Nos siga nas redes sociais

Palmares

Vacina contra Covid-19: Palmares recebe mais 440 doses para vacinar idosos com mais de 85 anos

Redação PortalPE10

Publicado

(Foto: Reprodução/PortalPE10)

Pernambuco iniciou, nesta terça-feira (26.01), a imunização dos idosos com mais de 85 anos de idade. O ato simbólico, que contou com a presença do governador Paulo Câmara, aconteceu no Compaz Escritor Ariano Suassuna, localizado no bairro de San Martin, no Recife, e teve, ao todo, dez pessoas desse público-alvo vacinadas. As 84 mil doses da AstraZeneca/Oxford, que chegaram ao Estado no último domingo, estão sendo destinadas à imunização de pernambucanos desse grupo prioritário. Palmares na Mata Sul já recebeu doses da vacina.O município recebeu 440 doses, que serão aplicadas nos idosos com mais de 85 anos, conforme recomendações do Ministério da Saúde e da SES-PE.

De acordo com a prefeitura nesta segunda etapa, a vacinação destinada para os idosos com mais de 85 anos será realizada de duas formas: nas unidades básicas de saúde do município e também em domicílio para os idosos que apresentarem dificuldade de locomoção ou forem acamados.

“As vacinas já saíram de toda a nossa distribuição, e devem chegar à última Gerência Regional de Saúde no interior até o final do dia. O Governo do Estado está cumprindo com o planejamento. As vacinas chegam a Pernambuco, são redistribuídas para todas as Geres e os municípios ficam aptos a buscar suas doses”, enfatizou Paulo Câmara. O insumo da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, em sua primeira remessa, é voltado para os idosos a partir dos 85 anos. Das 84 mil doses, 79,9 mil foram para os municípios e pouco mais de 4 mil ficaram com o Estado para possíveis ajustes posteriores com as cidades. O montante total desse fabricante será apenas para a primeira dose. A segunda, que deve ser feita três meses após a primeira, será encaminhada posteriormente pelo Ministério da Saúde.

A primeira a receber a vacina contra a Covid-19 foi Maria das Neves, de 91 anos. Acompanhada de uma das filhas, ela se disse realizada com o momento. “Agora vou poder abraçar meus filhos e meus netos, mas sempre mantendo todos os cuidados necessários. Estou voltando para casa aliviada e feliz”, contou. A filha de Maria das Neves, Lucia Valença, disse estar esperançosa em dias melhores. “É um momento de alívio e de esperança que marca o começo do fim dessa pandemia. Minha mãe é uma pessoa de risco, então estávamos todos angustiados”, ressaltou.

A população a partir dos 85 anos de idade representa 5% de todos os idosos de Pernambuco. A escolha desse público foi baseada nos dados epidemiológicos. Atualmente, 2/3 dessa faixa etária vem a falecer ao contrair a síndrome respiratória aguda grave (Srag) pelo novo coronavírus. Ou seja, 66% dos adoecimentos a partir dos 85 anos tiveram como desfecho o óbito. Do total das mortes no Estado, 15% são de idosos a partir de 85 anos, que representam apenas 1% de todos os pernambucanos.

Palmares

Avô é acusado pela esposa de apalpar seios de neta em Palmares, caso foi parar da delegacia

Homem foi detido e conduzido até a sede da Delegacia de Polícia em Palmares, onde prestou depoimento ao delegado.

Redação PortalPE10

Publicado

10º BPM - Batalhão Joaquim Nabuco. - (Foto: Reprodução/PortalPE10)

10º BPM – Batalhão Joaquim Nabuco. – (Foto: Reprodução/PortalPE10)

Um homem, de idade não informada, foi preso suspeito de ter apalpado os seios de uma adolescente. A acusação foi feita pela esposa do suspeito. A vítima seria sua neta. O caso aconteceu no bairro Novo Horinzonte, em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco. Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Palmares.

De acordo com o boletim de ocorrência, ao realizar rondas no bairro Novo Horizonte, o efetivo da GF 10112 foi chamado por uma testemunha, alegando que seu esposo havia apalpado os seios de sua neta e ainda teria chamado a adolescente para dentro da residência, momento este em que a vítima correu e o homem pegou uma faca e correu atrás da vítima, mas não conseguiu alcançá-la, pois sofreu uma queda

Diante das informações, o policiamento se dirigiu à casa da solicitante onde a mesma autorizou a entrada do efetivo e todos os envolvidos foram conduzidos à DP de Palmares. O caso foi registrado por estupro.

Continuar Lendo

Mata Sul

Mulher é esfaqueada por homens desconhecidos em Palmares

Mulher estava bebendo com o marido em casa e informou aos policiais que não conhecia os agressores.

Redação PortalPE10

Publicado

Hospital Regional de Palmares - (Foto: Reprodução/PortalPE10)

Hospital Regional de Palmares – (Foto: Reprodução/PortalPE10)

Uma mulher foi esfaqueada dentro de sua residência em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, na noite do último domingo (07)

De acordo com a Polícia Militar,  após receber informações de que uma mulher teria sido esfaqueada, o efetivo foi até o local informado, ao chegar os policiais foram informados por populares de que a vítima havia sido socorrida para a emergência do Hospital Regional de Palmares (HRP)

Diante dos fatos o policiamento foi até o hospital, onde a vítima relatou que estava bebendo dentro de sua residência com seu marido quando repentinamente apareceram dois elementos e sem motivação conhecida eles teriam desferido golpes de faca em suas costas.

Segundo o marido da vítima ele teria saído para comprar bebidas e não teria presenciado o acontecido e também não sabia informar quem poderia ter cometido tal ato ou por que razão.

Os médicos de plantão informaram que a vítima não corre risco de morte. O marido da vítima e uma testemunha foram encaminhados até a DP Regional para prestar depoimento sobre o fato na presença da autoridade policial.

Continuar Lendo

Mata Sul

Palmares tem manhã de sábado, com parte do comércio fechado por causa da pandemia pela Covid-19

Redação PortalPE10

Publicado

No dia em que o decreto estadual com medidas mais rígidas de enfrentamento à Covid-19 em Pernambuco,a movimentação de pessoas e veículos foi  tranquila no centro da cidade de Palmares , na manhã deste sábado (6).

Ao contrário do que se viu durante os últimos dias, apenas os estabelecimentos comerciais consideradas atividades essenciais pareciam estar abertos.

Ainda assim, as entidades de segurança e de fiscalização do Estado e do Município estão atentas a denúncias de irregularidades, inclusive durante a noite, com o efetivo da Policia Militar.

As medidas começaram a valer na última quarta-feira (3) e vigoram até o próximo dia 17

Neste fim de semana e no próximo (13 e 14), apenas serviços essenciais podem funcionar. Está proibida, assim, a abertura de shoppings centers, comércios de rua, academias, clubes sociais, igrejas e tempos religiosos. Bares e restaurantes estão liberados apenas com sistemas de retirada de pedidos no local ou delivery. Parques também devem estar fechados e nas praias está permitida apenas a prática individual de atividades esportivas.

Já durante a semana, atividades não essenciais estão proibidas entre 20h e 5h de segunda a sexta.

Continuar Lendo

Mais Lidas

Copyright © 2013 - 2020 PortalPE10. Todos os direitos reservados.