Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Professores desenvolvem projeto pioneiro em Palmares

O projeto constituía de slides específicos, para cada “descritor” proposto pelo MEC e pela Secretária de Educação

Avatar

Publicado

Destrinchando Descritores, esse é nome do projeto da equipe de professores das áreas de matemática, pedagogia e biologia da Rede Municipal de ensino da cidade de Palmares ,na Mata Sul.

O projeto teve inicio quando um grupo de professores  se reuniram para preparar os alunos  para as avaliações do Governo Federal  (Prova Brasil e SAEPE) . Em entrevista ao PortalPE10 um dos idealizadores do projeto o professor Alexandre Silva disse que inicialmente, a pretensão era abordar as disciplinas de Português e Matemática, porém por falta de pessoal e outros problemas de ordem técnica só foi possível tratar da disciplina de matemática.

Após reuniões os professores Alexandre Silva, Gilvânia Ribeiro, Josenilda Nogueira, Davi Venância, Hannah Paola e Kátia Simone tiveram a idéia de criar uma equipe que utilizava aproximadamente entre 60 e 70 minutos da aula a cada 15 dias para abordar de forma aprofundada e contextualizada “dois” descritores por vez. “Tudo era realizado na presença do professor titular onde este rotineiramente tirava suas dúvidas com a equipe a respeito de algum ponto do conteúdo, bem como, participava da dinâmica da aula. Após a aula o professor titular era orientado pela nossa equipe a continuar explorando o conteúdo vivenciado naquele momento.”

“Nossa maior preocupação era com a formatação da aula, pois do que adiantaria tomar entre 60 e 70 minutos de aula do professor titular para abordar o conteúdo da mesma forma que ele”, disse.

O projeto constituía de slides específicos, para cada “descritor” proposto pelo MEC e pela Secretária de Educação do Estado de Pernambuco, sempre contextualizando com desenhos animados, seriados e outros programas apresentados pelas redes de televisão para dali começar a abordagem do conteúdo (descritor).

“Um das nossas metas é que os estudantes, a cada aula fossem desafiados a estudar mais, a buscar resolver prováveis exemplos de questões das avaliações vindouras, a participar dos encontros futuros com a equipe, bem como, a compreender a importância de se aprofundar em cada descritor estudado.”

Segundo Alexandre a cada slide estudado o professor titular e os estudantes começaram a perceber  alguns conceitos matemáticos, bem como, algumas expressões utilizadas nos desenhos (Pica Pau, Pernalonga, Animaniacos e Tom e Jerry)

Números do Projeto Destrinchando Descritores:

Durante 05 meses, contando no total de 12 descritores (1º ao 12º) abordados, atendemos  a 86% das turmas de 5º Anos / 4º Série da rede municipal de ensino em  Palmares. Obtivemos avanços significativos na margem de até 21% na média geral.

Alexandre conta que antes da Equipe Destrinchando Descritores iniciar os trabalhos houve um simulado que foi aplicado em toda a rede municipal de ensino. A partir desses dados iniciais fizeram a comparação com um segundo simulado que foi aplicado pela equipe DD após a abordagem de doze descritores. E os resultados foram muito satisfatórios, atingindo a margem de 21% de avanço em apenas 05 meses.

O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, uma das primeiras iniciativas brasileiras para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Ele é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep (Prova Brasil). Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. “Diante do nosso trabalhado realizado em 2013 estamos convictos que teremos resultados positivos no Ideb estamos no caminho certo, com essa nova sistemática de ensino, para trazer relevantes avanços à educação nacional.”  

A meta da equipe agora é levar o projeto para outras cidades em 2014 “Queremos contribuir ainda mais com educação não só em Palmares ,mais em outras cidades do estado , o intuito do projeto é preparar ainda mais esses estudantes para os desafios que são as avaliações do Governo Federal” conclui Alexandre.”  

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Em comício, Obama diz que Casa Branca errou na gestão da pandemia

“Essa pandemia teria sido difícil para qualquer presidente administrar”, mas “a ideia de que, de alguma forma, a Casa Branca fez algo além de arruinar tudo é tola”, continuou.

Marcos Philipe Passos

Publicado

(Foto: Fabrizio Bensch/Reuters)

(Foto: Fabrizio Bensch/Reuters)

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, atacou neste sábado (24) o atual presidente Donald Trump por sua gestão da pandemia da covid-19, durante um evento de campanha em apoio ao candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden.

“Oito meses após o início desta pandemia, o número de novos casos continua batendo recordes”, disse o ex-presidente durante um comício democrata realizado em Miami, na Flórida, dez dias antes das eleições de 3 de novembro.

“Essa pandemia teria sido difícil para qualquer presidente administrar”, mas “a ideia de que, de alguma forma, a Casa Branca fez algo além de arruinar tudo é tola”, continuou.

Diante de um público que chegou de carro para um comício realizado na modalidade “drive-in”, Obama, o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos, criticou Trump por não ter um plano de combate à pandemia.

“Donald Trump não vai nos proteger agora, de improviso. Ele sequer é capaz de tomar as precauções mais elementares para se proteger”, disse ironicamente, três semanas após a hospitalização do presidente republicano, que contraiu o vírus.

“Ele sequer reconhece que há um problema”, continuou Obama, em resposta às declarações feitas neste sábado por Trump, que durante um comício na Carolina do Norte previu que, no dia seguinte à eleição, não se falará mais sobre a pandemia.

Este é o segundo ato em poucos dias em que Obama participa em apoio ao seu ex-vice-presidente.

Em Miami, Obama pediu a mobilização massiva do eleitorado democrata da Flórida, um estado-chave que o apoiou em 2008 e 2012, mas no qual Trump venceu em 2016.

“Você me escolheu duas vezes, Flórida. Agora peço que escolha Joe”, concluiu.

*Com informações AFP

Continuar Lendo

Cotidiano

VÍDEO: chineses impressionam e mudam de lugar prédio de 7 mil toneladas

Na “caminhada”, a estrutura percorreu 60 metros em 18 dias entre setembro e outubro.

Marcos Philipe Passos

Publicado

(Foto: Reprodução/YouTube)

(Foto: Reprodução/YouTube)

Um prédio antigo de 7 mil toneladas em Xangai, na China, foi mudado de lugar graças a pernas robóticas instaladas na base do edifício. Na “caminhada”, a estrutura percorreu 60 metros em 18 dias entre setembro e outubro. As informações são do G1. Veja no vídeo abaixo.

A edificação abrigava uma escola primária e precisou dar lugar a um moderno centro comercial previsto para ficar pronto em 2023. Para não demolir o prédio construído em 1935, as autoridades decidiram mudá-lo de lugar.

Assim, operários instalaram cerca de 200 suportes na base do prédio que se moviam alternadamente — o que dá a impressão de que o prédio estava caminhando.

Segundo a emissora estatal chinesa CGTN, prédios do tipo geralmente são movidos por uma espécie de trilhos. Como não era possível usar esse método para a antiga escola, os engenheiros decidiram aplicar a técnica que se assemelha a uma caminhada.

Continuar Lendo

Cotidiano

Mulher vê filme adulto gay e descobre que marido é um dos atores do filme

Segundo a reportagem, na gravação, usando a aliança do casamento, o homem identificado apenas como Brandon fazia cenas quentes com vários outros parceiros.

Marcos Philipe Passos

Publicado

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

Uma mulher de 26 anos assistiu a um filme pornô após o marido ir dormir e teve uma surpresa: enquanto escolhia um vídeo entre homens, ela viu o rosto de seu companheiro na tela, de acordo com informações do UOL.

Segundo a reportagem, na gravação, usando a aliança do casamento, o homem — identificado apenas como Brandon — fazia sexo com vários outros parceiros.

Confusa, a mulher que disse ter sempre preferido ver filmes pornôs gays fez um post no Reddit em busca de ajuda. Após a descoberta, os dois passaram a dormir em casas diferentes, e ela se submeteu a exames para detectar possíveis doenças sexualmente transmissíveis.

“Vou tentar não deixar isso muito explícito, mas cliquei em um vídeo aleatório e, definitivamente, era meu marido (na tela). O rosto dele estava plenamente visível, várias tatuagens específicas. Era ele. Eu sabia, sem sombra de dúvidas, que aquilo aconteceu depois de nos casarmos, porque ele estava com a droga da aliança”, escreveu a usuária anônima.

“Eu fiquei furiosa e enojada. Ele fez sexo sem proteção com vários homens. A única coisa em que eu pensava era em DSTs. Eu não consegui dormir à noite. Pedi para sair do meu trabalho também. A primeira coisa que fiz foi procurar uma clínica grátis e passar por exames. Não voltei para casa desde então. Não consigo nem olhar para ele. Estou brava para c…”, concluiu ela em seu desabafo.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.