Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Seca avança em Pernambuco e atinge mais da metade do território, aponta monitor

De acordo com os índices, o aumento foi de 37,68% em julho para 54,29% no último mês.

Marcelo Passos

Publicado

Seca no Nordeste – Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Dados do Monitor de Secas da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) mostram que, em agosto, Pernambuco registrou expansão de área seca fraca – regiões de estiagem. De acordo com os índices, o aumento foi de 37,68% em julho para 54,29% no último mês.

O Governo do Estado decretou situação de emergência por estiagem em 55 municípios do Sertão, em 11 de setembro, e mais recentemente, no último sábado (19), em mais 59 cidades do Agreste. Ou seja, atualmente há 114 dos 184 municípios pernambucanos em emergência por causa da seca.

Segundo o monitor, a expansão da seca em agosto ocorreu justamente para o Litoral Norte e Agreste, além do surgimento de seca fraca no Sertão. “Esta com impactos de curto prazo. Houve mudanças nos impactos da seca no Sertão do São Francisco e no centro do estado, que passaram de longo para curto e longo prazo. No leste, os impactos permanecem de curto e longo prazo”, diz nota técnica oficial da ANA.

A situação de seca aumentou em 12 dos 19 estados acompanhados pelo monitor. Além de Pernambuco, foi registrado progesso na estiagem em Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins. Em Pernambuco, a ANA ressalta que o grau de severidade da seca se manteve.

A redução de áreas com o fenômeno aconteceu somente na Bahia e no Espírito Santo, sendo que o Distrito Federal se manteve sem seca. Enquanto Mato Grosso do Sul manteve 100% de seu território com seca, os três estados do Sul – Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina – ainda não podem ter sua situação comparada com meses anteriores porque estreiam no Mapa do Monitor de agosto, que é o mais recente.As informações são do Portal Folha de Pernambuco

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mata Sul

TRE-PE proíbe comícios, carreatas, bandeiraços, passeatas e caminhadas em em todo o estado de Pernambuco

Na reta final da campanha eleitoral, TRE-PE proíbe comícios, carreatas, bandeiraços, passeatas e caminhadas em Pernambuco

PortalPE10 Com informações FolhaPE

Publicado


O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) tomou a decisão, através de proposta feita pelo presidente Frederico Ricardo de Almeida Neves, em sessão realizada nessa quarta-feira (28), de proibir, em todo o estado de Pernambuco os atos presenciais relacionados à campanha Eleitoral 2020, causadores de aglomeração.

A decisão abrange atos causadores de aglomeração ainda que em espaços abertos, semi-abertos ou no formato drive-in, tais como: comícios; bandeiraços, passeatas, caminhadas, carreatas e similares; e confraternizações ou eventos presenciais, inclusive os de arrecadação de recursos de campanha, ainda que no formato drive-thru.

A proibição começar a valer a partir da noite desta quinta-feira (29).

Continuar Lendo

Pernambuco

Governo libera, em novembro, volta de aula presencial para todas as turmas da rede privada

Primeiras turmas a voltar serão as dos 6º ao 9º anos do ensino fundamental. Datas só valem para escolas privadas

PortalPE10 Com informações FolhaPE

Publicado


O secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amâncio, em coletiva nesta quinta-feira (29), divulgou datas para a retomada do ensino presencial na rede privada de Pernambuco. Até o final de novembro, a rede particular de ensino médio, fundamental e infantil poderá voltar com aulas presenciais.

A partir do dia 10 de novembro, alunos do ensino fundamental, que engloba turmas do 6º ao 9º ano, de escolas particulares, poderão retomar as aulas, seguindo os protocolos de higiene e segurança do governo do Estado.

Os anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, poderão voltar a partir do dia 17 de novembro. Por fim, a educação infantil poderá retomar com aulas presenciais a partir do dia 24 de novembro.

O secretário ainda salientou que a rede pública continua com aulas suspensas para o ensino fundamental e infantil.

Mais informações em instantes

Continuar Lendo

Pernambuco

Com mais 579 infectados, Pernambuco tem terceiro dia com tendência de alta na média móvel de casos de covid-19

Pernambuco registra 579 novos casos e 12 mortes nas últimas 24 horas

Redação PortalPE10

Publicado


A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta quinta-feira (29), 579 novos casos da Covid-19. Também foram confirmados 12 novos óbitos, ocorridos desde o dia 29 de maio. Entre os novos infectados, 18 (3%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 561 (97%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 161.740 casos confirmados da doença, sendo 26.982 graves e 134.758 leves.

Do total de mortes do informe desta quinta-feira, uma ocorreu no dia 27 de outubro e todas as outras 11 foram registradas entre os dias 29 de maio e 24 de outubro. Com isso, o Estado totaliza 8.599 mortes pela Covid-19. Os detalhes epidemiológicos serão repassados ao longo do dia pela Secretaria Estadual de Saúde.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.