Cotidiano
Prouni oferece mais de 191.000 bolsas de estudo
Programa custeia mensalidades em universidades; inscrições seguem até sexta

O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferecerá neste ano 191.625 bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Destas, 131.636 são integrais, que cobrem todo o valor da mensalidade, e 59.989 são parciais, que custeiam 50% do valor total do curso. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. As inscrições ao programa seguem abertas até as 23h59, no horário de Brasília, da próxima sexta-feira, dia 17.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), as bolsas de estudo são para mais de 25.000 cursos de 1.116 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil. Administração é a graduação com a maior oferta de benefícios: 21.252.
Até o início da tarde desta segunda-feira, o programa já contabilizava mais de 177.000 inscritos. Em 2013, 1.032.873 estudantes se cadastraram no programa.
A exemplo do que ocorre com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cada estudante pode escolher até duas opções de curso e acompanhar ao longo do período de inscrições a nota de corte de cada um. Caso entenda que tenha mais chances de ser selecionado em outra carreira, o estudante pode alterar sua inscrição.
A seleção para o Prouni também é feita por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, além de ter realizado a edição 2013 da prova, os estudantes que desejarem concorrer às bolsas integrais devem comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio (1 086 reais) por pessoa. Já as bolsas parciais são destinadas aos que possuem renda familiar de até três salários mínimos (2 172 reais) por pessoa. Neste caso, se julgar necessário, o aluno pode recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para arcar com o valor restante do curso.
Brasil
Mãe que arrancou os olhos da filha e um pedaço da língua com tesoura diz que a criança estava possuída
Em depoimento concedido aos policiais da Delegacia Regional de Santana do Ipanema, Josimare Gomes da Silva, de 30 anos, que matou a própria filha nesse domingo (24), na cidade sertaneja de Maravilha, disse que a criança estava possuída por demônios.
Segundo a suspeita, que arrancou os olhos e parte da língua da filha com uma tesoura, apenas o demônio morreu e a criança estaria viva.
“Os olhos caíram no ralo depois que eu arranquei, mas foi do demônio, minha filha está viva”, teria dito ela, com demonstrações claras de que sofre de problemas psiquiátricos.
Josimare está sob efeitos de medicamentos e segue presa na Delegacia de Delmiro Gouveia, onde permanece à disposição da Justiça.
Policiais que atenderam a ocorrência se surpreenderam ao encontrar a criança sem os olhos, já morta, e a mãe rezando sobre o corpo.
Sobre o caso:
Na noite deste domingo (24) uma mãe que apresentava um quadro grave de depressão e outros problemas psiquiátricos, matou a própria filha de apenas cinco anos de idade. O caso foi registrado no município de Maravilha, no Sertão alagoano.
De acordo com informações, após matar a menina, a mãe, que não teve a identidade revelada, ficou ao lado do corpo da filha, rezando um terço. Ela foi presa em flagrante sem resistir à prisão. Policiais do 7º Batalhão de Polícia Militar (7GBM) encaminharam a mulher até à Delegacia Regional de Polícia Civil.
*Com informações 7Segundos
Brasil
(Vídeo) Mãe amarra bebê com corda e chama filha de “ratazana”
Conselho Tutelar encaminhou o bebê aos cuidados da avó materna.
Uma denúncia de maus tratos a uma bebê resultou na prisão da mãe da criança. O caso foi registrado neste domingo (24) em Girau do Ponciano, no Agreste de Alagoas.
A denúncia foi feita pela avó da criança, que mora na zona rural do município.
A Patrulha Maria da Penha foi acionada e quando os policiais chegaram ao local da denúncia, a avó mostrou o vídeo onde a criança está com as mãos e pés amarrados. Durante o vídeo gravado pela própria genitora, a menina é chamada de “ratazana”.
Os policiais acionaram o Conselho Tutelar que encaminhou o bebê aos cuidados da avó paterna.
A idosa relatou que o filho dela, pai do bebê, mora em outro estado e é separado da mãe da criança.
*Com informações 7Segundos.
Cotidiano
Após 32 anos, Faustão deixa a Rede Globo em dezembro
O contrato de Faustão não sera renovado, e chega ao fim em dezembro de 2021. O motivo seria a renovação da grade de programas da Globo no ano seguinte, o que não está nos planos do apresentador.
O apresentador Fausto Silva chegou a um consenso com a Rede Globo, e deixará o comando do ‘Domingão do Faustão’. Ao todo, foram 32 anos no ar liderando a audiência nos domingos. As informações são do portal R7.
O contrato de Faustão não sera renovado, e chega ao fim em dezembro de 2021. O motivo seria a renovação da grade de programas da Globo no ano seguinte, o que não está nos planos do apresentador.
Ainda é estudado se o ‘Domingão’ será mantido no ar ou não. Faustão chegou a receber uma proposta de um programa nas noites das quintas, em um horário diferente, mas recusou.
-
Pernambucoem 24/01/2021 15:36
Motorista de acidente com morte de três jovens na PE-126 é solto após pagar fiança de R$ 3 mil
-
Cotidianoem 24/01/2021 15:44
Acidente deixa criança e quatro adultos feridos em Gameleira
-
Mata Sulem 24/01/2021 10:59
Um dia após tentar suicídio, homem mata sua própria mulher a facadas em Barreiros, PE
-
Brasilem 25/01/2021 17:11
Mãe que arrancou os olhos da filha e um pedaço da língua com tesoura diz que a criança estava possuída
-
Cotidianoem 24/01/2021 15:10
Corpos das três jovens que morreram em acidente são liberados do IML e seguem para São Domingos
-
Brasilem 25/01/2021 11:33
Mulher mata a filha de 5 anos e arranca olhos e língua da criança com tesoura
-
Palmaresem 25/01/2021 09:16
Jovem de 18 anos da cidade de Palmares morre afogado na praia de Porto de Galinhas,PE
-
Pernambucoem 24/01/2021 09:30
Corpos das 3 vítimas do acidente na PE-126 em Catende ainda estão no IML