Nos siga nas redes sociais

Pernambuco

Tubarão é fotografado em onda de praia em Fernando de Noronha

Imagens foram registradas na praia Cacimba do Padre, no domingo (27), por enfermeira da ilha que estava de folga. ‘Tubarões não surfam as ondas’, explica especialista.

Marcelo Passos

Publicado

Tubarão estava em área com muitas sardinhas — Foto: Dandara Guedes/Acervo pessoal

Um tubarão da espécie limão foi fotografado em pleno tubo na praia Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha, no domingo (27). A imagem foi registrada pela enfermeira Dandara Matias Guedes, moradora da ilha que trabalha na Superintendência de Saúde, no combate à Covid-19.

“Eu gosto de fotografar, sempre que é possível, nas minhas folgas. Estive na Cacimba do Padre e vi cinco tubarões numa região com muitas sardinhas. Preparei a máquina, fiz uma série de fotos e consegui o registro. Adorei o resultado”, contou.

A fotógrafa amadora disse que o tubarão que aparece nas imagens tem mais de um metro e meio de comprimento. Ela afirmou que preferiu não tomar banho de mar, não por medo dos tubarões, e sim para evitar entrar na água com o mar revolto.

Especialista em tubarões, o engenheiro de pesca Léo Veras avaliou as imagens. “As fotos são lindas e retratam o momento em que o tubarão administra o cardume de sardinhas, uma espécie de patrulha. O objetivo dele é evitar que as sardinhas se afastem da praia. No final da tarde, inicia a alimentação, devorando as sardinhas”, declarou.

Ainda de acordo com Veras, “os tubarões não surfam as ondas, como fazem os golfinhos. Eles permanecem na região até poucos segundos antes de a onda quebrar”.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pernambuco

Pernambuco registra 157 novos casos e 10 óbitos nas últimas 24h

Pernambuco registra 157 novos casos e 10 óbitos nas últimas 24h

Redação PortalPE10

Publicado

Total de mortos por covid-19 no mundo passa de 1,1 milhão. - (Foto: Sebastien Bozon/AFP)

Total de mortos por covid-19 no mundo passa de 1,1 milhão. – (Foto: Sebastien Bozon/AFP)

Pernambuco registrou, neste domingo (25), 157 novos casos da Covid-19. Com o novo dado, o Estado totaliza 159.377 casos confirmados da doença, sendo 26.898 graves e 132.479 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) também confirmou laboratorialmente 10 novos óbitos, sendo oito masculinos e dois femininos, ocorridos desde o dia 14 de setembro. Com isso, o Estado totaliza 8.552 mortes pela doença.

O boletim também apresentou um total de 141.700 pacientes recuperados da doença. Desses, 17.183 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 124.517 eram casos leves.

Entre os casos confirmados neste domingo, 24 (15%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 133 (85%) são leves. Do total de mortes do informe do dia, duas ocorreram em setembro e as demais em outubro.

Em relação à testagem dos profissionais de saúde com sintomas de gripe, em Pernambuco, até agora, 22.206 casos foram confirmados e 37.950 descartados.

 

 

 

Continuar Lendo

Pernambuco

Juiz eleitoral proíbe uso de carro de som para acompanhamento de militantes

Prática já é vedada pela legislação eleitoral e estava sendo realizada por candidatos.

Marcos Philipe Passos

Publicado

(Foto: Reprodução)

(Foto: Reprodução)

O juiz da propaganda eleitoral de Caruaru, Eliziongeber Freitas, proibiu a utilização de carro de som para acompanhamento de militantes, cabos eleitorais e contratados para distribuição de material de campanha.

De acordo com o juiz, alguns candidatos estariam praticando a irregularidade, já proibida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“A resolução 23.610, que regulamenta a propaganda eleitoral, proíbe a utilização de carro de som quando desvinculado de comício, passeata ou carreata. A ocorrência desses eventos tem que ser comunicada à Polícia Militar para que ela tome as medidas necessárias com relação ao local do evento e a questão do trânsito”, explicou.

Sanção

Ainda de acordo com o juiz, alguns candidatos “estão utilizando os cabos eleitorais ou os militantes, e fazendo passeata dentro da cidade e nos bairros com carros de som nesses eventos, o que é proibido”.

A pena para quem descumprir a determinação é apreensão do carro de som. Já o candidato pode ser multado e até incluído na lei de inelegibilidade.

*Com informações NE10 Interior

Continuar Lendo

Pernambuco

Morre médica recifense que esperava transplante de medula óssea

Familiares e amigos fizeram a campanha @todos.porjulia

Marcelo Passos

Publicado


Cinco meses após ser internada Hospital Clinic Barcelona, na Espanha, a médica recifense Julia Soares Alexandre, de 36 anos, não resistiu. À espera de um transplante de medula óssea, Julia morreu nessa última quinta-feira (22). O falecimento foi comunicado no dia seguinte pela família da médica em rede social.

Casada e mãe de uma menina de 5 anos, Julia foi internada após ser diagnosticada com aplasia medular severa, uma doença rara. Campanha idealizada por amigos e familiares de Julia – @todos.porjulia – mobilizou pessoas para fazer o teste e ver a compatibilidade. O transplante de medula óssea era a única chance de Julia sobreviver e voltar à vida normal.

A aplasia medular severa é uma doença óssea que diminui a produção de todos os grupos de células sanguíneas (hemácias, plaquetas e leucócitos), levando à anemia e ao alto risco de sangramento, com necessidade de múltiplas transfusões de sangue, além de comprometer muito a imunidade, tornando o paciente ainda mais vulnerável a infecções graves por todos os tipos de agentes infecciosos (vírus, bactérias, fungos, etc).

Segundo o Hemope, no Recife, a campanha aumentou o número de pessoas que se cadastrou no banco de dados para ser doador, porém não foi encontrada a compatibilidade.

O corpo de Julia será cremado neste domingo (25), em Barcelona, às 11h30. Na página da campanha da campanha @todos.porjulia, a família agradeceu a todos:

“Pedimos a todos orações por ela, e por todos os amigos e familiares que agora ficam com sua ausência física.

Infelizmente não deu tempo para tentar o tratamento com a medula do(a) doador(a), mas certamente os esforços pra conseguir mobilizar a sociedade por algo tão nobre e necessário, vai frutificar.

Ela deu sentido, direção, força a sua existência. O momento é de luto. O sofrimento tem fim. A saudade cristaliza. A admiração é eternizada pelo legado deixado.

A todos vocês nossa eterna gratidão!

Paz no coração e luz no entendimento.”

 

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.