Esportes
Santa Cruz vence o Porto com tranquilidade e alivia pressão para o clássico
A vitória tranquila alivia um pouco a pressão do time para o jogo da próxima quarta-feira (19)
O Santa Cruz passeou no primeiro tempo, jogou para o gasto no segundo e conseguiu uma goleada por 4×0 em cima do Porto, na sua primeira partida na Arena Pernambuco. A goleada, na noite deste sábado (15), valeu a subida dos corais para o segundo lugar no hexagonal do título do Campeonato Pernambucano com os mesmos 11 pontos do Náutico, mas vencendo nos critérios de desempate. A vitória tranquila alivia um pouco a pressão do time para o jogo da próxima quarta-feira (19), quando os tricampeões estaduais decidem uma vaga na final da Copa do Nordeste contra o Sport, no Arruda.
Já esperando uma retranca, o Santa Cruz tentou ‘quebrar’ o bloqueio do Porto logo no começo jogo. Tentou pressionar a saída de bola do adversário e quase é recompensado antes de se completar um minuto. Numa cobrança rápida de lateral, Nininho passou para Leo Gamalho, que dominou e chutou de virada. A bola bateu na trave e saiu. A pressão aumentou e aos três minutos os corais tentaram três finalizações seguidas, sem sucesso. Nininho e Leo Gamalho acertaram seus marcadores. Quando chegou a vez de Raul, a bola foi por cima.
O Porto demorou a ‘entender’ o jogo. O time de Caruaru se defendia com uma primeira linha de cinco jogadores e a segunda com quatro. À frente, apenas o grandalhão Kiros, como se esperava. E como se esperava era a jogada do time visitante: bola longa para Kiros ajeitar para alguém que chegasse de frente.
Após os 15 minutos, o Gavião acertou mais o tempo de marcação e ensaiou alguns contra-ataques, mas sem conseguir finalizar. O tricolor, embora melhor marcado, manteve-se dono das ações e quem chegou mais perto do gol foi um zagueiro. Renan Fonseca tentou duas vezes de cabeça numa cobrança de escanteio. Na primeira, Thiago fez grande defesa. Na segunda, a bola tocou no travessão e saiu.
As jogadas pela direita saíam com mais qualidade – até pelo fato de Nininho fechar pelo meio mais do que procurar a ponta. Na primeira, aos 26, Oziel lançou Caça Rato, que apenas ajeitou de cabeça para a marca do pênalti. Raul chegou sozinho e tentou de voleio. Mas como seu corpo estava muito perto da bola, chutou com o lado externo do pé e ela foi por cima. Dois minutos depois o mesmo Raul teve outra chance, desta vez, na bola rasteira. O passe veio novamente pela direita, de Sandro Manoel. O camisa 11 chutou rasteiro e para fora.
Numa tentativa esporádica de cabeça, mas com o zagueiro Alisson ao invés de Kiros, o Porto obrigou Tiago Cardoso a trabalhar pela primeira vez. Mas o domínio do Santa veio traduzir-se em gol aos 37. Leo Gamalho foi derrubado dentro da área por Wallace e ele mesmo encarregou-se da cobrança do pênalti. Bola de um lado, goleiro do outro. Santa 1×0. O lado esquerdo, que hibernava, deu o ar da graça em grande estilo na reta final da primeira etpa. Nininho fez grande jogada individual e tocou para Leo Gamalho. O artilheiro cruzou para o meio da áera onde estava Luciano Sorriso completamente livre. Ele ajeitou e tocou no canto.
Com dois gols na frente, o Santa Cruz não precisava se desgastar demais, até porque tem jogo decisivo na quarta-feira. O time tricolor recuou um pouco mais seus volantes. Nem assim o Porto esboçou uma reação. Ao time do interior faltou aproximar mais seus jogadores. Quem estava com a bola dificilmente tinha alguma boa opção de passe.
O novo posicionamento atrapalhou um pouco na hora do Santa atacar, já que chegava à frente com menos gente, principalmente para aproveitar uma segunda bola. Isso obrigou Leo Gamalho a sair mais da área do que o normal. E fora de seu habitat natural, o camisa 9 não apresenta a mesma qualidade para servir algum companheiro que apareça para preencher o espaço.
Nesse panorama, o jogo caiu de rendimento ao ponto de a torcida perder a paciência com alguns jogadores. Até mesmo o volante Luciano Sorriso, autor do segundo gol, saiu de campo vaiado ao ser substituído por Memo. O mesmo já acontecera, em bem maior intensidade, quando Jefferson Maranhão entrou no lugar de Carlos Alberto, este, criador da melhor oportunidade de gol até a metade da etapa num chute rasteiro bem defendido por Thiago.
As substituições feitas pelos técnicos, principalmente Vica, ajudaram ainda mais a segurar o ritmo da partida. Uma nítida decisão para poupar alguns atletas para a semifinal do Nordestão. Do lado do Porto, Elenílson até tentou deixar o time mais ofensivo. Mas faltou qualidade. A sonolência só terminou aos 39 minutos. Oziel avançou pela direita e Jefferson Maranhão do alto de seu 1,60m, apareceu na pequena área para usar a única arma do adversário para subjugá-lo. Gol com mais gosto de fábula, impossível. E havia mais uma dose de Jefferson, aos 42. Leo Gamalho chutou cruzado e a bola bateu na trave. No rebote, o baixinho estava lá novamente fazendo o papel de centroavante oportunista.
Brasil
Jogadores e presidente do Palmas-TO morrem após queda de avião
Um avião particular caiu momentos após decolar de uma pista de pouso no distrito de Luzimangues, em Porto Nacional no Tocantis. A aeronave tinha acabado de decolar e acabou atingindo o solo em um matagal logo após a cabeceira da pista.
A assessoria do Palmas Futebol e Regatas informou que o presidente do time, Lucas Meira e quatro jogadores estavam na aeronave. Os atletas são Lucas Praxedes, Guilherme Noé, Ranule e Marcus Molinari. Há ainda o piloto, identificado apenas como ‘Comandante Wagner’. Não houve sobreviventes.
A equipe enfrentaria o Vila Nova pela Copa Verde em Goiânia. A partida estava programada para esta segunda-feira (25). O Vila Nova emitiu nota lamentando o acidente e informando que vai colaborar para o adiamento da partida.
Imagens feitas no local mostram que a aeronave ficou completamente destruída com o choque. Além do IML e dos Bombeiros, equipes da Polícia Militar estão no local prestando apoio.
Esportes
Neymar deixa marca dos pés na calçada da fama do Maracanã

O atacante Neymar passará a ter a marca de seus pés na calçada da fama do Maracanã. Neste fim de semana, o jogador se reuniu com uma equipe do estádio para tirar os moldes que serão exibidos no local.
O jogador do PSG e da seleção brasileira foi recebido pelo secretário de esportes do Rio, Leandro Alves, e pelo senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro. Ambos posaram ao lado do atleta e do pai dele, Neymar da Silva Santos.
“Muito feliz e orgulhoso de poder fazer da história do futebol e me juntar ao lado de tantos craques que deixaram seus pés marcados no Maracanã”, escreveu Neymar no Instagram.
A calçada da fama do Maracanã reúne pegadas de mais de 100 personalidades do futebol mundial, como Pelé, Garrincha, Zico, Romário, Sócrates, Marta, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo. Ainda não há data para a inclusão da homenagem a Neymar no local.
O jogador do PSG passou as festas de fim de ano no Brasil e, logo após tirar os moldes dos pés, postou uma foto anunciando seu retorno à França. “Para alegria de uns e tristeza de outros. Voltando pra casa” escreveu o atleta.
Esportes
São Paulo anuncia volta de Muricy Ramalho como coordenador de futebol
Tricampeão brasileiro com o clube, Muricy volta ao Morumbi após 6 anos.
O São Paulo anunciou no sábado (2) o retorno de Muricy Ramalho ao clube. O ex-técnico assumirá o cargo de coordenador de futebol.
A promessa havia sido feita em dezembro pelo então candidato à presidência Julio Casares, que assumiu nesta sexta-feira (1º) o comando do São Paulo no triênio 2021-2023. O treinador tricampeão brasileiro no Morumbi (2006-2008) deixou a Globo, em que era comentarista, no início do último mês.
Na nova função, Muricy deve acompanhar o trabalho cotidiano da comissão técnica, liderada por Fernando Diniz, e atuar em setores específicos, como os departamentos físico e médico.
Além disso, o ex-treinador deve ser responsável pela interface com outros dirigentes do clube e pela coordenação das categorias de base do São Paulo, facilitando o ingresso de jovens jogadores no CT da Barra Funda.
A última passagem de Muricy pelo clube foi de 2013 a 2015. Ele estava fora de times do futebol brasileiro desde maio de 2016, quando se afastou do comando técnico do Flamengo por problemas de saúde.
*Com informações FolhaPress.
-
Mata Sulem 23/01/2021 22:51
‘Foi um acidente, uma fatalidade’, diz motorista de Corolla após acidente na PE-126 em Catende
-
Pernambucoem 24/01/2021 15:36
Motorista de acidente com morte de três jovens na PE-126 é solto após pagar fiança de R$ 3 mil
-
Mata Sulem 23/01/2021 21:11
Video: Motorista da Van dá detalhes do acidente que deixou três jovens mortas na PE-126
-
Cotidianoem 24/01/2021 15:44
Acidente deixa criança e quatro adultos feridos em Gameleira
-
Mata Sulem 24/01/2021 10:59
Um dia após tentar suicídio, homem mata sua própria mulher a facadas em Barreiros, PE
-
Brasilem 25/01/2021 17:11
Mãe que arrancou os olhos da filha e um pedaço da língua com tesoura diz que a criança estava possuída
-
Cotidianoem 24/01/2021 15:10
Corpos das três jovens que morreram em acidente são liberados do IML e seguem para São Domingos
-
Brasilem 25/01/2021 11:33
Mulher mata a filha de 5 anos e arranca olhos e língua da criança com tesoura