Nos siga nas redes sociais

Cotidiano

Tremores de terra podem continuar por até 6 meses avalia especialista em sismologia

Especialistas em sismologia avaliaram os abalos sentidos na cidade de São Caetano e redondezas

Avatar

Publicado

Sismograma registrou o abalo sísmico de 3.8 de magnitude entre São Caetano e Caruaru (Foto:  Divulgação/ LabSis/UFRN)

Jornal Folha de Pernambuco:Os tremores de terra podem continuar por até seis meses no Agreste do Estado. A avaliação é de especialistas em sismologia que vistoriaram a região do epicentro dos abalos, no município de São Caetano no agreste do estado. O diagnóstico se deve à continuidade da movimentação das rochas, com a dissipação de energia, não havendo relação com o clima ou vegetação.

De acordo com os técnicos, cerca de 300 pequenos eventos devem ser registrados até a manhã de hoje. Uma média de 25 cidades, em um raio superior a 100 km, sentiu o impacto do fenômeno, que causou temor entre a população. Até mesmo no alto dos edifícios da cidade vizinha, Caruaru, a situação não passou despercebida. Nas ruas e vilarejos, moradores e comerciantes apontaram rachaduras, sem esconder a preocupação.

 

“Infelizmente, o tremor de terra é algo que não se pode prever em nenhum lugar. Faz parte de um ciclo natural da natureza. O nosso trabalho agora é de macrossismo, que inclui a apuração de toda a parte estrutural, com possíveis prejuízos, além de esclarecer à população, evitando o pânico. Temos registros nesta região em diversas magnitudes e ela continuará como alvo de nossos estudos”, explicou o professor do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Eduardo Menezes. Segundo ele, a falha atual sinaliza compreender a mesma placa no Lineamento Pernambuco, mas não é descartada a chance de se tratar de uma ramificação do eixo principal.

Com 37 mil habitantes, 60% deles distribuídos na área urbana, São Caetano teve, desta vez, um registro mais intenso nas áreas próximas ao Centro. A distância é de pelo menos 15km dos tremores anteriores, nos anos de 2006 e 2010. Nos dois polos, as falhas assinalaram aberturas subterrâneas na ordem de 3 e 4 km, respectivamente. Para o tremor desta semana, os pesquisadores estimam uma média de 60 dias para uma identificação efetiva de sua dimensão. “As pequenas rupturas acontecem no subsolo, como falhas geológicas, sem comprometer a borda da placa. Caso isso acontecesse, seria uma catástrofe, como visto em outros países. Cabe o nosso controle, mas não há motivo para pânico”, tranquilizou Menezes.Segundo o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar, nenhuma ocorrência grave foi registrada no município ou em cidades vizinhas.

 

 

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cotidiano

Palmares inicia processo de municipalização do trânsito

Agora Palmares dá início ao processo de Integração ao Sistema de Trânsito e Estruturação do Sistema de Mobilidade Urbana de Palmares.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

O Prefeito de Palmares, Junior de Beto (PP) recebeu nesta sexta-feira o presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Walker Barbosa. Agora Palmares dá início ao processo de Integração ao Sistema de Trânsito e Estruturação do Sistema de Mobilidade Urbana de Palmares.

O momento contou com a presença de vereadores, Secretários Municipais, representantes do Comércio, Agentes de Trânsito e demais autoridades que participaram do pontapé inicial de um dos maiores projetos de mobilidade da cidade.

De acordo com presidente do Conselho Estadual de Trânsito, a municipalização do trânsito significa que a Prefeitura passa a tomar conta dos diversos aspectos, como a fiscalização, educação e engenharia.

O próximo passo é a criação do Sistema Municipal de Trânsito e Transportes e da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (Jari), além de instituir o conselho, a diretoria e o fundo que vão administrar, em conjunto, os recursos destinados à área.

Para o prefeito de Palmares, a municipalização também garantirá mais recursos, que serão investidos no trânsito. O processo de municipalização delega os poderes de controle do trânsito ao município, cabendo o mesmo a função de controle, gerenciamento e fiscalização.

Neste primeiro momento será realizado, atividades educacionais com a comunidade civil, incentivando a implantação de uma nova cultura e promovendo o respeito e cumprimento das leis de trânsito; regulamentação de todas as modalidades de transporte, onde será dialogado com os taxistas, mototaxistas e empresas de transportes coletivos, as demandas e necessidades de cada categoria para que se adequem ao novo sistema de trânsito do município; capacitação dos Agentes de Trânsito para que apliquem e façam cumprir a lei com responsabilidade.

Continuar Lendo

Cotidiano

Bebê morre eletrocutado ao morder fio de carregador na tomada em Pernambuco

Caso está sendo investigado pela polícia.

Redação PortalPE10

Publicado

Foto ilustrativa de bebê – (Foto: Pexels)

Um bebê de 8 meses morreu eletrocutado nessa quinta-feira (15) após morder o fio de um carregador de celular que estava na tomada em Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife.

Caso está sendo investigado

De acordo com a Delegacia de Araçoiaba, a criança estava com a mãe em casa quando sofreu o choque. O caso está sendo investigado pela polícia. O Conselho Tutelar também foi acionado. As informações são do NE10.

O corpo do bebê foi encaminhado para ser periciado no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife. O pai do menino foi ao local para reconhecer o corpo.

Continuar Lendo

Cotidiano

Adolescente de 16 anos tenta fugir, mas acaba morto a tiros em bairro de Ribeirão

Crime ocorreu na Rua José Bonifácio, em Ribeirão. Corpo de adolescente foi encaminhado para o IML.

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/Internet)

(Foto: Reprodução/Internet)

Um adolescente de 16 anos foi morto a tiros na Rua José Bonifácio, bairro Alto da Cadeia, em Ribeirão, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, na noite de quinta-feira (15).

De acordo com a Polícia Militar, equipes foram acionadas para atender a ocorrência e encontraram a vítima caída com ferimentos causados por disparos de arma de fogo. A vítima identificada por Maurício José Medeiros Barbosa, foi alvejado diversas vezes.

No local do crime, moradores informaram que a vítima teria envolvimento com o tráfico de drogas na região. O corpo de Maurício José foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). O caso será investigado pela Polícia Civil da Delegacia de Ribeirão.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2021 PortalPE10. Todos os direitos reservados.