Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Professores desenvolvem projeto pioneiro em Palmares

O projeto constituía de slides específicos, para cada “descritor” proposto pelo MEC e pela Secretária de Educação

Avatar

Publicado

Destrinchando Descritores, esse é nome do projeto da equipe de professores das áreas de matemática, pedagogia e biologia da Rede Municipal de ensino da cidade de Palmares ,na Mata Sul.

O projeto teve inicio quando um grupo de professores  se reuniram para preparar os alunos  para as avaliações do Governo Federal  (Prova Brasil e SAEPE) . Em entrevista ao PortalPE10 um dos idealizadores do projeto o professor Alexandre Silva disse que inicialmente, a pretensão era abordar as disciplinas de Português e Matemática, porém por falta de pessoal e outros problemas de ordem técnica só foi possível tratar da disciplina de matemática.

Após reuniões os professores Alexandre Silva, Gilvânia Ribeiro, Josenilda Nogueira, Davi Venância, Hannah Paola e Kátia Simone tiveram a idéia de criar uma equipe que utilizava aproximadamente entre 60 e 70 minutos da aula a cada 15 dias para abordar de forma aprofundada e contextualizada “dois” descritores por vez. “Tudo era realizado na presença do professor titular onde este rotineiramente tirava suas dúvidas com a equipe a respeito de algum ponto do conteúdo, bem como, participava da dinâmica da aula. Após a aula o professor titular era orientado pela nossa equipe a continuar explorando o conteúdo vivenciado naquele momento.”

“Nossa maior preocupação era com a formatação da aula, pois do que adiantaria tomar entre 60 e 70 minutos de aula do professor titular para abordar o conteúdo da mesma forma que ele”, disse.

O projeto constituía de slides específicos, para cada “descritor” proposto pelo MEC e pela Secretária de Educação do Estado de Pernambuco, sempre contextualizando com desenhos animados, seriados e outros programas apresentados pelas redes de televisão para dali começar a abordagem do conteúdo (descritor).

“Um das nossas metas é que os estudantes, a cada aula fossem desafiados a estudar mais, a buscar resolver prováveis exemplos de questões das avaliações vindouras, a participar dos encontros futuros com a equipe, bem como, a compreender a importância de se aprofundar em cada descritor estudado.”

Segundo Alexandre a cada slide estudado o professor titular e os estudantes começaram a perceber  alguns conceitos matemáticos, bem como, algumas expressões utilizadas nos desenhos (Pica Pau, Pernalonga, Animaniacos e Tom e Jerry)

Números do Projeto Destrinchando Descritores:

Durante 05 meses, contando no total de 12 descritores (1º ao 12º) abordados, atendemos  a 86% das turmas de 5º Anos / 4º Série da rede municipal de ensino em  Palmares. Obtivemos avanços significativos na margem de até 21% na média geral.

Alexandre conta que antes da Equipe Destrinchando Descritores iniciar os trabalhos houve um simulado que foi aplicado em toda a rede municipal de ensino. A partir desses dados iniciais fizeram a comparação com um segundo simulado que foi aplicado pela equipe DD após a abordagem de doze descritores. E os resultados foram muito satisfatórios, atingindo a margem de 21% de avanço em apenas 05 meses.

O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Ele é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep (Prova Brasil). Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. “Diante do nosso trabalhado realizado em 2013 estamos convictos que teremos resultados positivos no Ideb estamos no caminho certo, com essa nova sistemática de ensino, para trazer relevantes avanços à educação nacional.”  

A meta da equipe agora é levar o projeto para outras cidades em 2014 “Queremos contribuir ainda mais com educação não só em Palmares ,mais em outras cidades do estado , o intuito do projeto é preparar ainda mais esses estudantes para os desafios que são as avaliações do Governo Federal” conclui Alexandre.”  

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Jovens que morreram em acidente iriam passar o final de semana em Tamandaré

Veículo em que elas estavam colidiu com uma van na PE-126, em Catende.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução)

As três jovens que morreram no grave acidente entre uma van de transporte alternativo e um carro na PE-126 em Catende na manhã deste sábado (23) iriam passar o final de semana em Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco. As vítimas são de São Domingos, distrito-sede do município de Brejo da Madre de Deus e de Santa Cruz do Capibaribe.

Vitória Queiroz Honorato, Cibelle Teodozio Santos e Isabella Lima não resistiram aos ferimentos e morreram no local do acidente. O motorista do veículo em que elas estavam acabou sendo preso. De acordo com a polícia ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em Palmares onde foi realizado o teste do bafômetro que apontou 1.3 ml de álcool por litro de ar expelido, o permitido é de 0,33 ml. Ele aguarda à audiência de custódia que deve acontecer na manhã de domingo (23), em Palmares.

.:: Leia também: Vídeo mostra vítimas nas ferragens após acidente que matou 3 na PE-126, em Catende

.:: Leia também: Após acidente em Catende motorista do Corolla faz teste do bafômetro e é preso pela polícia

No carro haviam seis pessoas, três homens e três mulheres, os dois homens foram socorridos para a emergência do Hospital Regional de Palmares (HRP).

O motorista da van que faz a linha Catende/Palmares contou que havia saído de Palmares e estava seguindo para Catende, quando em uma curva o motorista do Corolla teria perdido o controle e invadido a pista contraria, causando a colisão.

Os passageiros da van tiveram ferimentos leves e foram encaminhados para o Hospital Regional de Palmares (HRP), o estado de saúde deles ainda não foi divulgado.

Continuar Lendo

Cotidiano

MPPE recomenda aos prefeitos de Maraial e Jaqueira obedecer plano de vacinação contra Covid-19

Por fim, o MPPE recomendou às Polícias Civil e Militar que adotem as providências legais cabíveis para aqueles que insistirem em descumprir essas mesmas normas.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio das Promotorias de Justiça locais, recomendou aos prefeitos e secretários de Saúde de São Lourenço da Mata, Chã de Alegria, Glória do Goitá, Macaparana, Maraial, Terra Nova, Passira, Jaqueira, Ibirajuba, Cabrobó, Custódia, Afrânio e Dormentes que cumpram rigorosamente o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19, a Portaria GM/MS nº 69/2021 e demais atos normativos e/ou legislativos pertinentes, em especial, pactuações estaduais.

O ato das Promotorias de Justiça das quatro cidades segue a Recomendação PGJ nº 01/2021,que orienta os promotores de Justiça de todo o Estado de Pernambuco com atribuição na defesa da saúde e criminal a adotar providências para acompanhar de perto a execução das ações de vacinação contra a Covid-19 por parte dos municípios pernambucanos.

O plano nacional de vacinação é destinado aos responsáveis pela gestão da operacionalização e monitoramento da vacinação contra a Covid-19 nas instâncias federal, estadual e municipal, e tem como objetivo instrumentalizar a operacionalização da vacinação contra o novo coronavírus, definindo grupos prioritários, população-alvo, capacitações e estratégias para a vacinação. Já a Portaria GM/MS nº 69/2021 institui a obrigatoriedade do registro de aplicação de vacinas contra o novo coronavírus nos sistemas de informação do Ministério da Saúde.

Assim, o MPPE recomendou aos gestores desses 13 municípios que cumpram os referidos atos e obedeçam a ordem de prioridade da vacinação contra a Covid-19 em cada unidade de saúde contemplada, estabelecendo a classificação de risco de contágio a ser efetivada por profissional, servidor, órgão, comissão ou entidade acreditada para esse fim, sob pena de, em caso descumprimento, serem adotadas as medidas cíveis, criminais e administrativas cabíveis.

Os gestores municipais também devem promover ações visando dar transparência à execução da vacinação em seus municípios, divulgando semanalmente as metas vacinais atingidas. Outra recomendação diz respeito à elaboração de um plano de vacinação local, com a adequação das unidades destinadas à sua execução e o registro diário das informações no sistema informatizado SI-PNI, sem prejuízo de outros correlatos (caso existam), em cumprimento à portaria do Ministério da Saúde.

Ainda de acordo com a recomendação, tanto prefeitos quanto secretários municipais de Saúde deverão informar se houve compra pelo município, disponibilização pela Secretaria Estadual de Saúde e/ou Ministério da Saúde, dos insumos necessários à concretização do plano de vacinação, tais como seringas, agulhas, caixas para descarte de resíduos, algodão, refrigeradores, acondicionamento adequado, entre outros. O quantitativo de vacinas recebidas pelo município, bem como de indivíduos que receberam a primeira e/ou segunda dose das vacinas também, deve ser informado pelos municípios.

Já aos conselheiros municipais desses 13 municípios, o MPPE recomendou que exerçam, no âmbito de suas atribuições, o controle social que lhes foi atribuído pela Lei nº 8.142/90, fiscalizando a execução dos planos locais de vacinação contra a Covid-19, e encaminhando relatórios semanais das suas atividades às referidas Promotorias de Justiça locais.

Os que insistirem em descumprir as normas sanitárias sobre a vacinação e distanciamento social poderão responder pelo crime de medida sanitária preventiva destinada a impedir a introdução ou propagação de doença contagiosa (art. 268 do Código Penal).

Por fim, o MPPE recomendou às Polícias Civil e Militar que adotem as providências legais cabíveis para aqueles que insistirem em descumprir essas mesmas normas.

As recomendações foram publicadas no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta quinta e sexta-feira (21 e 22 de janeiro). Ao longo dessa semana o MPPE emitiu recomendações semelhantes para outros cinco municípios.

*Com informações MPPE

Continuar Lendo

Cotidiano

Após acidente em Catende motorista do Corolla faz teste do bafômetro e é preso pela polícia

Batida foi entre van de transporte alternativo e carro de passeio modelo Corolla na PE-126, em Catende, neste sábado (23).

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

O motorista do veículo modelo Corolla foi preso na tarde deste sábado (23) após se envolver em um grave acidente de trânsito na PE-126, em Catende, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. De acordo com a polícia o condutor do veículo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil em Palmares onde foi realizado o teste do bafômetro que apontou 1.3 ml de álcool por litro de ar expelido, o permitido é de 0,33 ml. Ele foi preso pelo Delegado de Plantão e aguarda à audiência de custódia que deve acontecer na manhã de domingo (23), em Palmares.

No veículo estavam seis pessoas, três homens e três mulheres, eles são de Santa Cruz do Capibaribe e São Domingos. As três mulheres não resistiram aos ferimentos o vieram a óbito, elas foram identificadas por Vitória Queiroz Honorato, Cibelle Teodozio Santos e Isabele as idades das vítimas não foram divulgadas.

O motorista da Van também realizou o teste do bafômetro e o resultado foi normal

Vídeos enviados ao PortalPE10 mostram as vítimas ainda presas às ferragens após o acidente.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.