Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Termina nesta quarta-feira o prazo para a regularização das populares cinquentinhas

A partir desta quarta, veículos não emplacados serão apreendidos, e os condutores multados

Avatar

Publicado

Chega ao fim às 16h desta quarta-feira (11) o prazo para a regularização das populares cinquentinhas em todo o Estado. A partir desta quinta-feira (12), os veículos flagrados sem placa serão apreendidos e os condutores multados em R$ 191,54. Quem não tiver conseguido passar pelo procedimento só não será penalizado em duas situações: se não tiver conseguido o documento de “nada consta” da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos ou se a cinquentinha ainda não tiver sido cadastrada na Base de Índice Nacional (BIN), o que cabe a concessionárias e fabricantes. Nesses casos, o usuário terá até o dia 11 de dezembro para entregar o que falta, mas, se abordado em fiscalizações, terá que apresentar o comprovante de que o processo foi iniciado até hoje.

Na sede do Detran-PE, no bairro da Iputinga, no Recife, a maior parte das reclamações de quem estava na fila ontem foi referente à dificuldade de atender a esses itens. O cadastro na BIN, por exemplo, só vem sendo liberado em até 20 dias. “Mais de 15 mil ciclomotores não têm esse registro e a própria legislação dá um prazo de dois anos para que as marcas o cumpram. Como é que essas pessoas estão sendo cobradas a terem isso? Com que legalidade vai ser feita a fiscalização?”, criticou o presidente da Associação Nacional dos Usuários de Ciclomotores (Anuc), Léo Toscano.

PRORROGAÇÃO – O Detran admite que não haverá tempo para que todos estejam regularizados até o fim do dia. Até ontem, 3.307 ciclomotores estavam cadastrados. Hoje, com atendimento exclusivo a esse público, a capacidade máxima da sede da autarquia é de mil procedimentos. Em todo o Estado, a frota é de 120 mil. Por conta disso, a Anuc fez uma solicitação formal para que o início da cobrança do licenciamento fosse adiado, mas não foi atendida. A proposta é a de que as vistorias seguissem até fevereiro, com prazos determinados de acordo com as terminações dos chassis. “Na Paraíba, a vistoria dos chassis finalizados em 0, 1 e 2 terminou em outubro. Isso garante um atendimento sem tanta demanda”, acrescentou Toscano.

O diretor geral do Detran-PE, Sebastião Marinho, justificou a decisão de não prorrogar o prazo por conta da necessidade urgente de rigor na fiscalização desses veículos. “É preciso haver esse mecanismo para inibir acidentes e irregularidades históricas”, afirmou.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Palmares inicia processo de municipalização do trânsito

Agora Palmares dá início ao processo de Integração ao Sistema de Trânsito e Estruturação do Sistema de Mobilidade Urbana de Palmares.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

O Prefeito de Palmares, Junior de Beto (PP) recebeu nesta sexta-feira o presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Walker Barbosa. Agora Palmares dá início ao processo de Integração ao Sistema de Trânsito e Estruturação do Sistema de Mobilidade Urbana de Palmares.

O momento contou com a presença de vereadores, Secretários Municipais, representantes do Comércio, Agentes de Trânsito e demais autoridades que participaram do pontapé inicial de um dos maiores projetos de mobilidade da cidade.

De acordo com presidente do Conselho Estadual de Trânsito, a municipalização do trânsito significa que a Prefeitura passa a tomar conta dos diversos aspectos, como a fiscalização, educação e engenharia.

O próximo passo é a criação do Sistema Municipal de Trânsito e Transportes e da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), além de instituir o conselho, a diretoria e o fundo que vão administrar, em conjunto, os recursos destinados à área.

Para o prefeito de Palmares, a municipalização também garantirá mais recursos, que serão investidos no trânsito. O processo de municipalização delega os poderes de controle do trânsito ao município, cabendo o mesmo a função de controle, gerenciamento e fiscalização.

Neste primeiro momento será realizado, atividades educacionais com a comunidade civil, incentivando a implantação de uma nova cultura e promovendo o respeito e cumprimento das leis de trânsito; regulamentação de todas as modalidades de transporte, onde será dialogado com os taxistas, mototaxistas e empresas de transportes coletivos, as demandas e necessidades de cada categoria para que se adequem ao novo sistema de trânsito do município; capacitação dos Agentes de Trânsito para que apliquem e façam cumprir a lei com responsabilidade.

Continuar Lendo

Cotidiano

Bebê morre eletrocutado ao morder fio de carregador na tomada em Pernambuco

Caso está sendo investigado pela polícia.

Redação PortalPE10

Publicado

Foto ilustrativa de bebê – (Foto: Pexels)

Um bebê de 8 meses morreu eletrocutado nessa quinta-feira (15) após morder o fio de um carregador de celular que estava na tomada em Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife.

Caso está sendo investigado

De acordo com a Delegacia de Araçoiaba, a criança estava com a mãe em casa quando sofreu o choque. O caso está sendo investigado pela polícia. O Conselho Tutelar também foi acionado. As informações são do NE10.

O corpo do bebê foi encaminhado para ser periciado no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife. O pai do menino foi ao local para reconhecer o corpo.

Continuar Lendo

Cotidiano

Adolescente de 16 anos tenta fugir, mas acaba morto a tiros em bairro de Ribeirão

Crime ocorreu na Rua José Bonifácio, em Ribeirão. Corpo de adolescente foi encaminhado para o IML.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/Internet)

(Foto: Reprodução/Internet)

Um adolescente de 16 anos foi morto a tiros na Rua José Bonifácio, bairro Alto da Cadeia, em Ribeirão, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, na noite de quinta-feira (15).

De acordo com a Polícia Militar, equipes foram acionadas para atender a ocorrência e encontraram a vítima caída com ferimentos causados por disparos de arma de fogo. A vítima identificada por Maurício José Medeiros Barbosa, foi alvejado diversas vezes.

No local do crime, moradores informaram que a vítima teria envolvimento com o tráfico de drogas na região. O corpo de Maurício José foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). O caso será investigado pela Polícia Civil da Delegacia de Ribeirão.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10. Todos os direitos reservados.