Cotidiano
STJ determina que 70% dos servidores do IBGE devem ficar em atividade
Caso decisão não seja cumprida, sindicato que representa os funcionários do instituto pagará multa diária de R$ 100 mil

A decisão foi tomada na última quarta-feira, após requerimento do IBGE apresentado pela Procuradoria-Geral Federal, protocolado em 28 de maio. O objetivo, segundo o próprio instituto, era assegurar a manutenção das “atividades essenciais geocientíficas e estatísticas, indispensáveis ao atendimento da sociedade”. Na decisão, a ministra ainda determinou que o grupo em greve “se abstenha de impedir a entrada, nos prédios da autarquia, de servidores não aderentes ao movimento, bem como de terceirizados que neles prestem serviços e particulares em geral”.
Os servidores do IBGE deflagraram a greve no dia 26 de maio, reivindicando realização de concurso público para preenchimento de mais de quatro mil vagas, valorização salarial ao mesmo patamar de órgãos como o Banco Central (BC) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Um dia depois, o sindicato já estimava adesão de 70% das unidades à paralisação. O instituto, porém, informou na ocasião que a adesão era menor e segue mantendo o calendário de divulgação de indicadores.
Em nota divulgada no início da tarde desta quinta-feira, o IBGE afirma que o contingente mínimo de 70% é fundamental para assegurar a coleta e a análise dos dados, bem como a disseminação dos resultados finais. “As informações de curto prazo produzidas pelo IBGE são cruciais nas ações tomadas pelos agentes públicos e privados, decisões essas que afetam o desempenho e análises das atividades econômicas, bem como todas as relações contratuais da sociedade”, afirmou, em comunicado.
Pnad Contínua – Na última terça-feira, o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, afirmou que a paralisação dos servidores interrompeu os estudos sobre rendimento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, que tinham como objetivo adequar os dados da renda domiciliar per capita às exigências da lei complementar que determina o indicador como base para o rateio do Fundo de Participação dos Estados (FPE)
O indicador de renda domiciliar precisa estar pronto a tempo de ser divulgado em janeiro do ano que vem. A urgência levou a direção do instituto a anunciar no início de abril a suspensão das divulgações da Pnad Contínua ao longo deste ano, para que fossem concentrados esforços no cálculo sobre rendimentos. A decisão mergulhou o IBGE numa crise institucional. Após um embate com o corpo técnico, a direção voltou atrás e decidiu manter o calendário original da pesquisa.
Segundo Azeredo, a Coordenação de Trabalho e Rendimento (Coren) assistiu a uma adesão “expressiva” de seus servidores à greve. Ele não descartou possíveis impactos da paralisação nas próximas divulgações tanto da Pnad Contínua quanto da Pesquisa Mensal de Emprego, caso a coleta seja afetada. Por enquanto, ainda não há registros significativos de prejuízos na amostra de nenhuma das duas pesquisas.
Brasil
Brinquedo trava e deixa pessoas de cabeça para baixo a 18m de altura
Os usuários ficaram presos, nessa posição, por quase 10 minutos, até que o brinquedo voltasse a funcionar.
Uma falha em um brinquedo de parque de diversões na Praia Grande, litoral de São Paulo, fez com que diversas pessoas ficassem presas de cabeça para baixo por quase 10 minutos. Segundo oYupie! Park, responsável pelo brinquedo, uma oscilação de energia foi a causa do problema.
O brinquedo, que se chama Kamikaze, eleva os usuários a uma altura de até 18 metros de altura, realizando diversos giros. Durante um dos passeios na noite de segunda-feira (25/1), a pane fez com que a atração parasse justamente quando parte as pessoas estavam em um dos pontos mais altos da oscilação, de cabeça para baixo.
Os usuários ficaram presos, nessa posição, por quase 10 minutos, até que o brinquedo voltasse a funcionar. Bombeiros que estavam de prontidão, então, ajudaram as pessoas a sair do equipamento. Ninguém se machucou.
*Com informações Correio Braziliense
Brasil
Facebook terá que indenizar usuária brasileira que teve conta hackeada
Em sua defesa, o Facebook afirmou que a criação e o cuidado com a senha são de responsabilidade do usuário, e que não houve falha na prestação do serviço, não existindo dano a ser indenizado.
O Facebook Brasil foi condenado a indenizar uma usuária que teve sua conta no Instagram — rede social que pertence à empresa — invadida por hackers. A juíza do 6º Juizado Especial Cível de Brasília, responsável pelo processo, entendeu que houve falha na prestação do serviço, caracterizada pela exposição dos dados pessoais.
Segundo a vítima, o perfil havia sido criado em 2015 para divulgar os produtos que comercializa. Em agosto do ano passado, porém, a conta foi invadida por terceiros, que alteraram a foto, apagaram as postagens e impediram o acesso da antiga dona, que entrou em contato com a plataforma. Como resposta, a conta foi excluída, mas a usuária afirma ainda que, após o incidente, vários clientes cancelaram as encomendas, uma vez que acreditaram que se tratava de um perfil clandestino. Ela deu início, então, ao trâmite judicial, pedindo que a empresa fosse condenada a reativar o conteúdo integral do perfil, além do pagamento dos danos sofridos.
Em sua defesa, o Facebook afirmou que a criação e o cuidado com a senha são de responsabilidade do usuário, e que não houve falha na prestação do serviço, não existindo dano a ser indenizado.
A juíza responsável pelo caso, no entanto, destacou que houve negligência da empresa com a segurança das informações dos seus consumidores. “O sofrimento e angústia decorrente da usurpação de sua conta na rede social por terceiros, prejudicando seu meio de sustento e divulgação publicitária de sua empresa é evidente, sendo passível de violação dos direitos da personalidade, revelando-se suficientes para imputar à requerida o dever de indenizar o dano moral causado”, concluiu.
O Facebook foi condenado a pagar à autora a quantia de R$ 3 mil por danos morais. Além disso, foi determinado também o restabelecimento da conta hackeada nas mesmas condições em que se encontrava antes da invasão. A empresa ainda pode recorrer à sentença.
*Com informações Correio Braziliense
Cotidiano
Para virar ‘alienígena’, francês faz cirurgia para remover parte do lábio superior
Nessa segunda-feira, 25, o francês novamente se tornou assunto, ao compartilhar um “meme” com suas versões de perfil em quatro redes sociais diferentes.
Em sua busca incessante por se tornar uma criatura de “outro mundo”, um francês viralizou nas redes sociais, recentemente, ao realizar um procedimento cirúrgico para a remoção de parte do lábio superior. Em seu perfil do Instagram, Anthony Loffredo conta que seu objetivo é se tornar o que ele classificou como “alienígena preto”.
Esta, aliás, não é a primeira cirurgia de transformação corporal que o rapaz realizou. Ao longo dos anos, Loffredo já removeu as orelhas e a ponta do nariz através de procedimentos estéticos, compartilhando todos os resultados com seus seguidores.
Nessa segunda-feira, 25, o francês novamente se tornou assunto, ao compartilhar um “meme” com suas versões de perfil em quatro redes sociais diferentes.

(Foto: Reprodução/Instagram)
Segundo o tabloide britânico “Daily Star”, o rapaz de 32 anos ressaltou que ainda não está satisfeito com as modificações. Em uma conversa em vídeo com o portal, ele disse que seu próximo projeto é substituir a pele por metal.
*Com informações GMC Online.
-
Brasilem 25/01/2021 17:11
Mãe que arrancou os olhos da filha e um pedaço da língua com tesoura diz que a criança estava possuída
-
Brasilem 25/01/2021 11:33
Mulher mata a filha de 5 anos e arranca olhos e língua da criança com tesoura
-
Palmaresem 25/01/2021 09:16
Jovem de 18 anos da cidade de Palmares morre afogado na praia de Porto de Galinhas,PE
-
Cotidianoem 26/01/2021 13:49
Paulo Câmara anuncia calendário de pagamento do 13º do Bolsa Família de Pernambuco
-
Mata Sulem 26/01/2021 11:20
Hospital Regional de Palmares tem 15 pacientes internados na Ala Covid, sendo 7 em leitos de UTI
-
Pernambucoem 25/01/2021 07:51
Três vítimas do acidente na PE-126 são veladas em São Domingos
-
Brasilem 25/01/2021 15:22
(Vídeo) Mãe amarra bebê com corda e chama filha de “ratazana”
-
Brasilem 25/01/2021 14:45
Vereador é morto a tiros dentro de bar; esposa fica ferida