Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Sentença dos 4 réus no caso do Médico Maviael deve sair na madrugada desta sexta

Está previsto para terminar na madrugada desta sexta-feira

Avatar

Publicado

Está previsto para terminar na madrugada desta sexta-feira (21) o julgamento dos quatros réus acusados de matar o médico Maviael Menezes de Almeida. O crime aconteceu em junho de 2012, na casa do médico em Palmares. Antônio Agostinho Alves Muniz Filho, é acusado de ser o mandante do crime. José Laudiano do Nascimento , Antonio José da Silva Neto e Ednaldo dos Santos Brandão, são acusados de homicídio duplamente qualificado.

Em entrevista ao repórter Alberto Passos da Rádio Cultura dos Palmares o promotor do caso Frederico disse que hoje saia  a sentença “A previsão é que saia durante a madrugada do sábado mais esperamos que todos os quatros sejam condenados pelo crime” O julgamento esta previsto para iniciar ás 9h da manhã.

Veja Também Réus se contradizem em depoimento sobre o assassinato do médico Maviael Menezes

Veja fotos do 1º dia do julgamento do caso do médico Maviael Menezes em Palmares

Debates de Defesa e Acusação

Terminada a chamada fase de instrução nesta quinta(20), ou seja, em que provas são apresentadas, começam os debates, em que acusação e defesa apresentam seus argumentos para tentar convencer os jurados de que os réus são culpados ou inocentes.

O primeiro a falar é o promotor, do caso Dr. Frederico Guilherme de Fonseca Magalhães. que ira apresentar seus argumentos pelo Ministério Público aos jurados pela condenação do réus.

Em seguida, os advogados de defesa falarão ao plenário.Se o MP pedir a réplica, de duas horas, cada defesa poderá fazer a tréplica, também de duas horas.

Concluídos os debates, a juíza pergunta aos jurados se eles estão aptos a julgar o caso. Eles podem tirar dúvidas a qualquer momento durante o júri, mas sem perguntar diretamente – é preciso escrever a dúvida em um papel, que é entregue para que a juíza faça a pergunta.

Sala secreta

Terminados os debates, o júri se reúne em uma sala secreta para responder a quesitos formulados pelo juiz com “sim” e “não”. Eles decidirão se os réus cometeram o crime, se podem ser considerados culpados e se há agravantes ou atenuantes, como ser réu primário. Eles podem permanecer na sala secreta o tempo que acharem necessário.

A juíza deve explicar todos os quesitos e tirar todas as dúvidas. No novo procedimento do júri, os votos dos jurados não são todos contados, para a própria proteção. Assim, se quatro jurados votarem pela condenação, é encerrada a contagem, e não se sabe o que os demais votaram, e vice-versa. De posse do veredicto, a decisão final dos jurados, a juíza dosa a pena com base no Código Penal, se houver condenação. Se houver absolvição, o réu deixa o tribunal livre. A sentença é lida a todos os presentes no Tribunal do Júri, e a sessão é encerrada.

 

 

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Corpos das três jovens que morreram em acidente são liberados do IML e seguem para São Domingos

Carro em que elas estavam bateu em uma uma van de transporte alternativo. Elas moravam em São Domingos.

Redação PortalPE10

Publicado

Foto: Reprodução PortalPE10

Os corpos das três jovens que morreram em um acidente na PE-126, em Catende, na Mata Sul, foram liberados pelo Instituto Médico Legal (IML) no início da tarde deste domingo (24).

As vítimas moravam em São Domingos, distrito de Brejo da Madre de Deus, onde serão sepultadas.

.:: Leia também: ‘Foi um acidente, uma fatalidade’, diz motorista de Corolla após acidente na PE-126 em Catende

O acidente foi na manhã de sábado (23) e o carro onde as jovens viajava invadiu a faixa contraria e colidiu com uma van. Os ocupantes do carro ficaram feridos, sendo que as três acabaram morrendo no local. Ocorrência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu.

Os passageiros da van tiveram ferimentos leves e foram liberados. As três jovens foram identificadas por Cybelle Teodozio Dos Santos de 19 anos ,Isabela Giovana Leite de 18 anos e Vitoria Queiroz Honorato de 21 anos. Todas eram moradoras do Distrito de São Domingos que pertence à cidade de Brejo da Madre de Deus.

As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

Continuar Lendo

Cotidiano

Após 14 dias, equipes resgatam 11 mineiros soterrados na China

Pelo menos 22 ficaram presos após desabamento em 10 de janeiro. Autoridades confirmaram uma morte.

PortalPE10 com informações G1

Publicado

 

Grupo de mineiros está preso em uma mina de ouro que desabou em Qixia, no leste da China, em foto de 22 de janeiro de 2021 — (Foto: Aly Song/Reuters)

Equipes chinesas resgataram, na manhã deste domingo (24), 11 mineiros que estavam presos há 14 dias após uma explosão subterrânea em Qixia. Segundo a imprensa local, ao menos um dos funcionários teve ferimentos.

O primeiro mineiro retirado estava extremamente fraco. De acordo com informações da Reuters, equipes de resgate envolveram o homem em um cobertor antes de levá-lo ao hospital de ambulância.

Mais tarde, outros dez mineiros foram retirados de uma seção diferente da mina, que estava recebendo alimentos e suprimentos. Um deles estava ferido, mas os demais foram vistos caminhando, apoiados pela equipe de resgate. Todos receberão atendimento.

Pelo menos 22 trabalhadores ficaram presos após um desabamento em 10 de janeiro. Até o momento, autoridades confirmaram uma morte.

As autoridades enviaram mantimentos e remédios para os mineiros presos em uma operação que mobiliza mais de 500 agentes de grupos de resgate da China. Além de água e comida, os socorristas enviaram também um bilhete dizendo: “Esperamos por vocês, fiquem firmes!”.

A operação de resgate demorou para começar porque as autoridades da região tentaram conter a divulgação do acidente. O chefe local do Partido Comunista e o prefeito da cidade de Qixia foram responsabilizados e demitidos.

Os acidentes de mineração são frequentes na China, por conta das precárias medidas de segurança e ao descumprimento das normas. Apenas no ano passado, 573 mortes relacionadas a acidentes em minas foram registradas na China, segundo a Administração Nacional de Segurança em Minas.

Continuar Lendo

Cotidiano

Barreiros, Gameleira e Jaqueira voltam a registrar mortes por coronavírus

Números foram atualizados no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE).

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Oscar Del Pozo/AFP)

Os municípios de Barreiros, Gameleira e Jaqueira, registraram novas mortes por Covid-19. Os óbitos foram divulgados em no boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) na noite deste sábado (23).

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, neste sábado (23/01), 1.652 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 68 (4%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 1.584 (96%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 250.165 casos confirmados da doença, sendo 30.630 graves e 219.535 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Além disso, o boletim registra um total de 213.329 pacientes recuperados da doença. Destes, 18.929 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 194.400 eram casos leves.

Também foram confirmados laboratorialmente 25 novos óbitos (15 masculinos e 10 femininos), registrados entre os dias 21/11/2020 e 22/01/2021. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Barreiros (1), Bezerros (1), Bom Conselho (1), Brejinho (1), Camaragibe (1), Fernando de Noronha (1), Gameleira (1), Garanhuns (2), Igarassu (1), Ipubi (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Jaqueira (1), Mirandiba (1), Ouricuri (1), Paulista (1), Recife (8), São José do Belmonte (1). Com isso, o Estado totaliza 10.177 mortes pela doença.

Os pacientes tinham idades entre 32 e 97 anos. As faixas etárias são: 30 a 39 (1), 40 a 49 (2), 50 a 59 (2), 60 a 69 (5), 70 a 79 (7) e 80 ou mais (8). Do total, 22 tinham doenças pré-existentes: doença cardiovascular (12), hipertensão (9), diabetes (8), câncer (2), tabagismo (2), Alzheimer (1), doença respiratória, etilismo (1), Parkinson (1) – um paciente pode ter mais de uma comorbidade. Um paciente não tinha comorbidades e os demais estão em investigação.

Com relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 25.128 casos foram confirmados e 44.958 descartados. As testagens entre os trabalhadores do setor abrangem os profissionais de todas as unidades de saúde, sejam da rede pública (estadual e municipal) ou privada. O Governo de Pernambuco foi o primeiro do país a criar um protocolo para testar e afastar os profissionais da área da saúde com sintomas gripais.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.