Nos siga nas redes sociais

Entretenimento

Quino, cartunista argentino criador de Mafalda, morre aos 88 anos

Informação foi confirmada pelo editor Daniel Divinsky. Personagem mais famosa do autor, uma garotinha de 6 anos preocupada com problemas sociais, foi traduzida para mais de 30 idiomas.

Lucas Passos

Publicado

Nesta foto de arquivo de 15 de setembro de 2014, o cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, também conhecido como Quino, posa ao lado de sua personagem Mafalda na exposição ‘O Mundo Segundo Mafalda’, em Buenos Aires, na Argentina — Foto: Natacha Pisarenko/AP/Arquivo

Quino, cartunista argentino conhecido por criar as histórias em quadrinhos da personagem Mafalda, morreu aos 88 anos, confirmou o editor Daniel Divinsky, pelo Twitter.

“Quino morreu. Todas as pessoas boas do país e do mundo ficarão de luto por ele”, escreveu ele. A causa da morte não foi oficialmente divulgada. Segundo a imprensa argentina, o artista sofreu um acidente vascular cerebral nos últimos dias.

O cartunista argentino Joaquín Salvador Lavado, também conhecido como Quino, durante entrevista coletiva em Buenos Aires, na Argentina, em maio de 2014 — Foto: Eduardo Di Baia/AP/Arquivo

Joaquín Salvador Lavado foi o criador das histórias em quadrinhos mais traduzidas da língua espanhola. Ele nasceu em 1932, em Mendoza, na Argentina, onde voltou a morar em 2017, após a morte de sua mulher, Alicia Colombo.

Seu nome é sempre associado ao de sua personagem mais famosa, que completou 56 anos nesta segunda-feira (29). A questionadora menininha de seis anos, fã de Beatles, ficou famosa pela preocupação em combater os problemas sociais e a sopa no jantar.

Criação de Mafalda

Quino criou Mafalda já em seu primeiro emprego como desenhista publicitário, em 1962. A garotinha seria personagem de uma peça de propaganda, que foi rejeitada por jornais na época.

O autor retomou o personagem em 1964. A primeira tirinha foi publicada no dia 29 de setembro daquele ano. A partir de então, as historinhas, agora sem objetivo publicitário, acabaram aparecendo em jornais do mundo todo. Mais tarde, os livros de Mafalda foram traduzidos para mais de 30 idiomas.

Mafalda, de Quino está em lugar destacado na exposição no Espaço Cultural Renato Russo — Foto: Reprodução/Quino

A personagem também virou protagonista de um filme, produzido na Argentina e lançado em 1982.

Além da garotinha, as tirinhas também tornaram célebres personagens como Manolito, Susanita, Guille, Filipe e Libertad.

Em 1973, após quase 2 mil tirinhas, Quino decidiu que não desenharia mais Mafalda.

O cartunista Joaquin Salvador Lavado, também conhecido como Quino, posa ao lado de uma escultura de sua personagem Mafalda, em Oviedo, na Espanha. Foto de outubro de 2014 — Foto: Miguel Riopa/AFP/Arquivo

Em uma entrevista em 2014, questionado se a personagem manteria seu olhar crítico ao mundo tantos anos depois, Quino disse que sim. “E tem mais argumentos ainda. Se você ver os jornais, não precisa nem perguntar o porquê.”

Depois de abandonar a personagem, Quino continuou a criar histórias com tom político, muitas vezes sobre opressão e desigualdade social, para jornais de vários países.

Fonte: G1

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Antes do BBB21, Juliette recorreu ao auxílio emergencial por cancelamento de eventos

Sem emprego e renda, a paraibana recebeu cinco parcelas do benefício em 2020.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/Gshow)

A advogada e maquiadora Juliette Freire, uma das participantes favoritas do BBB21, precisou recorrer ao auxílio emergencial do governo federal em 2020, em razão do cancelamento de serviços para conter a pandemia de Covid-19. As informações são do portal UOL.

Ao todo, a paraibana recebeu cinco parcelas do auxílio, entre abril e setembro do ano passado, somando o valor de R$ 3 mil.

Segundo Deborah Vidjinsky, amiga e sócia de Juliette, com o cancelamento de eventos e o fechamento do comércio, a BBB não conseguiu trabalhos e passou por perrengues no início da pandemia.

“A renda dela principal sempre foi a maquiagem, sem eventos não tem como maquiar. Ela se enquadrava nas pessoas que tinham direito a receber esse benefício. Ela era uma profissional autônoma, que ganhava um salário considerável, porém com o começo da pandemia, isso ficou inviável”, disse.

Para economizar, ainda segundo Deborah, Juliette precisou sair de casa e voltar a morar com a mãe, em Campina Grande, pois não tinha condições de pagar aluguel e demais despesas da moradia.

“Ela chegou a pedir empréstimo para uma amiga que tem mais recursos, para ir se virando”, disse.

Continuar Lendo

Cotidiano

Bruna Marquezine assume namoro com Enzo Celulari

Os rumores de que eles estavam se conhecendo melhor começaram em junho de 2020.

Redação PortalPE10

Publicado

Enzo Celulari e Bruna Marquezine – (Foto: Reprodução/Instagram)

Após muitas especulações, Bruna Marquezine, 25, e Enzo Celulari, 23, assumiram que estão juntos. Na noite desta terça (13), Dia do Beijo, a atriz publicou no Stories do Instagram uma foto em clima de romance com o namorado. “Feliz Dia do Beijo, coisa”, escreveu ela.

A imagem foi feita no início do ano, em Fernando de Noronha, no litoral de Pernambuco. Enzo repostou a foto na sua rede social e completou: “feliz dia (do melhor) beijo”. As informações são da Folhapress.

Os rumores de que eles estavam se conhecendo melhor começaram em junho de 2020. Na ocasião, o jornal Extra revelou que o clima de paquera já vinha desde o começo da quarentena. Em abril do ano passado, a atriz participou de forma virtual de um evento beneficente organizado pelo filho de Claudia Raia, 54, e Edson Celulari, 62.

Logo depois que a notícia saiu, os dois trocaram mensagens se chamando de “mozão” nas redes sociais. Sem confirmar ou negar a afirmação, a atriz comentou uma publicação do empresário no Instagram sobre fome com a seguinte frase: “Boa, mozão”. Ao que ele respondeu: “Bora, mozão”.

Pouco tempo depois, a paquera evoluiu nas redes sociais. O empresário fez um elogio em uma sequência de fotos sensuais publicadas pela atriz. “Eu me recuso a viver meu inferno astral esse ano”, disse ela na legenda, antes de ele elogiar o quadro que aparece na imagem. Mais uma vez, os fãs foram à loucura.

Neste ano, tudo indica que o flerte virtual engrenou e a relação parece ter caminhado. No final de janeiro, Marquezine e Celulari foram vistos juntos em Fernando de Noronha.

Os dois foram fotografados se divertindo em uma praia na ilha em registro foi divulgado pelo perfil Gossip do Dia, no Instagram. Já o colunista Léo Dias publicou no YouTube um registro em vídeo em que eles apareciam se beijando.
Em março deste ano, eles foram vistos novamente juntos enquanto faziam uma trilha na Pedra da Gávea, no Rio.

Continuar Lendo

Cotidiano

BBB: Irmã de Gil tatua rosto do brother e rebate críticas

Redação PortalPE10

Publicado

Janielly Nogueira, irmã de Gil, fez uma tatuagem com o rosto do brother. (Foto: Reprodução/Twitter)

A irmã do pernambucano Gil, do BBB21, Janielly Nogueira, fez uma tatuagem com o rosto do participante do reality para homenageá-lo. “É só uma das milhões de expressões de amor e admiração que tenho por você, meu querido e amado irmão. Eu te amo demais, Vigor”, escreveu Janielly que foi criticada pelos seguidores. As informações são do Diário de Pernambuco.

Após as críticas, Janielly deixou sua conta na rede social privada e se pronunciou através dos Stories do Instagram. “Gente, só para deixar claro que não pe uma foto do Gilberto, é uma caricatura. Trata-se de uma caricatura, não é realismo. Aprendam a diferenciar, que saco ter que explicar tudo”, comentou na rede. “É muito mimimi… Não tem perfeição não, eu gostei e está tudo certo para mim. Quem não gostou, não posso fazer nada… A tatuagem foi em mim, eu não pedi opinião antes de fazer”, acrescentou.

A pernambucana ainda pediu desculpas aos seguidores pelo tom de voz e comentou que não queria passar a impressão de grossa.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10. Todos os direitos reservados.