Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Preso suspeito de liderar grupo de cambistas da Copa

O inglês Raymond Whelan, de 64 anos, é,para a polícia, o líder da máfia dos ingressos que opera nas barbas da federação.

Avatar

Publicado

Ray Whelan chega na 18ª DP, na Praça da Bandeira, Zona Norte do Rio (Foto: Marcos de Paula/Estadão Conteúdo)A Polícia Civil do Rio prendeu, dentro do Copacabana Palace, na tarde desta segunda-feira, o diretor da empresa Match – uma agência que opera para a Fifa. O inglês Raymond Whelan, de 64 anos, é, para a polícia, o líder da máfia dos ingressos que opera nas barbas da federação, com envolvimento de altos funcionários. A investigação da operação Jules Rimet concluiu que Whelan estaria acima do franco-argelino Lamine Fofana, um dos onze presos na semana passada. A Match tem direitos exclusivos para a venda de pacotes para o Mundial.

Na suíte de Whelan foram apreendidos cerca de cem ingressos para a Copa do Mundo no Brasil – a polícia ainda não detalhou para quais partidas. O diretor da Match saiu pela porta dos fundos do hotel e os policiais não deram declarações. A detenção foi feita com base em um mandado de prisão temporátia expedido pela Justiça do Rio, nesta manhã. O acusado foi levado para a 18ª DP (São Cristóvão), delegacia que conduziu a investigação, com o delegado Fábio Barucke.

Whelan teve o passaporte apreendido e, portanto, está impedido de deixar o país até que os crimes de que é acusado estejam esclarecidos. De acordo com a Polícia Civil, ele está no Brasil desde 2012 e tem dois filhos. O delegado do caso pediu ao Copacabana Palace as imagens do circuito interno de TV desde o início da Copa do Mundo, para investigar quem teve contato com Whelan – e, principalmente, com que frequência ele se encontrava com o franco-argelino Lamine Fofana.

Foi através do celular de Fofana que Whelan – conhecido como Ray – foi descoberdo. A Fifa, até esta manhã, recusava-se a fornecer a lista de nomes e telefones de seus credenciados no Brasil. Como não tinham em mãos os números, os policiais descobriram o prefixo de celular que era usado nos telefones de trabalho da federação. Ao discarem o prefixo no celular de Fofana, apreendido, foram descobertos os 900 contatos – entre ligações e mensagens – entre o franco-argelino e o inglês, identificado na memória do celular como “Ray Brasil”.

Argelino está entre os detidos por cambismo e lavagem de dinheiro no Rio (Foto: Mariucha Machado/G1)

Ainda que Whelan não seja um funcionário da Fifa, ele atua em nome da entidade na organização de pacotes e até do credenciamento de hotéis para o Mundial. Nos últimos dias, tem sido a porta-voz da Fifa quem tem respondido pelos problemas, e não um representante da Match. A empresa é ainda controlada pela Infront, uma companhia que tem como acionista Phillip Blatter, sobrinho do presidente da Fifa, Joseph Blatter.

A suspeita sobre Whelan surgiu depois que a polícia descobriu um grupo que comercializava há meses ingressos para a Copa. Na semana passada, onze deles foram presos. Inicialmente, a suspeita era de que o franco-argelino Lamine Fofana fosse o responsável pela quadrilha. Mas escutas telefônicas apontaram que havia alguém acima de Fofana, com todos os privilégios e condições de abastecer o grupo com as melhores entradas para o Mundial, muitas delas de camarote.

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Vacinas chegam a 100% dos municípios Pernambucanos

Primeira fase beneficiará idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas, índios aldeados e trabalhadores da linha de frente do enfrentamento da Covid-19.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

Todas as cidades de Pernambuco estão em posse das vacinas, destinadas para essa primeira etapa da vacinação contra a Covid-19. Na manhã desta quarta-feira (20), cinco cidades da Mata Norte fizeram a retirada do imunizante na XII Gerência Regional de Saúde (Geres), com sede em Goiana, totalizando os 184 municípios pernambucanos e o arquipélago de Fernando de Noronha. As doses estavam disponíveis para retirada desde a última terça (19).

“Reforço a importância de todos seguirem as recomendações pactuadas para beneficiar, neste primeiro momento, os idosos em instituições de longa permanência, pessoas com deficiência institucionalizadas, índios aldeados e os trabalhadores de saúde de UTI e enfermarias Covid ou, de acordo com a realidade de cada cidade, a gradação de serviços que atuam na linha de frente do enfrentamento”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo.

.:: Leia também: Vacinação contra a covid-19 já começa em cidades da Mata Sul

.:: Leia também: Saiba quantas vacinas da Covid-19 são destinadas a cada município da Mata Sul

O secretário também destacou a agilidade da entrega das vacinas para todas as 12 Geres, 18 horas após a chegada da primeira remessa do Ministério da Saúde. “Isso ratifica a expertise que ganhamos ao longo de diversas campanhas de vacinação e o trabalho dedicado das nossas equipes para começar com agilidade a proteção dos pernambucanos contra o novo coronavírus”, afirmou.

O gestor ainda reforçou o apoio da Secretaria de Defesa Social (SDS), incluindo servidores das Polícias Militar, Civil e Científica e do Corpo de Bombeiros Militar, para garantir a segurança das entregas.

*Com informações Portal Folha de Pernambuco.

Continuar Lendo

Cotidiano

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos

Kamala Harris fez o juramento e é a nova vice-presidente do país

Redação PortalPE10

Publicado

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos – (Foto: Andrew Caballero-Reynolds/AFP)

O democrata Joe Biden tomou posse, nesta quarta-feira (20), como 46º presidente dos Estados Unidos, em cerimônia marcada pela pandemia e ausência de seu antecessor Donald Trump, que deixou Washington poucas horas antes para a Flórida.

Biden, de 78 anos, prestou juramento às 11h50 (hora de Washington; 13h50 em Brasília) perante o presidente da Suprema Corte, John Roberts, em cerimônia solene diante do Capitólio.

O ato foi marcado pela pandemia e pelas fortes medidas de segurança após a tomada do prédio do Congresso no último dia 6 de janeiro.

“Hoje é um dia de história e esperança. Hoje é o dia dos Estados Unidos. A democracia prevaleceu”, disse Biden em seu discurso de posse, no qual pediu a “unidade” do país e prometeu ser o presidente de todos os americanos.

No discurso, o democrata ainda afirmou que irá defender a constituição, a democraria e os Estados Unidos. “Darei a vocês tudo o que posso a serviço do povo. Juntos, construiremos uma história de luz e não de sombras, de decência, de dignidade e de amor”, disse Biden.

Os Estados Unidos enfrentam “a ascensão do extremismo político, a supremacia branca, o terrorismo doméstico, que é algo que devemos enfrentar e que vamos derrotar”, disse Biden

Pouco antes do juramento de Biden, Kamala Harris foi empossada como a primeira vice-presidente dos Estados Unidos, tornando-se também a primeira pessoa negra de origem indiana a ocupar o cargo.

Harris, de 56 anos, prestou juramento com uma mão na Bíblia perante a progressista juíza da Suprema Corte Gloria Sotomayor, que foi a primeira latina a ser eleita magistrada do tribunal superior.

Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos (Foto: Saul Loeb/AFP)

Entre os juramentos, houve a apresentação das cantoras Lady Gaga, que cantou o hino dos Estados Unidos, e Jennifer Lopez.

*Com informações AFP

Continuar Lendo

Cotidiano

Homem é assassinado a tiros e mulher é baleada em Sirinhaém

Ninguém foi preso até o momento desta publicação. A motivação do crime ainda não foi identificada. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/Whatsapp)

Um homem foi assassinado a tiros e uma mulher foi baleada na noite de terça-feira (19) no bairro Ibiratinga, em Sirinhaém, no Litoral Sul de Pernambuco. De acordo com a informações, o homem identificado por José Welington da Silva, de 21 anos estava próximo a sua residência, quando elementos armados se aproximaram e efetuaram vários disparos contra ele que não resistiu e veio a óbito.

Ainda segundo informações, uma mulher que seria companheira da vítima acabou sendo baleada e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para um hospital local.

Ninguém foi preso até o momento desta publicação. O corpo de José Welington foi encaminhado para o IML. A motivação do crime ainda não foi identificada. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.