Nos siga nas redes sociais

Mata Sul

Técnica de enfermagem de 61 anos é a primeira vacinada contra a Covid-19 em Palmares; ‘‘Sensação de gratidão”

Município deve iniciar na quarta-feira (20) plano para vacinar 657 pessoas contra o coronavírus

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

A técnica de enfermagem, Maria do Socorro, de 61 anos, foi a primeira profissional da saúde a receber a vacina contra o novo coronavírus, em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco.

A primeira dose da Coronavac foi aplicada na tarde desta terça-feira (19), no PSF Santo Antônio I, com a presença do prefeito Júnior de Beto, de profissionais da área da saúde, da gerente da III Geres Joyse Catarina, do presidente da Câmara de Vereadores de Palmares, Godoy de Bartô, e do Secretario Interino da Saúde, Bruno Cesar.

“É uma sensação boa, sensação de gratidão, de alegria em saber que estou sendo vacinada e tô sendo protegida de um vírus tão triste como esse”, disse dona Maria do Socorro  ao PortalPE10. Ela contou que trabalha nessa prófissão a quase 30 anos.

Também receberam a primeira dose da vacina o técnico de enfermagem Wilams Felipe e o idoso de 91 anos Antônio Juvêncio.

Nesta primeira etapa da vacinação em Palmares, são .1314 doses destinadas a vacinar 657 pessoas contra o coronavírus.

Declaração

O prefeito Júnior de Beto disse momentos após o início da vacinação em Palmares que esperava um número maior de doses para poder vacinar também a população.

“Vieram poucas vacinas, a gente esperava um número maior de doses, mas devido a dificuldade que o país e o estado está passando, vamos iniciar com o pessoal que está na linha de combate”, afirmou Júnior.

Mata Sul

Com 367 casos e 20 óbitos,prefeito de Xexéu contraria decreto estadual, e libera cultos religiosos, finais de semana

Redação PortalPE10

Publicado

Thiago De Miel (PSC),prefeito de Xexéu (PE)

O prefeito de Xexéu (PE), Thiago De Miel (PSC), divulgou nas suas redes sociais (4), um decreto liberando o funcionamento dos templos religiosos de qualquer culto. A permissão de funcionamento vale inclusive para os finais de semana.

A medida  tomada contraria um aparte do decreto estadual que está limitando o funcionamento de parte do comércio e aumentando as restrições aos finais de semana. O documento do governo de Pernambuco também proibia a realização de cultos religiosos presenciais finais de semana.

O decreto municipal de Xexéu começa a valer a partir da assinatura do prefeito. Com isso, as liberações já estão valendo neste domingo (7).

Apesar de conter disposições contrárias ao determinado pelo Governo do Estado, o município tem autonomia para decidir sobre as medidas que adotará no enfrentamento à pandemia. Esse poder foi declarado em abril de 2020 pelo Supremo Tribunal Federal. As demais normas de prevenção e combate ao coronavírus do decreto estadual foram mantidas pelo decreto municipal.

Decreto Executivo Municipal nº 009/2021, de 05 de março de 2021.

EMENTA: Regulamenta medidas de emergência e de enfrentamento a nova onda de contaminação da COVID-19, em todo território municipal, bem como dá outras providências.

O PREFEITO DO MUNICÍPIO DE XEXEU, Estado de PERNAMBUCO no uso de suas atribuições legais, que lhe são conferidas através da Lei Orgânica do Município e no art. 37, IX, da Constituição Federal,

“Art. 1º – A determinação da proibição de funcionamento das atividades não essenciais a partir de quarta-feira dia 03 de março de 2021, do horário das 20:00 hrs as 05:00 hrs da manhã, de segunda a sexta-feira, bem como aos sábados e domingos durante o dia inteiro, em todo o território municipal;

I – Entende-se como atividade essencial no âmbito deste município as entidades religiosas, as farmácias, as lojas que comercializam materiais de construção e os estabelecimentos comerciais que comercializam produtos do gênero alimentício, tal como supermercados, restaurantes, lanchonetes e outros, não sendo estendido tal entendimento para os bares.”

A cidade de Xexéu registrou até o dia 05 de março, 367 casos confirmados,344 recuperados e 20 óbitos da doença. Na madrugada deste domingo o vereador da cidade de Xexéu veio a óbito em decorrência da covid-19.

Continuar Lendo

Mata Sul

Vereador eleito em Xéxeu, Veio de Helena morre vítima da covid-19

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/Instagram)

Morreu na madrugada desse domingo, 07, vítima da covid-19, o vereador eleito pelo PSB em Xexéu (PE), Jose Valdelicio Da Silva Filho,bastante conhecido por “Veio de Helena”.

Eleito com 555 votos, ele estava internado no Hospital Regional de Palmares. Veio de Helena deixa a esposa, e filhos.

A cidade de Xexéu registrou ate o dia 05 de março, 367 casos confirmados,344 recuperados e 19 óbitos da doença.

Mais informações em instantes 

Continuar Lendo

Mata Sul

Palmares tem manhã de sábado, com parte do comércio fechado por causa da pandemia pela Covid-19

Redação PortalPE10

Publicado

No dia em que o decreto estadual com medidas mais rígidas de enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco,a movimentação de pessoas e veículos foi  tranquila no centro da cidade de Palmares , na manhã deste sábado (6).

Ao contrário do que se viu durante os últimos dias, apenas os estabelecimentos comerciais consideradas atividades essenciais pareciam estar abertos.

Ainda assim, as entidades de segurança e de fiscalização do Estado e do Município estão atentas a denúncias de irregularidades, inclusive durante a noite, com o efetivo da Policia Militar.

As medidas começaram a valer na última quarta-feira (3) e vigoram até o próximo dia 17

Neste fim de semana e no próximo (13 e 14), apenas serviços essenciais podem funcionar. Está proibida, assim, a abertura de shoppings centers, comércios de rua, academias, clubes sociais, igrejas e tempos religiosos. Bares e restaurantes estão liberados apenas com sistemas de retirada de pedidos no local ou delivery. Parques também devem estar fechados e nas praias está permitida apenas a prática individual de atividades esportivas.

Já durante a semana, atividades não essenciais estão proibidas entre 20h e 5h de segunda a sexta.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.