Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

TCE-PE: Informações sobre contas julgadas irregulares ficam disponíveis ao público

Todos os processos listados na página já transitaram em julgado, ou seja, sem possibilidade de recursos no âmbito do TCE.

Marcos Philipe Passos

Publicado

Tribunal de Contas de Pernambuco (Foto: Divulgação)

Tribunal de Contas de Pernambuco (Foto: Divulgação)

O Tribunal de Contas do Estado lançou, nesta segunda-feira (21), uma nova ferramenta que permite o acesso às informações de processos dos gestores públicos que tiveram contas rejeitadas ou julgadas pelo TCE nos últimos oito anos.

A plataforma online vai possibilitar ao público consultar, entre outros dados, as irregularidades da gestão, identificadas no relatório de auditoria das equipes técnicas do TCE, e a decisão do Pleno e das Câmaras julgadoras, sobre a rejeição das contas dos gestores públicos.

“É um serviço ao cidadão”, afirmou o presidente do TCE, conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Júnior. “Ao disponibilizar essas informações detalhadas ao público, o Tribunal de Contas estimula o controle social e tenta contribuir para que a sociedade exerça o direito do voto com mais conhecimento sobre o seu candidato nas eleições de 15 de novembro”, disse ele.

“É importante que a sociedade conheça o perfil do gestor, entenda como foi o seu desempenho e analise as decisões dos julgadores que levaram à rejeição das contas, para saber se é o caso de votar ou não naquele determinado candidato”, afirmou Dirceu Rodolfo.

O acesso à página com as informações dos processos pode ser feito pelo site do TCE. No campo de busca, é possível fazer a consulta pelo nome do gestor, município ou unidade gestora, que pode ser do Estado ou município. Ao fazer essa busca, o sistema vai informar os números dos processos julgados e direcionar para a decisão que levou à rejeição das contas pelo Tribunal.

A página traz, ao todo, os nomes de 1.499 gestores públicos, e de 432 unidades gestoras, além de informações sobre 2.391 processos de contas julgadas irregulares pelo TCE.

Todos os processos listados na página já transitaram em julgado, ou seja, sem possibilidade de recursos no âmbito do TCE.

“Mais uma vez o Tribunal de Contas de Pernambuco inova ao colocar à disposição do público uma ferramenta voltada para a efetividade do controle social”, afirmou o conselheiro Ranilson Ramos, vice-presidente do TCE. “Com acesso fácil no nosso portal, o cidadão vai poder acompanhar os resultados da gestão do seu candidato e saber se ele está em dia com o controle externo de contas públicas. Isto, sem dúvida, é uma contribuição de grande importância para o exercício da cidadania”, concluiu.

💻 Acesse aqui a página

Com informações TCE-PE.

Pernambuco

Operação prende três PMs e apreende 1,5 tonelada de cocaína, fuzis, pistolas e centenas de balas

Redação PortalPE10

Publicado

Uma operação do realizada pelo Batalhão de Radiopatrulha e pelo 25º BPM resultou em grande apreensão de armas e drogas em Santo Aleixo, Jaboatão dos Guararapes.

A Polícia Militar recebeu denúncia de uma ocorrência envolvendo reféns em um loteamento próximo ao condomínio Alphaville. Os efetivos do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI) e da Contrarresposta do 25º BPM seguiram para verificar a situação. Ao mesmo tempo, uma equipe do Batalhão de Radiopatrulha, que seguia para dar apoio, visualizou um veículo, com quatro ocupantes, em atitude suspeita. Os policiais deram voz de parada e iniciaram a abordagem policial localizando armamentos pesados no carro.

Com os suspeitos, dentre eles dois policiais militares de Pernambuco, sendo um da reserva e o outro da ativa, foram encontrados dois fuzis e cinco pistolas. Eles foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Jaboatão Centro, enquanto a equipe do GATI do 25º BPM continuava as diligências. De posse de informações, os PMs chegaram até uma residência no loteamento. Dois caseiros, que estavam no local, informaram que o grupo, preso instantes atrás, havia entrado e revirado toda a casa em busca de armas e drogas. O efetivo, então, solicitou o apoio da Companhia Independente de Policiamento com Cães, porém, antes mesmo da chegada dos cães farejadores, os policiais conseguiram encontrar, aproximadamente, uma tonelada e meia de cocaína. Ainda foram apreendidos diversos carregadores e munições, além de rádios comunicadores, celulares, coletes balísticos, balaclavas e maçaricos. Todo o material foi levado para a DP de Prazeres, que ficará responsável pela ocorrência.

Os policiais de Pernambuco sob suspeita serão submetidos não apenas a procedimentos na Justiça Comum, mas também a procedimentos investigativos internos de controle para apurar as circunstâncias dos seus envolvimentos no fato, o que poderá ensejar na expulsão da Corporação, respeitado o Princípio Constitucional da Ampla Defesa e do Contraditório.

Continuar Lendo

Pernambuco

Vacina contra covid-19: Pernambuco anuncia que receberá primeiro lote com 270 mil doses

Redação PortalPE10

Publicado

 


Pernambuco estima receber, no primeiro lote, cerca de 270 mil doses da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O imunizante teve o pedido de uso emergencial aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), neste domingo (17).

Isso seria suficiente para vacinar, com duas doses, 129 mil pessoas que fazem parte de grupos prioritários. Entre essas pessoas estão profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos que estão em asilos e indígenas aldeados.

A quantidade de pessoas imunizadas nesta primeira fase corresponde a cerca de 4,4% do total de 2,9 milhões de pernambucanos incluídos nos grupos prioritários. Essas informações foram repassadas por meio de nota, divulgada na noite deste domingo.

As doses que tiveram o uso emergencial aprovado foram importadas da China e estão em São Paulo, na sede do Instituto Butantan. Elas foram requisitadas emergencialmente pelo Ministério da Saúde, depois do fracasso na tentativa de importação de 2 milhões de doses da vacina da Universidade de Oxford, que também foi aprovada neste domingo.

 

Continuar Lendo

Pernambuco

Raquel Lyra afirma que Caruaru está pronta para começar vacinação

Redação PortalPE10

Publicado

Neste domingo (17), a diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial das vacinas CoronaVac e Oxford/Astrazeneca. Muitos gestores comemoraram a aprovação das vacinas nas redes sociais, incluindo a prefeita de Caruaru, no Agreste, Raquel Lyra (PSDB), que afirmou que o município está pronto para vacinar a população.

Em publicação nas redes sociais, Raquel comemorou a aprovação da Anvisa e disse que Caruaru está preparada para “seguir o plano de imunização do Ministério da Saúde”

Aprovação da Anvisa

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma reunião extraordinária neste domingo para a divulgação do resultado da análise dos pedidos para uso emergencial das vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Durante o encontro, os dois imunizantes foram aprovados pelos diretores da agência.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.