Nos siga nas redes sociais

Empregos

Saiba quem são os profissões que mais prejudicam a saúde

A rotina de trabalho pesada prejudica a qualidade de vida dos profissionais

Avatar

Publicado

Hábitos que atacam a saúde são corriqueiros e acontecem em diversas áreas de atuação.

Uma pesquisa realizada pela SulAmérica, empresa de plano de saúde com mais de 41 mil segurados de 240 empresas em 10 capitais brasileiras, indica que a carreira pode sim interferir na saúde dos profissionais.

Foram avaliados, para a elaboração do estudo Saúde Ativa, por ramo de atividade, o índice de profissionais estressados, sedentários obesos ou com sobrepeso, além do consumo de álcool e de cigarro, entre outras variáveis. Os dados foram colhidos ao longo de dois anos, entre 2010 e 2012.

Profissionais administrativos e advogados auditores, arquitetos, consultores contábeis e de gestão empresarial são mais estressados. Já os mais gordinhos são os profissionais do setor de transportes e de associações e sindicatos. O sedentarismo está em alta em todas as carreiras pesquisadas: índices variam de 54,6% a 69,5%, tendo a maior incidência nos profissionais de saúde.

Confira os percentuais de obesidade ou sobrepeso (IMC), sedentarismo, tabagismo, stress e de consumo de álcool de profissionais de 10 setores da economia:

Profissionais do setor de construção:

Quem entra nessa classificação são funcionários de empresas de preparação de terrenos, construção de edifícios, obras de engenharia civil e infraestrutura.

Características %: 58,3 são obesos ou têm sobrepeso. 

Profissionais dos ramos de advocacia, contabilidade, arquitetura e consultorias:

Quem entra nessa classificação são funcionários de escritórios de advocacia, contabilidade, auditoria e arquitetura, consultorias de gestão empresarial e desenvolvimento de pesquisa entre outras atividades.

Características  %: 52,2 são obesos ou têm sobrepeso; 64 são sedentários; 9,1 são fumantes;

47,6 estão estressados; 2,7 consomem álcool.

Profissionais administrativos:

Quem entra nessa classificação são funcionários de empresas de locação de máquinas e equipamentos, agências de viagens e locação de mão-de-obra.

Características  %: 53,4 são obesos ou têm sobrepeso; 60,1 são sedentários; 10,4 são fumantes; 45,8 estão estressados; 2,9 consomem álcool.

Profissionais de sindicatos e associações:

Quem entra nessa classificação são funcionários de associações e sindicatos ligados à cultura, arte e política.

Características  %: 63,5 são obesos ou têm sobrepeso; 54,6 são sedentários; 6,5 são fumantes; 34,6 estão estressados; 1,3 consomem álcool.

Profissionais do setor de saúde:

Quem entra nessa classificação são funcionários de empresas relacionadas à saúde humana e assistência social e atividades relacionadas.

Características  %: 49,8 são obesos ou têm sobrepeso; 69,5 são sedentários; 5,6 são fumantes; 43,5 estão estressados; 4,2 consomem álcool.

Profissionais do setor de transportes:

Quem entra nessa classificação são funcionários de empresas de transporte (aéreo, aquaviário e terrestre) e armazenamento. Inclui atividades relacionadas a entregas postais ou de mercadoria.

Características  %: 62,4 são obesos ou têm sobrepeso; 61,9 são sedentários; 9 são fumantes; 29,5 estão estressados; 4,2 consomem álcool.

Profissionais do setor de comércio:

Quem entra nessa classificação são funcionários de empresas de comércio varejista e comércio de veículos automotores e motocicletas.

Características  %: 54,5 são obesos ou têm sobrepeso; 62,6 são sedentários; 10,2 são fumantes; 35,2 estão estressados; 4,4 consomem álcool.

Profissionais do setor de informação e comunicação:

Quem entra na classificação são funcionários de empresas de telecomunicações, tecnologia da informação e prestação de serviço, rádio e televisão, edição e de atividades relacionadas à produção de vídeos e programas de televisão.

Características  %: 51,7 são obesos ou têm sobrepeso; 62,1 são sedentários; 10 são fumantes; 40,3 estão estressados; 3,2 consomem álcool.

Profissionais do setor financeiro:

Quem entra na classificação são funcionários de empresas do setor financeiro e segurador e serviços relacionados a essas atividades.

Características  %: 53,3 são obesos ou têm sobrepeso; 58,3 são sedentários; 7,7 são fumantes; 44,3 estão estressados; 2,5 consomem álcool.

Profissionais do setor de indústria da transformação:

Quem entra na classificação são funcionários de empresas voltadas para fabricação de bens de consumo duráveis e não duráveis, indústrias dos setores de metalurgia, mineração e química.

Características  %: 56,7 são obesos ou têm sobrepeso; 61,4 são sedentários; 8,7 são fumantes; 27,9 estão estressados; 3,2 consomem álcool.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Empregos

Assaí Atacadista anuncia 1.800 vagas temporárias

Interessados nas vagas devem ter o ensino médio completo

Marcelo Passos

Publicado

A rede de supermercados, o Assaí Atacadista anunciou, nesta sexta-feira (23), que está oferecendo 1.800 vagas de trabalho temporário em todo o Brasil. As oportunidades estão distribuídas em mais de 170 lojas, atendendo aos cargos de empacotador, repositor, operador de caixa, operador de depósito e fiscal de prevenção de perdas.

De acordo com a empresa, dependendo do desempenho dos profissionais, contratações poderão ser efetivadas. “Podem se candidatar maiores de 18 anos com ensino médio completo e disponibilidade para trabalhar em escala 6×1. Em razão da pandemia de Covid-19, o processo seletivo da rede foi adaptado para ser realizado 100% on-line”, informou o Assaí Atacadista.

Análise curricular é uma das fases da seleção. Confira, no site da empresa, as vagas disponíveis no processo seletivo.

Em Pernambuco, até 10 de novembro, as vagas podem ser consultadas no site da empresa AST Consult. A companhia garante que oferece benefícios e salário compatíveis com o mercado.

Continuar Lendo

Empregos

C&A Brasil: 400 vagas abertas na área de vendas via WhatsApp

C&A Brasil: 400 vagas abertas na área de vendas via WhatsApp

Redação PortalPE10

Publicado


A C&A Brasil, empresa do varejo de moda, faz saber aos interessados a abertura de mais de 400 vagas de emprego em todo o Brasil.

As oportunidades são disponibilizadas no cargo de consultor de vendas diretas e supervisor de vendas diretas, ambas para atuar através do WhatsApp. A oportunidade é para início imediato e o regime de trabalho é presencial.

A empresa informa que, como principais requisitos, os candidatos devem ter o ensino médio completo para consultores de vendas diretas ou ensino superior completo em cursos de tecnologia para supervisor de vendas.

Dentre as obrigações do consultor de vendas diretas está o envio de mensagens, promoções e ações especiais para clientes C&A Brasil pré-cadastrados, convidando-as a conhecer as novidades da marca, no atendimento proativo e ativo. Já o supervisor de vendas diretas irá dar suporte aos 700 associados em loja.

Além do salário compatível com o mercado, a C&A oferece benefícios como férias semestrais, restaurante no local, bônus anual, assistência médica e odontológica e desconto em produtos C&A Brasil.

Inscrições

Interessados de todo o país podem se candidatar até o final deste mês. Os interessados nas vagas de supervisor devem se inscrever através do site de recrutamento. Já para vagas de consultor, devem se candidatar através do portal de inscrição.

Continuar Lendo

Empregos

Agreste: Instalação de empresas gera mais de 2,6 mil empregos em Caruaru, Bezerros e Bonito

Novos empreendimentos estão em construção em Caruaru, Bonito e Bezerros.

Redação PortalPE10

Publicado

 

A realidade do desemprego se agravou na pandemia causada pelo coronavírus. Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, 2.308 postos de trabalho foram desativados em agosto, segundo dados do Ministério do Trabalho. O número representa 90% de todos os postos de trabalho perdidos entre 2016 e 2019.

Mas, nas últimas semanas, com a retomada dos setores da economia, investimentos maiores começaram a ser feitos por grandes empresas no Agreste. Um dos exemplos é um empreendimento que está sendo construído na via local da BR-104, em Caruaru. A rede é de segmento variado, mas com o foco mais voltado para o material de construção. Esta loja vai gerar 550 vagas de emprego no município.

“E a boa notícia é que estamos contratando. A nossa contratação é toda em uma plataforma online. E esta loja vai oferecer 70 mil produtos diferentes e contamos com mais de 2 mil fornecedores”, disse o gerente Trainee de Marketing da empresa, Alexandre Fernandes.
Outro empreendimento em andamento é uma fábrica de chicotes para carros, que está em construção em Bonito. Com investimento esperado de R$ 60 milhões, a fábrica tem previsão de gerar 1,6 mil empregos diretos quando estiver pronta. Em Bezerros está sendo construída uma fábrica de tecidos que vai gerar mais de 500 empregos. O investimento do grupo no município é de R$ 100 milhões. As informações são do G1 Por Franklin Portugal, TV Asa Branca

A economista Madsanny Vasconcelos ressalta os resultados positivos no cenário econômico com a reativação de vários postos de trabalho. “A chegada de novos investimentos na região faz com que novos postos de trabalho sejam abertos e essas pessoas que estavam fora do mercado de trabalho possam voltar. O aumento na renda da população local vai gerar o momento do consumo. No final, toda a economia da região acaba se favorecendo”, disse.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.