Nos siga nas redes sociais

Esportes

Um ano depois de ser baleado, Lucas Lyra celebra a vida e a família

Família sempre acreditou na recuperação do jovem de 20 anos

Avatar

Publicado

Família sempre acreditou na recuperação do jovem de 20 anos. Foto: Fábio Jardelino/NE10

Há um ano, a vida do jovem Lucas Lyra, 20 anos, foi definida da seguinte maneira: 1%. Essas eram as chances que o torcedor do Náutico tinha de sobrevivência após ser baleado na cabeça durante a partida do Timbu contra o Central, no dia 16 de fevereiro do ano passado, nos Aflitos. Lucas ficou ao lado da morte em muitos momentos – os próprios médicos davam esse prognóstico pessimista. Ele, porém, lutou contra essas previsões e demonstrou que milagres são possíveis. Mesmo sem estar acordado em muitos momentos, Lucas marcou um belo gol pela vida. Sobreviveu e agora comemora com a sua arquibancada, que nunca o abandonou – nem mesmo nas horas mais difíceis: a família. O dia 16 de fevereiro não é lembrado mais como uma data triste. É o segundo aniversário dele.

A melhora de Lucas, todavia, não foi fácil. Foi dolorida principalmente no início, quando ele ainda estava em estado de coma. Diversas infecções colocaram a vida dele em risco em muitos casos. Tanto que os médicos deram apenas 1% de chances. Apesar dessa porcentagem indicar desesperança, os familiares não deixaram de acreditar. “O 1% foi da medicina e os outros 99% vieram de Deus. O milagre aconteceu”, disse a mãe de Lucas, Cristina Lyra, que não deixou o filho sozinho uma única vez desde que ele foi hospitalizado. “São dez meses que não vou para casa. Sempre durmo com ele”, conta.

Irmã de Lucas que vê-lo de volta no maracatu. Fotos: Edmar Melo/JC Imagem

Felizmente, a fé de Cristina foi recompensada. Ele não só sobreviveu como surpreendeu os médicos na recuperação. Voltou a falar em novembro – as primeiras palavras foram ‘mãezona’ e hoje já tem parte dos movimentos dos braços e das pernas. A bala continua na cabeça, mas isso não impede que ele faça planos para quando sair do Hospital Português, onde está na ala de clínica médica após obter alta neurológica, na semana passada. “Quero dar um abraço nas pessoas que me amam”, diz ele soltando carinhos para a mãe e para a irmã.

O abraço é só o primeiro passo de Lucas – que em julho recebeu aposentadoria por invalidez. Ele pensa em voltar a fazer as atividades que praticava antes do acidente. “Quero fazer parkour e andar de skate”. Ele também tocava maracatu e é incentivado pela irmã a retomar essa atividade.

E o futebol? Bem, apesar de ter sofrido com a violência no futebol, Lucas não esquece a paixão pelo Náutico. No quarto do 11º andar do hospital, há uma flâmula do Timbu e livros do clube. Ele também sempre pergunta sobre os resultados alvirrubros e deseja conhecer o técnico Lisca. “Quero dizer a ele que arrume meu Náutico”.

Náutico não é esquecido na recuperação. Foto: Edmar Melo/JC Imagem

Para comemorar a vitória de Lucas Lyra, haverá uma missa neste domingo, no Hospital Português, às 8h50. Será o momento de celebrar não só a vida como também para pedir paz nos estádios. “A realidade tem que mudar”, afirma Cristina lembrando que recebeu ajuda de muitas pessoas ligadas ao futebol. “Recordo da caminhada que as três torcidas fizeram juntas. Por um dia foi possível a paz”.

16 de fevereiro é agora o segundo aniversário do jovem alvirrubro. Foto: Edmar Melo/JC Imagem

 

Informações e imagens blog do torcedor.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Neymar deixa marca dos pés na calçada da fama do Maracanã

Redação PortalPE10

Publicado

O atacante Neymar passará a ter a marca de seus pés na calçada da fama do Maracanã. Neste fim de semana, o jogador se reuniu com uma equipe do estádio para tirar os moldes que serão exibidos no local.

O jogador do PSG e da seleção brasileira foi recebido pelo secretário de esportes do Rio, Leandro Alves, e pelo senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro. Ambos posaram ao lado do atleta e do pai dele, Neymar da Silva Santos.

“Muito feliz e orgulhoso de poder fazer da história do futebol e me juntar ao lado de tantos craques que deixaram seus pés marcados no Maracanã”, escreveu Neymar no Instagram.

A calçada da fama do Maracanã reúne pegadas de mais de 100 personalidades do futebol mundial, como Pelé, Garrincha, Zico, Romário, Sócrates, Marta, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo. Ainda não há data para a inclusão da homenagem a Neymar no local.

O jogador do PSG passou as festas de fim de ano no Brasil e, logo após tirar os moldes dos pés, postou uma foto anunciando seu retorno à França. “Para alegria de uns e tristeza de outros. Voltando pra casa” escreveu o atleta.

Continuar Lendo

Esportes

São Paulo anuncia volta de Muricy Ramalho como coordenador de futebol

Tricampeão brasileiro com o clube, Muricy volta ao Morumbi após 6 anos.

Redação PortalPE10

Publicado

Muricy voltará ao São Paulo após período como comentarista – (Foto: Raw Image/Folhapress)

O São Paulo anunciou no sábado (2) o retorno de Muricy Ramalho ao clube. O ex-técnico assumirá o cargo de coordenador de futebol.

A promessa havia sido feita em dezembro pelo então candidato à presidência Julio Casares, que assumiu nesta sexta-feira (1º) o comando do São Paulo no triênio 2021-2023. O treinador tricampeão brasileiro no Morumbi (2006-2008) deixou a Globo, em que era comentarista, no início do último mês.

Na nova função, Muricy deve acompanhar o trabalho cotidiano da comissão técnica, liderada por Fernando Diniz, e atuar em setores específicos, como os departamentos físico e médico.

Além disso, o ex-treinador deve ser responsável pela interface com outros dirigentes do clube e pela coordenação das categorias de base do São Paulo, facilitando o ingresso de jovens jogadores no CT da Barra Funda.

A última passagem de Muricy pelo clube foi de 2013 a 2015. Ele estava fora de times do futebol brasileiro desde maio de 2016, quando se afastou do comando técnico do Flamengo por problemas de saúde.

*Com informações FolhaPress.

Continuar Lendo

Esportes

Neymar ironiza festa para 500 pessoas e diz que todos “merecem celebrar a vida”

PortalPE10 com informações UOL

Publicado

Após ficar dias sem se pronunciar sobre a polêmica festa de Réveillon em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio, Neymar publicou no Instagram nesta quinta (31), os preparativos para a sua celebração de Ano-Novo.

Nas imagens, ele mostra a decoração de sua casa, que tem uma enorme mesa de jantar com flores brancas e velas. “Jantarzinho de casa, com distanciamento entre uma cadeira e outra. E não é para 500 pessoas, tá”, ironizou o jogador do PSG sobre notícias que a festa reuniria esse número de pessoas.

“Na legenda do vídeo, Neymar escreveu: “Todos aqui para sermos felizes, depois de um longo e difícil ano! Nós merecemos celebrar as nossas vidas! Momentos únicos ficarão eternos em nossa memória.” Mais cedo, ele já havia publicado vídeo fazendo o exame para a detecção da Covid. Mostrou também o seu filho, Davi Lucca, realizando o teste.

Não fica claro se o jogador está em Mangaratiba ou em Santa Catarina. A assessoria de imprensa de Neymar informou na quarta (30) que ele deveria passar o Réveillon com a família e os amigos no estado catarinense.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.