Os servidores federais que atuam na rede pública de saúde e nas unidades da Previdência Social em Pernambuco prometem fazer uma paralisação nesta quinta-feira (16). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco (Sindsprev), eles pedem uma política salarial permanente, estabelecimento de diretrizes de plano de carreira, reajuste dos benefícios e condições dignas de trabalho.
Por meio de nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que os servidores federais “representam entre 10% e 20% do corpo de profissionais dos hospitais Agamenon Magalhães, Getúlio Vargas, Barão de Lucena e Geral de Areias, exercendo funções em diferentes áreas” e que o governo está “tomando todas as medidas e providências necessárias para garantir o atendimento regular aos usuários do SUS.”
Segundo o Sindsprev, o atendimento nas emergências desses hospitais não será prejudicado. A entidade afirma ainda que nenhuma agência do INSS em Pernambuco irá funcionar nesta quinta, mas todos os servidores trabalharão normalmente na sexta (16).
A categoria disse ter entregue ao Ministério do Planejamento, em 24 de janeiro, uma pauta com reivindicações, mas até o momento, o governo federal não abriu um canal de negociações.