Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Presidente Dilma sobrevoa áreas atingidas pela cheia do Rio Madeira

A presidente chegou às 9h50 deste sábado, em Porto Velho.

Avatar

Publicado

A presidente Dilma Rousseff chegou a Porto Velho às 9h50 da manhã deste sábado (15). Ela sobrevou as áreas atingidas pela cheia histórica do Rio Madeira, e deverá ir até a fronteira com o Acre. A presidente desceu do avião e embarcou imediatamente em um helicóptero da Força Aérea Brasileira. A agenda também prevê reunião com o governador Confúcio Moura,  outras autoridades locais e representantes das usinas hidrelétricas do Madeira.

A cota do Rio Madeira chegou a 19,12 metros neste sábado, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA). Ultrapassando em mais de um metro a marca histórica registrada em 1997 de 17,52. Segundo o tenente coronel Demargli Farias, da Defesa Civil Estadual, há 2.478 famílias fora de suas casas na capital, distritos e nas cidades que enfrentam situação de emergência . Esse relatório inclui as 203 famílias que habitavam o eixo das BR´s nas cidades de Jacy-Paraná, Fortaleza do Abunã e o distrito de Abunã. “No geral, trabalhamos com uma estimativa de que haja 12,5 mil pessoas em abrigos ou na casa de parentes”, afirma Farias.

Em Abunã, uma das regiões mais críticas do estado, há previsão de retirada em massa, segundo a prefeitura. O distrito possui cerca de mil habitantes, de acordo com a administração do local, e a Defesa Civil deve remover 250 famílias que moram em áreas afetadas pela enchente.

 

Nos distritos localizados no Médio e Baixo Madeira, cerca de 200 famílias foram removidas, no começo do mês, para a capital, segundo a Defesa Civil Estadual. As famílias atingidas pela cheia histórica do Rio Madeira foram acomodadas no Ginásio de Esportes Cláudio Coutinho. Em São Carlos, 100% das famílias foram retiradas, porque o distrito está completamente debaixo d’água. Algumas dessas famílias foram levadas para Nazaré, distrito também bastante atingido pelas águas do Madeira. 

O Prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, esteve em Brasília na terça-feira (11) para garantir recursos federais para a reconstrução do município, atingido pela maior cheia da história do Rio Madeira. Além disso, ele espera o reconhecimento de estado de calamidade pública, decretado no dia 27 de fevereiro.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Após 32 anos, Faustão deixa a Rede Globo em dezembro

O contrato de Faustão não sera renovado, e chega ao fim em dezembro de 2021. O motivo seria a renovação da grade de programas da Globo no ano seguinte, o que não está nos planos do apresentador.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/TV Globo)

O apresentador Fausto Silva chegou a um consenso com a Rede Globo, e deixará o comando do ‘Domingão do Faustão’. Ao todo, foram 32 anos no ar liderando a audiência nos domingos. As informações são do portal R7.

O contrato de Faustão não sera renovado, e chega ao fim em dezembro de 2021. O motivo seria a renovação da grade de programas da Globo no ano seguinte, o que não está nos planos do apresentador.

Ainda é estudado se o ‘Domingão’ será mantido no ar ou não. Faustão chegou a receber uma proposta de um programa nas noites das quintas, em um horário diferente, mas recusou.

Continuar Lendo

Cotidiano

Pernambuco recebe mais de 38 mil doses da CoronaVac nesta segunda

O carregamento deve chegar ao aeroporto do Recife durante a tarde.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

Um carregamento com 38.400 doses da CoronaVac deve chegar ao Aeroporto do Recife nesta segunda-feira (25). A previsão é de que o voo com o imunizante, produzido em parceria com instituto Butantan, saia do Aeroporto de Guarulhos às 12h15 e desembarque em solo pernambucano às 15h20.

Ao chegar no Estado, as vacinas devem seguir para a Central de Armazenamento de Vacinas, na Zona Norte do Recife.

Vacinação em Pernambuco

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), mais de 34 mil pessoas que fazem parte dos grupos prioritários receberam a primeira dose da vacina e agora aguardam a segunda aplicação.

As primeiras doses da vacina da farmacêutica AstraZeneca e da Universidade de Oxford, desenvolvida em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e produzidas pelo Instituto Serum, na Índia, chegaram em Pernambuco na madrugada do domingo (24).

O Estado já recebeu 270 mil doses da CoronaVac e 84 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca.

*Com informações NE10 Interior

Continuar Lendo

Brasil

Mulher mata a filha de 5 anos e arranca olhos e língua da criança com tesoura

Quando os militares chegaram na residência, encontraram o corpo da menina, com os órgãos próximo ao corpo, e a mãe bastante transtornada.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/NN1/Rota do Sertão)

Um crime bárbaro foi registrado pela Polícia Militar na tarde desse domingo, 24, no Povoado de São Cristóvão, em Maravilha, Sertão de Alagoas. De acordo com a polícia, uma mãe que teria transtornos mentais matou a filha, uma menina de apenas 5 anos, e arrancou os olhos e a língua da criança com uma tesoura.

A informação foi confirmada pelo TNH1 com o 7º Batalhão da PM, que atendeu a ocorrência no interior alagoano. O avô da menina teria acionado a polícia após a mãe se trancar no banheiro com a própria filha. Quando os militares chegaram na residência, encontraram o corpo da menina, com os órgãos próximo ao corpo, e a mãe bastante transtornada.

A mulher foi identificada como Josimare Gomes da Silva, de 30 anos, e a criança era Brenda Carollyne Pereira da Silva, de apenas 5 anos.

Como a mulher estava muito agitada e havia o relato de que ela teria problemas psiquiátricos, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também esteve presente para levá-la ao Hospital Regional de Santana do Ipanema. Ela foi sedada e posteriormente encaminhada para a Delegacia Regional de Delmiro Gouveia.

O Instituto Médico Legal (IML) também esteve no local e, de acordo com o 7º BPM, informou inicialmente que a morte da criança ocorreu devido aos ferimentos provocados por tesoura.

Alguns sites do interior noticiaram que o pai da menina mora fora de Alagoas. O TNH1 também confirmou que a mulher está presa na Delegacia Regional de Delmiro Gouveia, que era a unidade policial plantonista da região no final de semana, mas que o caso será investigado pela delegacia da cidade de Maravilha.

*Com informações TNH1

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.