Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Sindaçúcar faz balanço da safra 2020/2021

Somente nos três primeiros meses da atual safra, foram colhidas 6,7 milhões de toneladas de cana, número superior ao ano passado.

PortalPE10 Com informações FolhaPE

Publicado

Sindaçúcar faz balanço da safra atual de cana-de-açúcar – (Foto: Rafael Furtado/ Folha de Pernambuco)

O Sindaçúcar divulgou, na última segunda-feira (14), o balanço da atua safra da cana-de-açúcar, que teve início em setembro e deve continuar até março. De acordo com a instituição, foram esmagados cerca de 6,7 milhões de toneladas de cana até o final de novembro, volume 4,55% maior em relação ao mesmo período da safra 2019/2020. A quantidade também representa cerca de 50% da moagem da safra atual.

A produção de açúcar obtida até o momento foi de 505 mil toneladas, enquanto ano passado foi de 439 mil toneladas. Já a produção de etanol é de 186 milhões de litros, número menor do que na safra passada, que apresentava 279 milhões de litros durante o mesmo período. Esse aumento açucareiro se deve pela preferência por exportação.

“A safra atual é mais direcionada ao açúcar e menos ao hidratado por questões mercadológicas influenciadas, no caso do açúcar, pela desvalorização do real e fortalecimento consequente das exportações. Esse ano deve destinar uma maior parte para o norte da África, como Argélia, Egito e Marrocos e o Oriente Médio”, explicou o presidente do Sindaçúcar PE, Renato Cunha.

As chuvas também estão ajudando a colheita. “A safra se caracteriza por uma distribuição melhor das chuvas no último quadrimestre – setembro, outubro, novembro e dezembro. Esse período tem chovido com maior distribuição, não melhor. No Litoral Sul pode chover até 1.900 milímetros e no Norte, 1.600. Na Mata Norte chegará a aproximadamente a 1.100 milímetros”, analisou Renato Cunha.

No começo de novembro a expectativa era de que fossem colhidas 12,8 milhões de toneladas, o número agora é menor: 12,430 milhões de toneladas de cana. Na safra passada, foram 12,520 milhões de toneladas. Renato explicou que a previsão vai sendo ajustada mensalmente até o final da safra. “A safra atual é muito similar à anterior, porém é mais motivada na exportação do açúcar, que pode acrescer até 4 ou 5%. Também é uma safra onde a produção do etanol é um pouco menor. Como o período está menos úmido, a colheita é mais rápida, mas em compensação, o peso da cana diminui um pouco”, finalizou o presidente do Sindaçúcar PE.

Entretenimento

Gil do Vigor ecebe homenagem do Governo de PE por incentivar e defender a educação no BBB21

Redação PortalPE10

Publicado

O pernambucano Gilberto Nogueira recebeu, na tarde desta segunda-feira (10), uma homenagem do Governo de Pernambuco por usar a sua visibilidade durante a após o Big Brother Brasil 21 para defender a educação pública e de qualidade social. Ao lado da mãe, o economista foi recebido pelo governador Paulo Câmara, ao lado da primeira-dama, Ana Luiza, no Palácio Campo das Princesas. “Eu sempre falo da importância da educação pois é algo que eu tive que batalhar muito e sei que sem educação temos cada vez menos oportunidades de vencer na vida. Educação para todos!”, disse Gilberto.

A placa da homenagem afirma: “Reconhecimento pela defesa da educação pública de qualidade social, sempre mostrando, inclusive pelo seu próprio exemplo, que esta é a saída para um futuro mais justo, humano, igualitário e fraterno para todos”.

“É muita honra receber esse pernambucano que fez tão bonito no BBB. Gil contou um pouco da sua trajetória, que hoje o Brasil já conhece, mas que tem um foco muito grande na educação pública”, afirmou Paulo Câmara. “Ele teve um apoio importante, que nos relatou aqui, da Facepe. Enquanto o Brasil diminuiu o número de bolsas, Pernambuco, mesmo com toda a crise, manteve a ajuda a muitos mestrandos e doutorandos. Isso faz a diferença no futuro que a gente quer para o nosso Estado”.

Gilberto estudou na Escola Nestor Gomes de Moura (Jaboatão dos Guararapes) e na Escola Luiz Delgado (Recife), onde cursou, de 2008 a 2010, o 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. Em setembro, ele segue para a cidade de Davis, na Califórnia (EUA), onde fará pós-doutorado em economia na University of California. Ele é graduado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), onde também faz doutorado desde 2019.

“Gilberto é um exemplo de como a educação transforma a vida do cidadão. A nossa missão é seguir buscando projetos e ações que garantam uma educação pública de qualidade social, para que muitos outros exemplos como esse ganhem força em todo o País”, afirmou o secretário de Educação de Pernambuco, Marcelo Barros. Também estavam presentes os secretários estaduais Alexandre Gabriel (Chefe da Assessoria Especial do Governador); Gilberto Freyre Neto (Cultura); José Neto (Casa Civil); e o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha.
Continuar Lendo

Pernambuco

Paulo Câmara sanciona lei que torna igrejas serviços essenciais em Pernambuco durante a pandemia

Redação PortalPE10

Publicado

O governador Paulo Câmara sancionou, nesta segunda-feira (10.05), a lei que garante a realização de atividades religiosas durante a situação de calamidade pública instalada no Estado, em razão do novo coronavírus. A lei prevê a observação dos protocolos sanitários estabelecidos. A assinatura aconteceu durante solenidade realizada, por meio de vídeoconferência, com a presença de parlamentares da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

Desde o dia 23 de abril, está permitida a realização de celebrações religiosas presenciais, sem aglomeração, em igrejas, templos e demais locais de culto, das 5h às 20h de segunda à sexta-feira, e das 5h às 18h nos finais de semana e feriados, com 30% da capacidade de ocupação e limite máximo de 100 pessoas. De acordo com a publicação, em situações excepcionais, o poder Executivo poderá determinar restrições quanto à realização presencial das atividades.

Continuar Lendo

Pernambuco

Posto de atendimento da Caixa em Betânia, no Sertão, é alvo de explosão

Redação PortalPE10

Publicado

O posto de atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF) em Betânia, no Sertão do Pajeú de Pernambuco, foi explodido no fim da noite desse domingo (9).

De acordo com o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, o crime foi registrado às 23h56. Toda a estrutura física do posto ficou comprometida.

A Caixa não informou a quantia roubada. O número de criminosos envolvidos na ação também não foi divulgado.

Nesta segunda-feira (10), a Polícia Federal (PF) confirmou a ocorrência e disse que as investigações ficarão a cargo da Delegacia de Polícia Federal em Salgueiro.

Uma equipe de policiais federais foi enviada na manhã desta segunda-feira ao posto. Uma perícia será realizada no local. A PF ainda afirmou que não iria se pronunciar.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10. Todos os direitos reservados.