Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

TJPE atuará com três postos avançados durante a Copa

Sedes de plantão judiciário vão atender em horário diferenciado

Avatar

Publicado

TJ anuncia funcionamento durante a Copa (Foto: Vitor Tavares/G1)

Uma operação especial foi montada pelo Tribunal de  Justiça de Pernambuco (TJPE) para a Copa do Mundo de 2014. Os detalhes foram anunciados nesta segunda-feira (26). Serão instalados três postos avançados e 15 sedes de plantão judiciário atendendo em horário diferenciado, com mais de 100 servidores atuando. Além do esquema especial para  os jogos realizados no Recife, haverá ainda atendimento em dias de jogos da Seleção Brasileira, devido à preocupação sobre eventuais problemas durante as partidas.

Os desembargadores Frederico Neves, presidente do TJPE, e Luiz Carlos Figueiredo,  coordenador das atividades na Copa, apresentaram detalhes do processo de divulgação e atuação da Justiça pernambucana.

Os postos avançados do Tribunal de Justiça funcionarão no Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Arena Pernambuco e no Anexo do Fórum de São Lourenço da Mata, cidade onde está localizado o estádio. O único posto que irá funcionar durante toda a Copa, de 11 de junho a 15 de julho, será o do Aeroporto, com competência cível, das relações de consumo – devido a problemas como o extravio de malas e atraso de voos -, e da infância e juventude, por conta de irregularidades nos alvarás de viagem para menores. Durante a Copa das Confederações de 2013, essas foram as maiores demandas do judiciário no terminal e por isso serão intensificadas, de acordo com o TJPE.

Na Arena Pernambuco e na cidade de São Lourenço da Mata, o funcionamento dos postos acontece nos dias de jogo em Pernambuco – 14, 20, 23, 26 e 29 de junho. No estádio, o posto terá competência criminal e do estatuto do torcedor. O juiz do torcedor do estado, Ailton Alfredo de Souza, contou que o padrão é o mesmo já adotado pelo juizado em Pernambuco. “A expectativa é atender um novo público, estrangeiro, que possa infrigir algum delito de menor potencial dentro da Arena. Se isso ocorrer, seguiremos o mesmo padrão. Aqueles detidos vão para a delegacia, lavramos o TCO [Termo Circunstanciado de Ocorrência]. Se for estrangeiro e quiser o acordo do Consulado, ele será levado para área externa para ter esse atendimento”, comentou.

A expectativa é de realizar a audiência dentro do próprio estádio. Se for um caso de muita gravidade, poderá ocorrer até a expulsão do estrangeiro do Brasil; se ocorrer crime de menor potencial ofensivo, será aplicada a pena de afastamento de estádios de todo o País, que pode variar de três meses a três anos. De acordo com o TJPE, na Copa das Confederações, não foi identificado nenhum problema com estrangeiros na Arena Pernambuco. Contudo todas as atenções estão voltadas para esse público, pois representam quase 60% dos compradores dos ingressos para os jogos do Mundial.

TJPE em clima de Copa (Foto: Vitor Tavares/G1)

O posto de São Lourenço da Mata terá atendimento especial cível, de relações de consumo, criminal e da infância e juventude. O serviço será realizado no Anexo do Fórum, no centro da cidade.  Além dos três postos especiais, os plantões especiais ocorrerão em 15 cidades pernambucanas: Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Nazerá da Mata, Olinda, Ouricuri, Palmares, Petrolina, Recife, Serra Talhada e Vitória de Santo Antão. Nos sábados, domingos e feriados, o horário de atendimento será das 13h às 17h. No dia 28/06, das 10h às 18h, e nos demais dias de jogo, das 14h às 21h.

Apesar dos problemas enfrentados pelo TJPE, como atrasos de julgamento e acúmulos de processos, a expectativa é criar o esquema amplo para que, durante o Mundial, todos os pequenos delitos sejam resolvidos “Desde que o Recife foi escolhido como sede, programamos esse esquema de mutirão para resolver problemas antes, durante e depois da Copa do Mundo. O poder de judiciário de Pernambuco atrevessa problemas já conhecidos pela sociedade local, que estão sendo enfrentados, como os 208 cargos vagos de juiz. Mas nos mobilizamos para fazer todo o atendimento, com magistrado e servidores preparados”, destacou o desembargador Frederico Neves.

Campanha 
Os casos de maior gravidade, como homicídios, não serão resolvidos no Plantão, mas encaminhados para as varas comuns.  Entretanto, os problemas menores, como brigas, lesão corporal leve, devem ser resolvidos na hora, de forma rápida. O TJPE quer que a população esteja informada, priorizando a procura pelos postos especiais. A campanha de divulgação será feita através de cartazes em ônibus, peças publicitárias na televisão e no rádio, além de panfletos e cartilhas, divulgadas em espanhol e inglês.

“Passsamos pela Copa das Confederações com destaque nacional, mas foi um treino da Copa do Mundo, quase um bate bola muito curto, na compração com o tamanho do problema agora. E não é só uma questão logística; por exemplo, o Recfie receberá navios e 29 voos cheios de mexicanos. No Brasil, os maiores emissores de turistas são dos Estados Unidos e Alemanha, que, coincidentemente, jogam entre si em Pernambuco, o que gera demanda judiciária muito grande”, destacou o desembargador Luiz Carlos Figueiredo.

Para casos mais graves envolvendo estrangeiros,  todos os consulados de times que atuarão no Recife foram contactados, caso haja necessidade. Também foram articuladas parcerias com o comitê de proteção à infância e juventude, Defensoria Pública, Ministério Público, Secretaria de Defesa Social, Secretaria da Copa, Fifa, Infraero e prefeituras.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Regina Duarte faz críticas à vacina contra a covid-19: “que diabos esta vacina está realmente fazendo?”

Redação PortalPE10

Publicado

(Brasília – DF, 29/01/2020) Encontro com a atriz Regina Duarte. Foto: Marcos Corrêa/PR

A atriz e ex-secretária da Cultura do governo Bolsonaro, Regina Duarte, usou as redes sociais para criticar a vacina contra a covid-19, questionando sua utilidade.

“Isso não elimina a necessidade de proibições de viagens. Não elimina a necessidade de fechar negócios. Não elimina a necessidade de fechamentos em geral. Não elimina a necessidade de uso de máscaras. Então… que diabos esta vacina está realmente fazendo?”, escreveu a atriz em uma publicação no Instagram.

A atriz recebeu apoio de muitos seguidores, que chegaram a dizer que o vírus é invenção da China e que não se vacinarão.

Continuar Lendo

Cotidiano

Profissionais do Hospital Regional de Palmares recebem primeira dose da vacina contra Covid-19

Unidade de Saúde é a maior da região e recebe pessoas de todo o estado.

Redação PortalPE10

Publicado

Os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de combate à covid-19 no Hospital Regional de Palmares (HRP) começaram a receber na tarde desta quinta-feira (21) as primeiras doses da Coronavac, vacina com uso emergencial aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a primeira a receber a dose do imunizante foi a enfermeira Elidiane Luiza, que falou sobre o sentimento de estar vivenciando esse momento.(veja o vídeo acima)

Nesta etapa que envolve a primeira dose da Coronavac, profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes operacionais, entre outros, receberam a vacina.

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

André Akel diretor médico do Hospital Regional de Palmares foi o responsável por aplicar as primeiras doses da vacina, ele falou do sentimento de gratidão e destacou também quais os profissionais que iram tomar a vacina nesse primeiro momento. Ele também destacou o trabalho do Hospital Regional frente ao combate ao novo coronavírus

Ao todo serão 90 profissionais da unidade que vão receber a primeira e segunda dose da vacina.

Continuar Lendo

Cotidiano

Catende inicia vacinação contra Covid-19 em profissionais da saúde e idosos

Primeira pessoa a ser imunizada foi uma técnica de enfermagem de 59 anos que trabalha na área há 29 anos. Cidade recebeu 504 doses da vacina.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Catende, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, começou a vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (21). A cidade foi uma das últimas da região a fazer a imunização contra o novo coronavírus.

A primeira pessoa a ser imunizada foi uma técnica de enfermagem de 59 anos que trabalha na área há 29 anos Zuleide Soares da Silva recebeu a primeira dose da Coronavac. A técnica de enfermagem Fabiane Maria Monteiro de Carvalho, 41 anos, também recebeu a primeira dose da vacina e a primeira moradora do abrigo Santo Antônio a ser vacinada foi Dona Rita de 104 anos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o município de Catende recebeu cerca de 504 doses da vacina, ao qual serão imunizados os profissionais da saúde, que atuam no Hospital Municipal e os idosos institucionalizados do abrigo Santo Antônio.

Ate esta quinta-feira (21) de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Catende, a cidade tem 659 casos confirmados, desses 616 não apresentam mais sintomas da doença e são considerados recuperados do vírus e o total de óbitos em decorrência de complicações causadas pelo novo coronavírus é de 41.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.