20h com a presença dos fiéis.

Redação PortalPE10

Publicado

Dom Fernando Saburido – Foto Arquivo PortalPE10

A Arquidiocese de Olinda e Recife divulgou nesta terça-feira (2), através de uma nota, a suspensão das missas presenciais nos sábados e domingos durante o período de restrições de atividades não essenciais.

“As celebrações eucarísticas dos próximos finais de semana, 6 e 7, 13 e 14 de março (3° e 4° domingos de Quaresma) acontecerão com transmissão por internet, sem a presença dos fiéis. A celebração dos demais sacramentos e as atividades pastorais ficarão suspensas nesses dois finais de semana”, informou o comunicado.

Ainda segundo a nota, de segunda a sexta as celebrações eucarísticas, sacramentos e demais atividades pastorais serão realizados no horário das 5h às 20h com a presença dos fiéis.

“Embora lamentando profundamente que as atividades religiosas não sejam consideradas atividades essenciais, sobretudo neste tempo de tanto sofrimento, obedeceremos o decreto do Governo do Estado, porque estamos sempre a favor da vida. Ao mesmo tempo, preocupam-nos aglomerações no transporte público e nas filas de agência bancária”, declarou a instituição religiosa.

“Em comunhão com a Igreja no Brasil, reiteramos a necessidade de tomar a vacina, do uso da máscara e das medidas de distanciamento e higienização”, conclui a nota.

As informações são do Diário de Pernambuco.

Continuar Lendo

Pernambuco

Covid-19: sobe para 93% a taxa de ocupação de leitos de UTI da rede pública de Pernambuco

Redação PortalPE10

Publicado

O Governo de Pernambuco, após análise do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, anunciou, nesta segunda-feira (1º/03), a proibição das atividades não essenciais das 20h às 5h, de segunda a sexta em todo o Estado. Além disso, aos sábados e domingos, somente serviços essenciais poderão funcionar.

Também estarão fechados clubes sociais, praias e parques nos finais de semana. Nas praias, no entanto, será permitida apenas a prática de atividades esportivas individuais. As medidas, anunciadas pelo governador Paulo Câmara em pronunciamento, entram em vigor nesta quarta-feira (03.03) e são válidas até o dia 17 de março.

“Passamos o final de semana monitorando os dados da pandemia. O trabalho continuou nesta segunda-feira e, infelizmente, o cenário só se agravou, mesmo com a abertura de novos leitos de UTI. Estamos agora com 93% de ocupação em nossos leitos de terapia intensiva, e nada aponta para a melhora desse quadro. A contaminação e a hospitalização decorrentes da Covid-19 estão em aceleração, e precisamos reduzir o contato social para frear essa escalada dos números”, afirmou Paulo Câmara, lembrando ainda que supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina e serviços de delivery e pontos de coleta dos restaurantes permanecerão funcionando.

O governador anunciou também que o esforço de abertura de leitos de UTI continua. “Amanhã, teremos 18 novos leitos no Hospital Agamenon Magalhães em funcionamento, e até o final da semana chegaremos a 50 novas vagas. Estamos trabalhando com dedicação total para colocar em funcionamento a segunda maior rede de leitos de terapia intensiva do País”, reforçou Paulo Câmara, justificando que o cenário de aceleração da doença levou a taxa de ocupação para perto dos piores índices registrados no ano passado.

Nesta terça-feira (02.03), o governador estará em Brasília, para negociar a aquisição direta da vacina Sputnik. “Vamos buscar todas as possibilidades existentes para ampliar a imunização de todos os pernambucanos e pernambucanas”, finalizou.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.